Caros Associadas e Associados, Colegas e Amigos,

Estamos em meados de julho e, além das férias que alguns já estão a usufruir e os restantes a planear, este é também um momento de balanço do ano hidrológico e do estado de armazenamento das nossas albufeiras.

O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) informa que, no último dia do mês de Junho de 2021 e comparativamente ao final do mês anterior, houve um aumento do volume armazenado em 2 bacias hidrográficas e uma descida deste volume em 10. Os dados indicam ainda que 26 das 57 albufeiras monitorizadas apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 4 das albufeiras têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total. Os armazenamentos de Junho de 2021 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias homólogas dos dois anos hidrológicos anteriores, exceto para as bacias dos rios Lima e Mira e, ainda, as Ribeiras do Algarve.

Convém sublinhar que as atividades da APRH não param no período de Estio! Conforme temos vindo a divulgar, o XIX SILUBESA – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental terá lugar entre 25 e 27 de agosto. Esta 19ª edição, inicialmente prevista para abril de 2020, em Recife, foi transferida para agosto de 2021, com a adoção do formato online, em alinhamento com as medidas de proteção no contexto da atual pandemia. Foi também lançado o boletim nº2 do X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, sendo de notar que as inscrições estão abertas e a submissão de resumos encerra no dia 31 de julho.

O destaque desta edição vai para a sessão organizada pela APRH sobre a “Cooperação Transfronteiriça para a Gestão da Água - Que Desafios?", que decorreu no passado dia 8 de julho, em regime online. Desta forma, a APRH continua a promover a reflexão de temas atuais e para isso muito agradece a colaboração de todos os intervenientes nas sessões que organiza, bem como o interesse de todos os participantes.

Votos de um excelente fim-de-semana a todas e todos.

Com as melhores saudações associativas,

A Comissão Diretiva da APRH

 

Cooperação Transfronteiriça para a Gestão da Água - Que Desafios?

No dia 8 de julho a APRH, na continuação da participação no Water World Forum for Life (WATER) que decorreu no passado dia 5 de junho, organizou novamente o debate, via internet, sob o tema "Cooperação Transfronteiriça para a Gestão da Água - Que Desafios?", agora enquadrado no Ciclo de Debates APRH 2021/2022. A sessão teve a duração aproximada de 2 horas e, além do Presidente da Comissão Diretiva da APRH, Prof. Carlos Coelho, também esteve presente na Sessão de Abertura o Presidente da Comissão Especializada dos Serviços da Água, Engº Paulo Chaveiro. A sessão foi moderada pela Profª Carla Antunes (APRH/ UALg), contou com a participação dos seguintes oradores: Engº Pimenta Machado (Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente), Profª Amparo Sereno (Faculdade de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa), Engº José Rodríguez Cabellos (Chefe do Gabinete de Planeamento Hidrológico - Confederação Hidrográfica do Guadiana) e com cerca de 50 participantes.

Os oradores relembraram que grande parte dos recursos hídricos em Portugal dependem de Espanha (60% são provenientes de Espanha) e 64% do território nacional corresponde a bacias partilhadas, o que é um grande desafio para a gestão integrada. A articulação e cooperação são relevantes e embora se reconheça que têm sido feitas melhorias, ainda se tem um longo caminho a percorrer, reforçado face ao cenário de alterações climáticas. Ao nível da cooperação é fundamental que Espanha assegure os caudais ecológicos.

Depois do período de apresentações foi possível promover o debate sobre o tema do painel, tendo sido colocadas questões para reflexão e debate, por exemplo: como trabalhar com um aumento de consumos que tem causado uma redução de afluências a Portugal; necessidade de estabelecer um regime de caudais na secção do Pomarão; aumento da poluição difusa associada à atividade agrícola, continua falta de regras nos transvases entre diferentes bacias, falta da participação publica na discussão dos Planos; quais os benefícios da Convenção sobre as Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas (Convenção de Albufeira de 1998); se passados mas de vinte anos, haverá necessidade de revisão da Convenção, ou se é suficiente uma aferição, face às novas realidades no âmbito das alterações climáticas, e que aspetos se consideram relevantes que não estejam incluídos na Convenção.

As questões colocadas pelos participantes foram muito interessantes, o que permitiu estabelecer um debate enriquecedor e esclarecedor, mas como os desafios são enormes, o tema Cooperação Transfronteiriça para a Gestão da Água não se limita a esta sessão.

O vídeo desta sessão pode ser consultado aqui.

