Caras Associadas e Associados, Colegas, Amigos e Amigas,

A APRH esteve envolvida esta semana em diversos eventos, desde ações de formação – PROAGUAS; seminários – Painel de Restauro Ecológico; e mesas redondas – CML e Plano de Ação Climática 2030. Apesar da distância física a que todos estamos restringidos, temos assistido a muitas iniciativas de encontro online que mobilizam dezenas de participantes em torno das questões da água, do clima, do ambiente. Estamos todos a aprender a lidar com esta situação e a APRH, como outras associações e organizações tem estado também a melhorar os canais alternativos de comunicação. São tempos de grande desafio à nossa capacidade de adaptação e que resultarão em mais resiliência face à adversidade. Por isso, não esmorecemos e apelamos a todos os Associados que procurem manter-se ativos e interventivos. A pandemia tem-nos ensinado também a vencer bloqueios e a inovar. E, sobretudo, a entender melhor as relações entre os desequilíbrios na natureza provocados por um sistema de produção e consumo insustentáveis que levam à delapidação de recursos e à disrupção dos ciclos naturais, de que resultam impactos na saúde humana que se estão a verificar mais complexos.

Trazemos também exemplos de boas práticas, anúncios de eventos, temas para reflexão, vídeos inspiradores. Tentamos desta forma preencher e contribuir para um fim de semana de descanso e com saúde.

A Comissão Diretiva da APRH (biénio 2018-2019)

 

ProAguas

Teve lugar esta semana o Curso de Formação coordenado pelo LNEC/LIS-Water em que a APRH é parceira e co-organizadora. Esta 3ª edição do curso é feita online entre Novembro 2020 e Março 2021.

 

Painel sobre o Restauro Ecológico

A APRH, representada por Pedro Teiga, participou no painel sobre o Restauro Ecológico no dia 18 de Novembro um debate organizado pela LPN no âmbito da Semana da Responsabilidade Social da Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

Contou com a moderação de Rúben Oliveira. O enquadramento sobre o Restauro Ecológico foi realizado por: Jorge Palmeirim, Raquel Agra. Na Mesa redonda participou: Alice Nunes, João Gaspar e Pedro Teiga. O evento contou com a presença online de mais de 40 participantes onde foram realizadas algumas questões.

Plano de Ação Climática da Cidade de Lisboa

A APRH foi convidada a participar nesta sessão de auscultação prévia a parceiros relevantes promovida pela CML e pela Lisboa-e-Nova. A sessão teve lugar na passada segunda feira, dia 16, pelas 18h e contou com a participação de diversos stakeholders.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Publicado primeiro guia ibérico sobre Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas

19 de novembro

Águas do Tejo Atlântico promove conjunto de iniciativas associadas ao Dia Mundial do Saneamento

19 de novembro

Empresas do Grupo Águas de Portugal partilham reflexões sobre objetivos comuns para os próximos anos

18 de novembro

Aumentos das temperaturas vão “assar” a Península Ibérica, alerta estudo | Ambiente Magazine

18 de novembro

As temperaturas da Península Ibérica vão aumentar de forma “muito preocupante” durante este século. O alerta é de um estudo da Universidade de Aveiro (UA) que prevê até 2100 aumentos da temperatura média de 2 a 3 graus ao longo de todo o ano, o suficiente para causar graves impactos no meio ambiente e, por consequência, na saúde pública. Segundo …

APA investe na requalificação do rio Lis com duas empreitadas previstas | Ambiente Magazine

18 de novembro

Águas do Centro Litoral associa-se ao município de Águeda no Dia Mundial do Saneamento | Ambiente Magazine

18 de novembro

A Águas do Centro Litoral (AdCL) associa-se ao município de Águeda e recria aquário gigante, na zona ribeirinha. Uma pintura artística, alusiva à campanha “O Mar Começa Aqui”, que visa a sensibilização da comunidade para a preservação da qualidade ambiental, destaca a AdCL em comunicado. Inserindo nas comemorações do Dia Mundial do Saneamento, esta iniciativa marca a renovação da parceria …

Torres Vedras participa na 11.ª edição da Reflorestação Nacional

17 de novembro

Segunda edição do curso da EPAL tem “Hidrogénio verde” como novo módulo

17 de novembro

CAP promove sessão de esclarecimento sobre a Política Agrícola Comum

17 de novembro

SMAS de Sintra reabilitam Reservatório da Amoreira e respetiva conduta distribuidora

17 de novembro

“Novos Desafios para o Sistema Energético” em destaque num Ciclo de Webinars

17 de novembro

ERSE: Clientes de luz passam a ter potência reduzida antes de corte por falta de pagamento | Ambiente Magazine

17 de novembro

Programa LIFE: Projetos portugueses entre os que vão receber mais de 280 milhões de euros | Ambiente Magazine

17 de novembro

António Guterres reconhece que transição para a neutralidade carbónica não será fácil

17 de novembro

Cabo Verde precisa investir 780 milhões de euros para ter metade de eletricidade ‘verde’ até 2030

16 de novembro

Inscrições para a segunda edição do Prémio Gulbenkian já estão abertas

Estão abertas as nomeações para a 2ª edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, instituído pela Fundação com o propósito de “distinguir pessoas ou organizações de todo o mundo” que se têm evidenciado no “combate à crise climática”, lê-se no comunicado da Fundação.

Nature-based Solutions: Harnessing the potential for ambitious post-2020 biodiversity outcomes – Publication

Recognition of the importance of nature has never been greater. A continuing decline in biodiversity, accelerating impacts of climate change, and the urgency of ensuring a sustainable and just recovery from the COVID-19 pandemic are generating unprecedented momentum behind the imperative of working with nature to address societal challenges. In this policy brief, McKenna Davis (Ecologic Institute) and Harriet Bulkeley (Durham University) highlight the importance of prioritizing nature-based solutions in the post-2020 Global Biodiversity Framework and supporting their uptake within and beyond the biodiversity community. The policy brief is available for download.

Towards More Fish-friendly Hydropower Production – News

In the Europe-wide FIThydro project, Ecologic Institute worked with research and industry partners to study existing hydroelectric power plants. Together, the project partners developed new assessment methods and technologies such as a fish population hazard index, simulations for fish migration and an open-access decision support tool for hydropower planning. The goal: making hydropower more fish-friendly and environmentally sustainable. All project results are available online.

A futura Rede de Investigação Aquática (ARNET) é uma rede multi-institucional de dimensão nacional composta por 742 investigadores (318 Doutorados Integrados) de três unidades de I&D multidisciplinares: o MARE - Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), e o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA). Estas três Unidades de I&D há muito que colaboram com instituições de ensino superior, outras instituições de I&D, administrações locais, centrais e outras instituições públicas ou privadas de interesse público, contribuindo assim para os objetivos gerais da política científica e tecnológica nacional.

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.