SEMINÁRIO SOBRE
INÍCIO
INÌCIO

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Objectivos
Organização
Programa
Comunicações
Apresentações
Lisboa, 1 e 2 de Março de 2007
 
s
 
Objectivos

 

A seca que assolou o nosso País em 2004/2005, provocou uma maior procura de água subterrânea para consumo humano e outras valências, nomeadamente para a agricultura e para a indústria, e trouxe novamente para a ordem do dia a importância que as águas subterrâneas devem desempenhar no planeamento e gestão dos recursos hídricos nacionais.

Por outro lado, a obrigatoriedade de Portugal em cumprir várias directivas comunitárias para a protecção das águas subterrâneas exige cada vez mais um conhecimento técnico-científico aprofundado na área da Hidrogeologia.

A futura directiva-filha sobre águas subterrâneas, a publicar a curto prazo e as alterações do acesso à actividade de pesquisa e captação de água subterrânea, enquadradas no Decreto-Lei nº 133/2005, são diplomas que vão seguramente alterar, em alguns casos significativamente, a situação da monitorização, protecção e exploração dos recursos hídricos subterrâneos.

Em outra vertente, a água subterrânea, enquanto recurso geológico, assume um papel relevante na economia nacional como é o caso das águas minerais naturais, águas de nascente ou em sectores como o hidrotermalismo.

Neste contexto, a APRH lança um novo Seminário sobre Águas Subterrâneas, com o objectivo de promover um amplo debate sobre o estado do conhecimento e os trabalhos desenvolvidos em Portugal nos últimos anos, nos diferentes aspectos das águas subterrâneas.

Este Seminário dirige-se, não apenas a técnicos e estudantes da área da Hidrogeologia, mas também a todos os que trabalham e se interessam pelos recursos hídricos.