Caras Associadas e Associados, Colegas, Amigos e Amigas,

Quase no final deste ano que a todos apanhou de surpresa pelas piores razões, vamos entrar na quadra natalícia, desta vez com muitas cautelas e sem certezas do que vai acontecer a seguir. Mas uma coisa ficou bem clara neste ano de 2020: que os motivos e objetivos pelos quais trabalhamos têm cada vez mais razão de ser e devemos fazer com que as nossas bandeiras ocupem lugar de elevada prioridade em todos os planos, institucional, social e político.

As Nações Unidas apelam a um esforço conjunto, elevando ao mais alto nível a questão da água como fator crítico. O acesso e a garantia do direito humano a este recurso, aliam-se à gritante necessidade de retomar com toda a energia as políticas ambientais de renaturalização das nossas paisagens, dos nossos rios e de todos os ecossistemas associados. As questões ecológicas e éticas promovem de braço dado a adoção de um conceito mais alargado de proteção de todos os meios aquáticos, superficiais e subterrâneos, interiores, costeiros, ou de transição, o qual foi consagrado na Diretiva Quadro da Água Europeia de 2000 e que importa preservar a todo o custo. É absolutamente crucial não deixarmos que discursos falaciosos venham agora justificar com a situação de crise económica a bondade de propostas retrógradas de uso intensivo e exaustão de recursos com uma visão produtivista, seja em que setor for.

Se alguma clareza nos trouxe a pandemia, foi de que a grande causa dos problemas ambientais e de saúde atuais reside exatamente no modelo atual de produção e consumo que predominam no Norte global. A nossa edição natalícia em 2020 é por isso inteiramente dedicada às prioridades do planeta bem conhecidas hoje: em primeiro lugar, o direito de todos a uma vida decente e à saúde, também através da água e incluindo a luta contra uma escassez desigualmente produzida e a capacitação para a inversão do curso atual dos problemas que estão na origem das alterações climáticas.

Nesta ocasião, dadas as circunstâncias difíceis com que a APRH se defrontou, como muitas outras agências para a mudança, queremos enaltecer o trabalho de equipa que conseguimos manter na nossa organização. A responsabilidade profissional, o brio, o empenho e a competência da Ana Estêvão que encabeça a equipa, apoiada sempre de perto pela Conceição Marins e pelo André Cardoso, são um motivo de orgulho e um exemplo para qualquer Associação. A Comissão Diretiva e a respetiva Presidência não poderiam deixar de honrar o seu trabalho meritório com este merecido aplauso.

Vamos fazer uma pausa entre esta edição de hoje, 18 de dezembro e a segunda semana de janeiro de 2021, pelo que nos despedimos por agora, desejando a todas e a todos o melhor Natal com saúde e tranquilidade, com pequenas e cuidadosas celebrações com os nossos amigos e familiares. E que seja sempre também num espírito de solidariedade com todos os que não podem estar com os seus, seja por motivos de doença, de pobreza, ou outro qualquer e em qualquer parte deste nosso mundo tão tristemente desigual.

Em 2021, continuamos a contar convosco para mais atividades, mais ideias e mais ativismo em torno da água que nos une!

A Comissão Diretiva da APRH (biénio 2018-2019)

 

UN-Water Joint Statement 31st Special Session of the General Assembly in response to the COVID-19

No depoimento conjunto dos Membros e Parceiros das Nações Unidas sobre a necessidade de uma ação global coordenada para fazer face à pandemia por COVID-19, os líderes mundiais comprometem-se não só na busca de uma resposta urgente e imediata, mas também na construção de mais resiliência face a futuras situações. A situação complexa que atravessamos e o choque em cadeia que tem provocado, exigem mais ação preventiva no futuro. Enquanto o mundo espera por uma vacina eficaz contra o vírus COVID-19, a água e o saneamento permanecem os fatores críticos para contenção da pandemia e serão a chave para melhores soluções do caminho a seguir.

 

Sessão "Água e adaptação às alterações climáticas no Mediterrâneo"

20 de janeiro de 2021

Inscreva-se aqui

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Guterres pede a todos os líderes mundiais que declarem estado de emergência climática

14 de dezembro

Comissão Europeia lança Pacto Europeu para o Clima

10 de dezembro

A Comissão Europeia lançou na semana passada o Pacto Europeu para o Clima, uma iniciativa à escala da União Europeia (UE) que convida os cidadãos, as comunidades e as organizações a participarem na ação climática e a construírem uma Europa mais verde. No contexto do Pacto Ecológico Europeu, o Pacto para o Clima "oferece a todos um espaço para partilha de …

António Costa reitera total apoio a Acordo de Paris e luta contra alterações climáticas

14 de dezembro

Matos Fernandes: “O nosso futuro, com o ambiente no centro da ação, é um momento de afirmação”

14 de dezembro

Ministério do Ambiente e da Ação Climática publica brochura com o texto do Acordo de Paris

No documento, disponível online no site da Agência Portuguesa do Ambiente, os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros refletem sobre a importância da convenção internacional em termos diplomáticos e ambientais No dia em que se celebraram os cinco anos do Acordo de Paris, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, …

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.