Caros Associadas e Associados, Colegas e Amigos,

A resolução da Organização das Nações Unidas designada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, em vigor desde 1 de janeiro de 2016, define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas. A resolução assume que o ambiente e o desenvolvimento são indissociáveis e visa orientar a criação de um novo modelo estratégico de desenvolvimento global, que acabe com a pobreza, promova a prosperidade e o bem-estar da todos, proteja o ambiente e combata as alterações climáticas.

Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nove são debatidos, avaliados e refletidos nos fora da APRH, designadamente: 2º Erradicar a fome; 4º Educação de qualidade, 6º Água potável e saneamento; 7º Energias renováveis e acessíveis; 12.º Produção e consumo sustentável; 13.º Ação climática; 14.º Proteger a vida marítima; 15.º Proteger a vida terrestre e 17º Parcerias para a implementação dos Objetivos.

Mais, sendo objetivos complexos interrelacionados é indispensável conceber uma visão holística e corajosa e para a qual a APRH poderá, igualmente, contribui para ultrapassar as ameaças ao desenvolvimento sustentável do mundo, da Europa e de Portugal. Deste modo, poder-se-á impedir que humanidade continue a consumir descontroladamente recursos naturais da Terra (equivalentes a 1,75 planetas Terra por ano), com consequências muito gravosas na vida do ser humano, como a conhecemos atualmente.

Assim, porque o conhecimento técnico-científico não tem fronteiras, a APRH continua a promover e a associar-se a diversos eventos técnicos e científicos, estando, atualmente, a incentivar uma participação mais ativa dos seus associados, ora através dos Núcleos Regionais e das Comissões Especializadas da APRH ora através da iniciativa “Espaço do Associado” na newsletter semanal. Aproveitamos para agradecer a participação dos associados no questionário que lhes enviámos. Já recebemos 86 respostas e a grande maioria dos associados manifestaram interesse em colaborar com as nossas Comissões Especializadas.

Esta semana, visando continuar a promover os objetivos e a missão da APRH, teve lugar a audiência da Comissão Diretiva com o Eng. Gonçalo de Freitas Leal, Diretor Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), e Eng. José Pombo, Diretor de Serviços do Regadio, onde foram abordados modos de aprofundar uma parceria, que existe já há muito anos, entre as duas organizações. Foram identificas áreas onde será possível existir colaboração entre APRH e DGADR, designadamente, através da divulgação na newsletter da APRH de iniciativas sobre a água apoiadas ou providas pela Direção-Geral e de artigos de opinião. Estes artigos de opinião serão propostos e desenvolvidos pela DGADR, sobre, por exemplo, as práticas culturais adotadas pelos agricultores, com eventuais contributos técnicos e científicos da Comissão Especializada Água, Agricultura e Florestas, visando a promoção do esclarecimento e o aprofundamento do conhecimento sobre a água e a agricultura, junto da sociedade civil.

Como habitualmente e sempre com o objetivo de ir ao encontro dos interesses dos nossos Associados, trazemos mais notícias e temas relacionados com os recursos hídricos, esperando que suscitem uma boa leitura e um desafio à reflexão. Esta semana, destacamos um novo número da Revista de Gestão Costeira Integrada e o início da divulgação do X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, que decorrerá no Rio de Janeiro, Brasil, em formato online.

Com as melhores saudações associativas,

A Comissão Diretiva da APRH

 

Foi publicado online o número de Março de 2021 da Revista da Gestão Costeira Integrada (Volume 21, Nº 1), encontrando-se disponível para consulta e download.

 

X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa

Irá decorrer online, de 6 a 10 de dezembro de 2021, o X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa.

Trata-se de uma organização conjunta da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), da Associação Cabo Verdiana de Recursos Hídricos (ACRH) e da Associação Moçambicana de Avaliação de Impacto Ambiental (AMAIA). Esta edição está a cargo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

À semelhança das edições anteriores deste evento, espera-se que também na próxima edição se venha a registar uma significativa participação de todos os países da CPLP.

A próxima edição deste Congresso, cujo tema principal é: “Desenvolvimento sustentável e a gestão integrada das zonas costeiras e marinhas”, tem como objetivos principais:

  • promover o intercâmbio de ideias e experiências em domínios da zona costeira, entre as comunidades técnica e científica dos países de expressão portuguesa;
  • estabelecer acordos técnico-científicos para ampliar o conhecimento dos processos naturais, antropogénicos e as ações mitigadoras em ambientes costeiros;
  • estimular ações de formação, de investigação e de desenvolvimento de interesse comum.

