Caros Associadas e Associados, Colegas e Amigos,

Enquadrado no envolvimento da APRH em projetos que reforçam o seu posicionamento enquanto associação científica e técnica de referência, o destaque desta edição dedica-se à conferência "Alterações Climáticas: que desafios para o Sector Agroflorestal nos próximos anos?", na qual foi assinado o Memorando de Entendimento do projeto "Ação Climática - Avaliação, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal" pelas entidades do consórcio, nas quais se inclui a APRH.

No âmbito dos próximos eventos a decorrer, informam-se todos os interessados que o prazo limite para a submissão de resumos para o X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, que decorrerá de 6 a 10 de dezembro de 2021, no campus virtual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – Rio de Janeiro, Brasil), foi alargado até ao dia 19 de setembro de 2021.

Com o objetivo de ir ao encontro dos interesses dos nossos Associados, integram-se notícias e temas relacionados com os recursos hídricos para leitura e reflexão. Desafiam-se todos os Associados da APRH a abordarem temas que considerem relevantes, partilhando ideias/opiniões (notícia ou artigo de opinião com a dimensão máxima de 1 página A4), para apreciação e eventual publicação (enviar para aprh@aprh.pt).

A Newsletter regressará a 17 de setembro, mas durante o mês de agosto a APRH manterá a sua atividade, destacando-se a sua participação na organização do XIX SILUBESA (Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental), que decorrerá online de 26 a 28 de Agosto. Na Agenda APRH recordam-se os próximos eventos.

Desejamos a todos um ótimo fim-de-semana e se for o caso, Votos de Boas Férias! Estaremos de volta em setembro.

A Comissão Diretiva da APRH

 

A APRH está envolvida no projeto "Ação Climática - Avaliação, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal", o qual se encontra em fase de conceção. Este projeto tem por base o reconhecimento de que as alterações climáticas são uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade, fundamentado nos estudos efetuados que indicam que Portugal e a região mediterrânica se encontram entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas. O aumento das temperaturas, as mudanças nos padrões de precipitação, o aumento da variabilidade e irregularidade climática, bem como a maior frequência, persistência e intensidade de eventos extremos, conduzem a um aumento dos riscos potenciais e da vulnerabilidade dos nossos sistemas de produção agrícola e florestal.

Para promover este projeto, teve lugar no dia 27 Julho 2021, no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, a Conferência "Alterações Climáticas: que desafios para o Sector Agroflorestal nos próximos anos?". A sessão de abertura contou com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior. O tema das alterações climáticas foi apresentado pelo Prof. Ricardo Trigo e depois debatido em Mesa Redonda com Eng. António Costa e Silva, Prof. Filipe Duarte Santos, Dr.ª Filipa Saldanha e Prof. Miguel Miranda, com a moderação do Prof. Luis Mira. As linhas gerais do Projeto foram apresentadas pelo Dr. João Santos. Depois teve lugar a Assinatura do Memorando de Entendimento do projeto pelas entidades do consórcio, estando a APRH representada neste ato pelo Prof. José Manuel Gonçalves. A sessão de encerramento contou com a Ministra da Agricultura e o Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Presidente do IPMA alerta: Portugal tem de se preparar para cenários ambientais “francamente maus”

O geofísico Miguel Miranda realça que as actividades do sector primário, como a agricultura, têm de se preparar para situações de perturbação.

28 de julho

 

Agenda APRH

Papel
da APRH

Data

Evento

Organizador

26-28 agosto
2021

XIX SILUBESA

Organizador

1 outubro
2021

Dia Nacional da Água
AGIR: Avaliação da Eficiência do Uso da Água e da
Energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas

Organizador

21 outubro
2021

Jornadas Técnicas APRH de Hidroenergia 2021

Parceiro

11-12 novembro
2021

XI Congreso Ibérico de Agroingeniería

Coorganizador

6-10 dezembro
2021

X Congresso sobre Planeamento e Gestão das
Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa

Parceiro

21-23 fevereiro
2022

TEST&E 2022


TEST&E 2022

As novas tecnologias têm profundas implicações na forma como vivemos e no modo como trabalhamos e interagimos. Na área específica da hidráulica, a modelação física e os dados de campo são ferramentas essenciais para aprofundar no conhecimento dos fenómenos, calibrar modelos numéricos e apoiar o projeto de obras hidráulicas. Assim, existe a necessidade de melhorar as técnicas e instrumentos usados nas medições e na análise de dados, recorrendo a novas tecnologias.

