Caros Associadas e Associados, Colegas e Amigos,

Passou mais de um ano que muitos países estabelecerem restrições para controlar a propagação do coronavírus. A pandemia atingiu muitos setores económicos e a subsistência das pessoas dependentes destes setores. A União Europeia e os Estados-membros tomaram medidas para atenuar alguns destes impactos negativos através de medidas de apoio. Simultaneamente, a Comissão Europeia anunciou, recentemente, o Acordo Verde Europeu (AVE), um programa político global, para alcançar uma economia neutra em relação ao carbono e alcançar a sustentabilidade até 2050, através de uma “transição justa”, assegurando que “nenhum lugar ou ninguém é deixado para trás”. O AVE pretende responder à crise climática, sendo composto por vários pacotes políticos, como por exemplo, Estratégia de Biodiversidade da EU para 2030, a Estratégia da Exploração Agrícola à Mesa, o Plano de Ação da Economia Circular, a lei Climática e o Pacto Climático, Estratégia de Adaptação Climática da EU e o Plano de Ação para a Poluição Zero da água, ar e solo. A Agência Europeia do Ambiente apoia estas políticas através de dados fiáveis, de plataformas de informação, da identificação de áreas onde é necessário um esforço adicional e da transmissão se dados e conhecimentos aos decisores políticos e ao público em geral.

Assim, a União Europeia considera relevante apostar na recolha de dados credíveis, na sistematização de conhecimento e na divulgação desta informação junto dos atores com poder de decisão e da sociedade em geral. Este é, igualmente, o entendimento da APRH e, por isso, deseja incentivar a disseminação do conhecimento técnico e científico, através da promoção de conteúdos relevantes nas plataformas de transmissão de conhecimento técnico-científico (portais e iniciativas técnico-científicas), na área dos recursos hídricos e sua estreita ligação com a atividade antropogénica.

Neste contexto, a APRH tem continuado a efetuar reuniões com diversas entidades públicas e organizações privadas, representativas da sociedade civil, com resultados muito profícuos no que concerne à identificação de assuntos a profundar e à necessidade de incentivar a sua divulgação, contribuindo para reduzir as lacunas de informação e evitar a disseminação de falsa informação.

Esta semana apresentamos um pequeno balanço do que foi a parceria da APRH no programa ProAguas Portugal: Programa avançado de gestão de serviços de águas, que terminou no passado dia 26/05. Também com o propósito de divulgar conhecimento, a APRH envolveu-se ativamente, enquanto parceiro, no evento Water World Forum for Life (WATER) que está a decorrer em Reguengos de Monsaraz, Portugal, entre 3 a 6 de junho de 2021, tendo a seu cargo a organização do painel intitulado Cooperação Transfronteiriça para a Gestão da Água - Que Desafios? no dia 5/6/2021 (início às 10h), moderado pela prof.ª Carla Antunes da Comissão Diretiva da APRH (https://waterworldforum.com). Este evento coincide com a celebração do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), a que desta forma, a APRH se associa.

Na próxima semana, a relevância estratégica da água continua a estar sobejamente patente na Feira Nacional da Agricultura de 2021 (9-13 de junho), cujo tema é “A água na agricultura”, estando previsto a realização da conversa de agricultura “A importância da Água na agricultura” (https://efna.pt).

Como normalmente, trazemos mais notícias relacionados com os recursos hídricos, esperando estimular o interesse dos associados a participar nas iniciativas e estar mais e melhor informado.

Com as melhores saudações associativas,

A Comissão Diretiva da APRH

 

Water World Forum for Life (WATER)

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos associou-se, enquanto parceira, ao certame Water World Forum for Life (WATER) que se irá realizar em Reguengos de Monsaraz, Portugal, entre os dias 3 a 6 de junho de 2021. O WATER consiste num evento híbrido, sessões presenciais e online, que pretende debater os desafios do presente e do futuro para enfrentar as maiores ameaças ambientais do século XXI, para além da promoção da partilha de informação acerca da sustentabilidade ambiental, tendo a Água como tema central. A WATER tem como objetivo primordial a discussão acerca das medidas adoptadas e a adoptar no sentido da implementação de políticas para a sustentabilidade ambiental e eficiência energética, com a apresentação de soluções inovadoras, a apresentação de casos de estudo e a potenciação de intercâmbio de experiências internacionais que inspirem a sociedade científica e a sociedade civil em geral a se tornarem mais conscientes e motivadas. Também existirá uma área de exposições onde os participantes poderão interagir com produtos e serviços que lhes permitam ganhar uma nova consciência do problema, ao mesmo tempo que experimentam possíveis soluções, para além de um elevado número de apresentações, painéis de debate e oradores e Peritos (nacionais e internacionais). Para participar online basta clicar aqui WATER HOME - Water World Forum for Life.