A submissão de resumos e a inscrição no congresso começará a partir de 17 de maio. Marque já na sua agenda e esteja atento às novidades.

O Seminário tem como objetivo abordar a importância da água na agricultura de regadio, o uso consciente deste recurso hídrico e acima de tudo, a troca de conhecimentos entre especialistas do Brasil, Espanha e Portugal.

Webinar Engenharia Costeira e Portuária em Portugal e no Mundo

No regresso de atividades da PIANC Portugal, realizar-se-á o Webinar “Engenharia Costeira e Portuária em Portugal e no Mundo: O testemunho dos jovens profissionais portugueses”, no dia 21 de Maio de 2021, sexta-feira, pelas 17 horas (hora de Portugal continental).

  • INSCRIÇÕES gratuitas, mas obrigatórias (até 17de maio de 2021).
  • Divulgaremos mais informação brevemente (programa).

O evento será realizado em regime exclusivamente online e faz parte integrante das iniciativas apoiadas pelas comemorações do Dia da Marinha (evento organizado em colaboração com o Instituto Hidrográfico).

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

INOVSEA quer impulsionar a economia do mar nas regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego

6 de maio

Portugal deve posicionar-se como um defensor do oceano e dos fundos marinhos, defende Sciaena

5 de maio

Já nasceu o #MovRioDouro um movimento em defesa dos rios da bacia do Douro

5 de maio

APDA promove[u] webinar sobre “Condições da instalação e precauções a tomar na instalação de contadores de água potável”

4 de maio

A APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) e a CT 116 – Comissão Técnica de Normalização “Medição de Escoamento de Água em Condutas Fechadas” realizou esta sexta-feira, dia 7 de maio, um webinar subordinado ao tema “Condições da instalação e precauções a tomar na instalação de contadores de água potável”. A sessão teve como objetivo “abordar uma das variáveis relacionadas com a medição eficiente de um contador de água, neste caso, as condições de instalação e as precauções a tomar durante esse processo”, lê-se numa nota da APDA.

The Drop 💧 - Olhando para trás, para as Soluções de Água # 2: Reutilizar, Recuperar e Reciclar

4 de maio

Notícia em inglês

AdAM avança com redução de perdas e melhorias na rede de abastecimento de água

3 de maio

Assembleia Geral da APDA elege os novos Órgãos Sociais para o triénio 2021-2023

30 de abril

UE reconhece Portugal como uma das “mais antigas e prestigiadas nações marítimas do mundo”

30 de abril

A Comissão Europeia lança uma Iniciativa no domínio da agricultura de carbono para contribuir para a luta contra as alterações climáticas

29 de abril

Comissão publicou hoje o relatório final de um estudo sobre a forma de criar e aplicar a agricultura de carbono na UE. Com base neste estudo e noutros trabalhos preparatórios, a Comissão tenciona lançar uma iniciativa da UE para a agricultura de carbono até ao final de 2021.
O estudo conclui que a agricultura de carbono traz benefícios, como o sequestro e o armazenamento de carbono, o aumento da biodiversidade e a preservação dos ecossistemas.
A Comissão irá promover a agricultura de carbono como um novo modelo de negócio ecológico que cria uma nova fonte de rendimento para os intervenientes na bioeconomia e está a desenvolver um quadro regulamentar para a certificação das remoções de carbono.
Mais informações estão disponíveis aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Parceria Portuguesa para o Solo.

Candidaturas 5.º Prémio Octávio Lixa Filgueiras – Museu Marítimo de Ílhavo

Fim do prazo de inscrição para o 5.º Prémio Octávio Lixa Filgueiras a 31 de maio.

Organizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), este prémio tem um valor monetário de 2.500 euros e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação inéditos e realizados no âmbito da cultura marítima-fluvial, nomeadamente nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.
As candidaturas devem ser formalizadas através de formulário disponível em www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt, que, depois de preenchido, pode ser entregue pessoalmente ou enviado por correio para o MMI ou por email para [email protected]. O regulamento do concurso está também disponível no mesmo site. O vencedor será anunciado no dia 20 de novembro de 2021, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.

A base de dados Watson fornece uma melhor imagem das rotas de emissão de micropoluentes na água

16 de março

Notícia em inglês

Formação sobre o uso seguro de águas residuais

Notícia em inglês

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.