O 3º Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civil, com o tema principal as Tecnologias Inteligentes, é organizado pela NOVA School of Science & Technology (FCT NOVA), pela Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal (RELACRE) e pelo Instituto Superior Técnico (IST), e terá lugar no Campus da Caparica da FCT NOVA, de 21 a 23 de fevereiro de 2022.

O programa do congresso inclui conferências especiais, sessão plenária, sessões técnicas e exposição técnica, que pretende proporcionar um amplo fórum de divulgação e partilha de conhecimentos e experiências entre os seus participantes das áreas da investigação e ensino, indústria e serviços, e em todas as áreas da engenharia civil.

Mais informações sobre o Congresso podem ser consultadas em https://sites.google.com/fct.unl.pt/teste2022en. A submissão de resumos alargados pode ser feita no diretamente no Sistema de Gestão do Congresso até 25 de outubro de 2021.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Barragem do Pisão avança com um investimento de 120 milhões de euros do PRR

30 de julho

Portugal e Espanha juntos no estabelecimento de mecanismos de acompanhamento da situação dos caudais do Tejo

30 de julho

LNEC coordena projeto LIFE Impetus que esteve nomeado para dois Prémios LIFE: LIFE 2021 e o LIFE Citizens' Prize

"O projeto LIFE Impetus "Improving current barriers for controlling pharmaceuticals compounds in urban wastewater treatment plants” (2016-2019), coordenado pelo LNEC, é um dos 5 finalistas aos Prémios LIFE 2021, na categoria "Ambiente”, entregues pela Comissão Europeia, e um dos 15 candidatos ao LIFE Citizens' Prize, atribuído pelo público em geral.

Esta nomeação reconhece o elevado potencial de inovação deste projeto, que demonstrou como melhorar o controlo de fármacos no tratamento de águas residuais urbanas, com baixo investimento e energia, e desenvolver adsorventes de elevado desempenho, "à medida” de fármacos-alvo.

Além do LNEC, o projeto teve como parceiros as empresas Águas do Algarve, Águas do Tejo Atlântico, EPAL e EHS Consulting, e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e a Universidade do Algarve."

Fonte: Newsletter da PPA

Águas do Tejo Atlântico, Águas de Portugal e AdP Valor juntas em projeto de reutilização de águas residuais em Cabo Verde

"A Águas do Tejo Atlântico, em parceria com a Águas de Portugal e a AdP Valor, vai participar no desenvolvimento de um projeto de piloto de economia circular para reutilização de água e valorização de lamas na agricultura, na ilha de Santiago.

Segundo as autoridades cabo-verdianas, o projeto contribuirá para o aumento de disponibilidades de água no setor agrícola e permitirá delinear e testar um modelo que poderá ser replicado nas outras ilhas.

A iniciativa surge no âmbito do protocolo de cooperação ambiental, assinado pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal João Pedro Matos Fernandes e pelo Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, a 25 de junho, que envolve investimentos em oito projetos com o objetivo de reforçar a sustentabilidade ambiental do arquipélago para os próximos quatro anos.

Fonte: Newsletter da PPA

Conferência CEAE AGRI debateu importância dos recursos genéticos em ambiente de alterações climáticas

"As alterações climáticas constituem, reconhecidamente, um dos maiores desafios para o setor agroflorestal nacional, sendo essencial aprofundar os conhecimentos que existem sobre esta temática.
Ciente desta realidade a ANPROMIS, a ANSEME, o COTHN e o INIAV (Banco Português de Germoplasma Vegetal), decidiram implementar o projeto CAEA AGRI - “Caminhos de Espécies Agrícolas às Alterações Climáticas”.
O projeto CAEA AGRI tem como principal objetivo identificar as variedades de espécies agrícolas regionais de Milho e Brássicas que melhor se adaptam às novas condições de produção, fruto das alterações climáticas.
No passado dia 16 de Julho teve lugar a Conferência Final deste projeto, subordinada ao tema “A importância dos recursos genéticos em ambiente de alterações climáticas”, que contou com a participação de um painel de oradores extremamente relevante e com a assistência remota de cerca de 240 inscritos (contulte aqui o programa da iniciativa).
O vídeo da conferência está disponível online e pode ser aqui visualizado.
Aceda ainda à apresentação efetuada pelo Professor João Santos (UTAD), através deste link (pdf)."

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: aprh@aprh.pt

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.