Caras Associadas e Associados, Colegas, Amigos e Amigas,

Hoje, 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, criado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas na abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia e cujo tema central foi o Ambiente Humano. Pela primeira vez associou-se ao ambiente a dimensão social (humana) e esse foi um marco relevante.

Em 2020, o tema dedicado é a Biodiversidade. Numa altura em que assistimos a ritmos vertiginosos de perda de espécies e fragilização de ecossistemas este é, sem dúvida, um tema a destacar pela preocupação crescente que nos causa. Desde a desflorestação da Amazónia e os impactos globais dessa destruição de áreas imensas de floresta e habitats associados que ocupa um lugar de cimeira pouco honroso, seguido por milhares de outros como a captura, venda ou caça ilegal e extermínio de espécies ameaçadas ou únicas e que são tema de notícias contínuas. Mas não menosprezemos as ameaças constantes à biodiversidade, sempre que se projetam grandes infraestruturas em zonas sensíveis do ponto de vista da reprodução de espécies, rotas de aves migratórias, ou sempre que se intensificam monoculturas agrícolas, transformando ambientes diversificados em paisagens monótonas e artificializadas. A biodiversidade é um jogo complexo entre diferentes espécies que se reproduzem nos seus habitats e cujos nichos ecológicos se mantêm em ciclos regenerativos mais ou menos fechados. Todas as intervenções externas, em particular as que simplificam os esquemas naturais em curso, concorrem para a sua diminuição ou perda irreversível.

Trazemos hoje também noticias menos boas sobre o Tejo e esperamos que o Ministério do Ambiente e da Ação Climática venha rapidamente responder às questões que têm sido colocadas por diversas organizações, em particular a proTejo. Temos ainda bem presente na nossa memória o drama das descargas das celuloses em 2018 e a discussão que se seguiu sobre a aplicação dos critérios de licenciamento das descargas. Ficaríamos todos mais descansados se tivéssemos por parte dos organismos competentes uma clarificação desta situação e a garantia de que as licenças de rejeição de efluentes emitidas então, estão a ser efetivamente cumpridas no sentido de adequar as condições de descarga do efluente às condições de qualidade e quantidade das águas do rio Tejo, ou se não, o que se propõe a Administração Pública fazer. Aguardamos com preocupação.

Entretanto, trazemos outros temas e noticias que esperamos vos despertem interesse e desejamos a todos e todas um bom fim de semana.

A Comissão Diretiva da APRH (biénio 2018-2019)

 

Dia Mundial do Ambiente

Este ano, o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de Junho, vai focar-se no papel crucial da biodiversidade. Com um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção em todo o mundo, nunca houve momento mais importante para nos dedicarmos à protecção da biodiversidade.

 

ECH2O-Água: “Estamos a desenvolver esforços no sentido de ter uma continuidade do projeto”

Notícia original na Ambiente Magazine à qual foi acrescentada o texto do segundo parágrafo nos Resultados

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Movimento pelo Tejo alerta para ressurgimento de focos de poluição no rio

2 de junho

4 de junho

Tema relevante para debate no Dia Mundial do Ambiente dedicado à biodiversidade.

Oito organizações portuguesas de defesa do ambiente juntaram-se para levar o Governo português à justiça, com o objectivo de impedir que o projecto de construção do aeroporto do Montijo vá em frente.

Governo anuncia que todos os meios aéreos para o combate aos incêndios estão já disponíveis

4 de junho

Dia Mundial do Ambiente assinalado esta sexta com receios de retrocessos

4 de junho

Post da ProTejo no Facebook - Movimento pelo Tejo sobre a notícia da TSF

4 de junho

Notícia da TSF
Bacia do rio Tejo é a que tem um nível acumulado de água mais elevado

3 de junho

WWF preocupada com o aumento de plástico no mar com máscaras e luvas

3 de junho

Os equipamentos de proteção de plástico usados contra a Covid-19 estão a criar um "tsunami" de resíduos que vai a caminho do oceano, avisou hoje a associação ambientalista WWF, que lançou uma campanha em Espanha pedindo civismo, conta a Lusa. Com a campanha "Apanha a Luva", lançada hoje, a organização apela para a responsabilidade dos cidadãos para porem as luvas …

APA abre barra da Lagoa de Santo André ao mar

3 de junho

Menos 1,4 milhões de toneladas de co2 na produção de eletricidade nos últimos três meses

3 de junho

24 das 59 albufeiras monitorizadas estão acima dos 80% do volume total

3 de junho

Vídeo – proTejo denuncia ressurgimento da poluição no rio Tejo

2 de junho

Abrantes | Praia Fluvial de Aldeia do Mato galardoada com ‘Qualidade Ouro’ da Quercus

2 de junho

Comissão Europeia prevê época de fogos “acima da média”

2 de junho

Abrantes | Praia Fluvial de Aldeia do Mato galardoada com ‘Qualidade Ouro’ da Quercus

2 de junho

Resposta inconsistente da banca aos riscos das alterações climáticas

2 de junho

Recolha seletiva de resíduos porta a porta é retomada hoje em Lisboa

1 de junho

Projeto Mina do Barroso entrega estudo de impacte ambiental

1 de junho

Coopérnico assinalou Dia Mundial da Energia com financiamento recorde em 2 horas

1 de junho

GNR começa hoje a fiscalizar terrenos na sequência do fim do prazo para a limpeza da floresta

1 de junho

Águas costeiras portuguesas estão mais límpidas desde o início do confinamento

24 de maio

Através de imagens de satélite, viu-se que as águas costeiras de Lisboa e Vale do Tejo, de uma parte do Centro do país e uma parte da costa alentejana ficaram mais transparentes desde o início do confinamento causado pela pandemia de covid-19.

Mestrado em Ciclo Urbano da Água

3ª Fase de Candidaturas: junta-te a colegas de vários continentes e vem contribuir para o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU

5th Anniversary of the OECD Water Governance Principles!

Since their approval by the OECD Council of Ministers on June 4th 2015, the Principles have been adopted by 43 countries and 170 stakeholders. They are now available in 18 languages, and backed by the OECD Water Governance Indicator Framework and 50+ inspiring stories, another WGI-wide collective effort to further good water governance around the world! Many of you also contributed to the Special Issue of the Water International Journal on the OECD Principles on Water Governance: from policy standards to practice. Check out the Policy Brief that has been released today in the occasion of the Anniversary of the Principles!

Webinar Multicritério #1 Com Prof. Carlos Bana e Costa, 8 de junho

O processo de decisão em momento de pandemia: uma visão multicritério. Como Mediador Prof. Jairan Dionizio (Doutorando em Engenharia Industrial na UFBA) e Palestrante o Prof. Carlos Bana e Costa (Universidade de Lisboa).

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.