Caras Associadas e Associados, Colegas, Amigas e Amigos,

Menos boas as notícias que continuamos a ter de Moçambique, com o número de casos de cólera a aumentar.

Trazemos esta semana alguns anúncios de eventos que se aproximam (Congresso das Zonas Costeiras) e outros cujos prazos para apresentação de resumos está também a chegar (SILUSBA). Esperamos que os restantes títulos tragam informação útil sobre diversas iniciativas e acontecimentos.

Nos passados dias 1 e 2 de abril, a APRH participou na visita ao Tejo com a Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. Com a colaboração de diversos atores locais e regionais, foram discutidos alguns problemas desta bacia internacional e a necessidade de perspetivar uma análise global das atividades, impactos e estratégias de desenvolvimento.

Não poderíamos deixar de anunciar a demissão do Secretário de Estado Carlos Martins, com quem tivemos sempre o prazer de colaborar e que apoiou diversos eventos da APRH. Desejamos que continue a trabalhar com sucesso nas áreas da gestão da água, em prol do desenvolvimento sustentável do setor, dentro ou fora do Governo.

As previsões do estado do tempo apresentam alguma turbulência nos próximos dias e continuamos a não ter informação ‘traduzida’ em termos não técnicos, para a sociedade em geral, relativamente às condições meteorológicas no País e às medidas de prevenção, adaptação e minimização de impactos dos fenómenos extremos.

Bom fim-de-semana a todos e todas.

Com as meBom fim-de-semana a todos e todas.lhores saudações associativas,
A Comissão Diretiva da APRH

 

Moçambique. Número de mortes causadas pelo Idai sobe para 598

2 de abril

"O número de vítimas mortais da passagem do ciclone Idai por Moçambique aumentou para 598, indicou esta terça-feira o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades do país. Relativamente ao balanço oficial da véspera, o número de mortes cresce em 80."

Informa-se os autores que o respetivo trabalho só será considerado no programa técnico se a inscrição de um dos autores estiver formalizada até ao dia 15 de abril.

Participação da APRH na visita à Bacia Hidrográfica do Tejo com a Comissão Parlamentar

Nos passados dias 1 e 2 de abril, a APRH participou na visita ao Tejo com a Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, com a colaboração de diversos stakeholders nomeadamente, autarcas dos diversos municípios, empresários locais, Diretores Regionais de Agricultura, Agência Portuguesa do Ambiente, ICNF, Inspeção do Ambiente e outras associações não governamentais como a ProTEJO e a ZERO.

Regantes apelam ao desagravamento dos custos da eletricidade no regadio e pedem apoios para uso de energias renováveis

A FENAREG reuniu ontem, 04 de Abril, com o Secretário de Estado da Energia, João Galamba, a quem apelou à implementação de medidas prioritárias de apoio à sustentabilidade energética do regadio, com vista a aumentar a produtividade económica da água. O Governo mostrou abertura para desencadear um conjunto de ações que respondam às necessidades dos regantes. (Link para o anexo, sem foto).

 

A Comissão Especializada de Água e Energia CEAE) da APRH têm o prazer de convidá-los para as jornadas técnicas 2019 que terão lugar na Régua. O tema desta edição será a “Migração Piscícola e Caudais Ecológicos na Hidroelectricidade”. O programa dura 24 horas, repartido em meio-dia de conferências técnicas, um jantar-debate e meio-dia de visita técnica às eclusas de peixes e outros dispositivos recentes realizados na cascata do Douro.

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), a Associação Cabo-Verdiana de Recursos Hídricos (ACRH) e a Associação Aquashare Moçambique informam que o 14º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa se realizará de 16 a 20 de Setembro de 2019, na Biblioteca Nacional, Cidade da Praia, Cabo Verde, sob o lema "SILUSBA 25 anos construindo a Comunidade da Água da CPLP”.

4 a 5 de junho

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins apresenta pedido de demissão

4 de abril

SIMBIENTE selecionada para projeto no centro de formação do setor das águas de Angola

4 de abril

Associações relacionam dragagens no rio Gilão com lixo que deu à costa em Tavira

4 de abril

Águas do vale do Tejo: resultados positivos do exercício de 2018

4 de abril

4 de abril

Foram plantados 1600 pinheiros bravos em zonas do oeste fustigadas pelos fogos

3 de abril

Prolongamento da central nuclear é a maior preocupação da comissão de ambiente

3 de abril

Catorze albufeiras com mais de 80% de água e dez abaixo dos 40%

2 de abril

Zona do pinhal avança com projeto de estruturação e monitorização da floresta

2 de abril

Comissão Parlamentar considera que barragem do Alvito pode ajudar a regularizar o caudal do Tejo

2 de abril

Situação de seca agravou-se em março em Portugal Continental

2 de abril

PCP quer água gerida pelas associações de regantes e barragens prometidas construídas

2 de abril

Investigadores da FCTUC ajudam a salvar espécies de aves marinhas ameaçadas em Cabo Verde

1 de abril

Agricultores debatem inovação, tecnologia e novos hábitos de consumo que estão a moldar o mercado alimentar

1 de abril

GEOTA: “Estado não deve indemnizar EDP pelo cancelamento da barragem de Fridão”

1 de abril

`ESTE GOVERNO NASCEU SEM ESTADO DE GRAÇA'

30 de março

"João Pedro Matos Fernandes chegou ao Governo em 2015 com a pasta do Ambiente. No ano passado passou também a assumir a tutela da Transição Energética. "

No solo de caudales mínimos vive el río: algunas cifras sobre los caudales ecológicos

"La sentencia del Tribunal Supremo de 11 de marzo, que anula algunos artículos del Plan de Demarcación del Tajo, reafirma la importancia de la distintas variables de los caudales ecológicos."

"En la Demarcación del Tajo solo se han fijado caudales mínimos en 6% de las masas de agua tipo río."

"En toda la España peninsular se han fijado caudales mínimos en 73% de la masas de agua tipo río, mientras que las demás variables quedan definidas en menos del 10% de las masas."

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: [email protected]

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.