 

Boletim nº 2 do X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa

Prezados (as),

O X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa irá ocorrer online, de 6 a 10 de dezembro de 2021, e temos o prazer de enviar, em anexo, o segundo boletim de divulgação atualizado.

Trata-se de uma organização conjunta da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), da Associação Cabo Verdiana de Recursos Hídricos (ACRH) e da Associação Moçambicana de Avaliação de Impacto Ambiental (AMAIA). Esta edição está a cargo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

À semelhança das nove edições anteriores deste evento, espera-se que na próxima edição se venha a registar uma significativa participação de todos os países da CPLP.

A próxima edição deste Congresso, cujo tema principal será: “Desenvolvimento sustentável e a gestão integrada das zonas costeiras e marinhas” tem como objetivos principais:

  • promover o intercâmbio de ideias e experiências em domínios da zona costeira, entre as comunidades técnica e científica dos países de expressão portuguesa;
  • estabelecer acordos técnico-científicos para ampliar o conhecimento dos processos naturais, antropogénicos e as ações mitigadoras em ambientes costeiros;
  • estimular ações de formação, de investigação e de desenvolvimento de interesse comum.

As inscrições já estão abertas e a submissão de resumos se encerra no dia 31 de julho. Marque já na sua agenda e esteja atento às novidades através do site: https://xcongressopgzcost.4.events/#/

Com os melhores cumprimentos.
Comissão Organizadora

3º Curso de Dragagens

O Curso de Dragagens está de volta à Universidade de Aveiro, nos dias 7 e 8 de outubro de 2021, em regime presencial.

Face aos graves problemas de erosão costeira do país e às medidas de mitigação com recurso cada vez mais frequente de alimentações artificiais de sedimentos, esta 3ª edição será focada na sustentabilidade do litoral, seguindo, um modelo similar às duas edições anteriores (1ª Edição, em 2009 e 2º Edição, em 2013).

O 3º Curso Técnico de Dragagens, novamente organizado pela Universidade de Aveiro e pelo Porto de Aveiro, tal como nas duas edições anteriores, pretende proporcionar aos profissionais da indústria, quadros da administração pública, académicos e estudantes com interesse neste tópico, uma visão global e atual deste tema e dos aspetos mais relevantes com ele relacionados.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Portugal tem dois meses para responder por falta de controlo na água engarrafada

15 de julho

Fundação Oceano Azul e Ministério dos Negócios Estrangeiros juntos na liderança de Portugal na agenda internacional do Oceano

14 de julho

Governo vai apoiar mais de 1.250 novos agricultores para ajudas à Gestão Sustentável de Habitats agrícolas

14 de julho

Águas do Norte promove sessão técnica sobre o projeto COVIDETECT dirigida a entidades gestoras

14 de julho

O LNEC é, desde junho de 2021 , o novo Instituto Designado para a medição de caudal de líquidos e velocidade de escoamento em Portugal

14 de julho

Foi aprovado pelo Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), por proposta do Instituto Português da Qualidade.

Há água nas barragens portuguesas, mas já há pressões a sul. Espanha está pior

13 de julho

No início do Verão, as albufeiras nacionais apresentam uma reserva hídrica que garante o regadio das culturas e o abeberamento do gado, mas, em território espanhol, há regiões onde a guerra pelo acesso à água já começou.

Águas do Centro Litoral lança concurso para reabilitação de seis reservatórios de Abastecimento de Água em Coimbra

12 de julho

Depois da poluição, águas do rio Tejo estão irreconhecíveis

8 de julho

Pateira de Fermentelos: águas poluídas na maior lagoa natural da Península Ibérica

7 de julho

Os 7 km de margem da Pateira de Fermentelos, no concelho de Águeda, foram, esta segunda-feira, patrulhadas pela GNR e por elementos da junta de freguesia local, para encontrar a origem da poluição das águas da lagoa.

Acabou-se a água quentinha na Praia de São Torpes (mas também a eventual poluição)

5 de julho

A central de Sines deixou de funcionar para sempre em janeiro deste ano. Já não encontra um mar próximo dos 30 graus.

Nova App aproxima ainda mais os SMAS de Sintra dos mais de 190 mil clientes

12 de julho

Irrigação começa a transformar solos arenosos

12 de julho

Projeto inédito viabiliza áreas de baixa fertilidade no Bolsão sul-mato-grossense [no Brasil]

Praias 100% livres de poluição? Há 53 paraísos para descobrir em Portugal

3 de julho

Alcobaça, Porto Santo e Tavira com quatro praias e Faro, Peniche, Sesimbra e Vila do Bispo com três, são os concelhos líderes com praias não poluídas.

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.