Informa-se ainda, todos os associados e interessados, que a APRH irá promover um painel de debate, no dia 5/6/2021 pelas 10:00, intitulado: “Cooperação Transfronteiriça para a Gestão da Água – Que Desafios?” e contará com a moderação de Carla Antunes – APRH e a participação dos seguintes oradores:

  • Pimenta Machado – Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente;
  • Amparo Sereno - Universidade Autónoma de Lisboa;
  • José Angel Rodriguez Cabellos - Jefe de la Oficina de Planificación Hidrológica de la Confederación Hidrográfica del Guadiana;
  • António Gonçalves Henriques - Instituto Superior Técnico/ Universidade de Lisboa.

O Presidente da APRH, em representação da CD da APRH, dá entrevista à Newsletter da ABES, no âmbito do XIX SILUBESA, uma organização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental APESB e a APRH.

ProAguas

Concluiu-se o ProAguas 2019-2021, programa avançado de gestão de serviços de águas, que incluiu cinco edições, duas presenciais e três online.

Visou a maior capacitação e profissionalização das entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água e gestão de águas residuais e pluviais, combinando formação teórica com prática. Cada edição incluiu 48 módulos com uma duração de 72 horas de formação. Abordou temas de política pública, regulação, gestão dos serviços, aspetos técnicos, aspetos económicos e financeiros, aspetos jurídicos, aspetos sociais, aspetos ambientais e novos desafios.

Foi promovido pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, com cofinanciamento do Fundo Ambiental. Foi realizado pelo LNEC, através da LIS-Water, Lisbon International Centre for Water, em parceria com a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental.

No total participaram 285 decisores políticos, dirigentes e quadros de 130 entidades gestoras, com uma centena de formadores provenientes das entidades gestoras, da academia, da administração pública e da indústria, e ainda 20 patrocinadores. Estão já a ser programadas mais edições do ProAguas.

Jaime Melo Baptista

 

APA e CNADS comemoram Dia Mundial do Ambiente
Desafios dos próximos 50 anos da política pública de Ambiente

Neste ano de 2021 evocam-se os 50 anos da criação em Portugal do primeiro organismo público de política pública de Ambiente, a CNA-Comissão Nacional do Ambiente.

Com este propósito, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente e o CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, promovem, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, às 9h30, uma sessão online de debate sobre os Desafios dos próximos 50 anos de política pública de Ambiente.

Partindo do contexto de cinco décadas de política de Ambiente, assumindo-se os decisivos desafios planetários que o presente já encerra, pretende-se poder antecipar os compromissos comuns que não podem ser mais adiados, através do testemunho de representantes nacionais de empresários, jovens e poder político.

Passados 50 anos da criação da Comissão Nacional do Ambiente em Portugal importa pensar criticamente os Desafios dos Próximos 50 anos da Política Pública de Ambiente.

Acompanhe Nuno Lacasta, Filipe Duarte Santos, João Pedro Matos Fernandes, Isabel Lindim, João W. Wengorovius Menezes, Inês Campos e Inês dos Santos Costa, na websessão do próximo sábado, no canal de YouTube da Agência Portuguesa do Ambiente, conforme programa.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Águas do Centro Litoral promove ações de sensibilização no âmbito do Dia Mundial do Ambiente

2 de junho

“Minuto Azul”: O novo podcast da Portal da Construção Sustentável vai ser dado a conhecer no dia 5 de junho

1 de junho

“The Good Bottle” é a mais recente garrafa 100% biodegradável feita à base de algas

1 de junho

Biénio 2021-2022 será determinante para a definição dos contornos socioeconómicos da suinicultura

1 de junho

Gestão integrada de água e proteção dos recursos hídricos avançam no Alentejo

31 de maio

Execução das operações florestais foi inferior ao global do PDR2020, indica relatório

28 de maio

Concurso Público Internacional para aquisição de serviços para “Avaliação da Implementação das Medidas de Adaptação às Alterações Climáticas – AAC”

31 de maio

Candidaturas ao Programa Blue Bio Value abertas até ao dia 26 de julho

1 de junho

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.