Caras Associadas e Associados, Colegas, Amigas e Amigos,

Tal como anunciado na edição anterior deste ‘correio semanal’, a APRH vai organizar uma sessão de debate sobre a situação do Tejo no dia 30 deste mês. Para essa sessão que será moderada por uma Jornalista, mobilizámos diversos especialistas que nos irão ajudar a clarificar os aspetos mais críticos sobre a hidrologia, sobre o regime de caudais e o seu cumprimento, sobre o enquadramento na Convenção de Albufeira e na DQA e sobre os passos a dar num futuro próximo, no sentido de colmatar a falta de informação existente. Tentaremos contribuir para a clarificação necessária, num momento em que existem notícias contraditórias entre as fontes oficiais (representantes do Ministério do Ambiente – APA) e a sociedade civil – ONGA, pescadores, clubes náuticos desportivos, autarcas ribeirinhos empresários do turismo e a restauração que dependem do Tejo.

Convidámos todos os nossos Associados, convidámos representantes de Organizações Não Governamentais, assim como agencias governamentais como a autoridade nacional da água (APA) e de outros setores relevantes ligados aos recursos hídricos. Seria muito importante que pudéssemos também ter alguma informação de quem acompanha tecnicamente a CADC. Faremos os possíveis por ter o máximo de informação com clareza suficiente para debatermos as dificuldades e as alternativas realistas. Vamos assim cumprir a promessa feita há 8 dias e divulgar amplamente os resultados deste debate.

Destacamos ainda a sessão que a APRH organizou na semana passada sobre a importância das ‘Florestas Plantadas’ e visitámos com o ICNF e a CM da Marinha Grande a região devastada do Pinhal de Leiria. Entre os destroços nascem rebentos de pequenos pinheiros ou outras espécies mais resilientes às alterações climáticas, espontaneamente ou pela mão organizada do ICNF e de voluntários e com eles alguma esperança de que se possam reabilitar partes significativas das vastas matas ardidas. Mantemos desta forma o nosso empenho em articular visões que nem sempre caminham a par, como a água e florestas, integrando conhecimentos multidisciplinares e promovendo sinergias entre agentes de mudança.

Com mais alguma chuva de preferência, desejamos a todas e todos um bom fim-de-semana.

Com as melhores saudações associativas,
A Comissão Diretiva da APRH

 

O Tejo internacional está nos mínimos dos últimos 40 anos

Outubro

O Tejo internacional está nos mínimos dos últimos 40 anos. O retrato desolador é feito ao pormenor na nossa Reportagem Especial: Rio seco. Declarações de Pimenta Machado, Agência Portuguesa do Ambiente; Costa Alves, meteorologista; Samuel Infante, Quercus; Luís Pereira, presidente da CM de Vila Velha de Ródão.

REPORTAGEM SIC - Video

 

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, através da Comissão Especializada para as Zonas Costeiras e do Mar, e do Núcleo Regional do Centro, em parceria com a Universidade de Aveiro e a Fábrica da Ciência, promove uma sessão para apresentação da empreitada de desassoreamento da Ria de Aveiro, que teve início no passado dia 23 de abril, e tem um prazo de execução de 15 meses. A intervenção prevê dragar cerca de 1 milhão de m3 de sedimentos, contribuindo para a navegabilidade da Ria, reforço de margens e motas em zonas baixas, e da deriva litoral. A sessão conta com duas partes, uma inicial, para visita ao local dos trabalhos (obriga a inscrição prévia) e uma outra, de apresentação da evolução histórica da hidrodinâmica da Ria de Aveiro e dos objetivos da empreitada, que decorrerá no auditório da Fábrica da Ciência.

A participação na visita à obra obriga a inscrição prévia.

Workshop Água e as Florestas Plantadas

11 de outubro

Realizou-se na Marinha Grande no dia 11 de Outubo, o Workshop “Água e as Florestas Plantadas”, organizado pela Comissão especializada de Água, Agricultura e Florestas, em colaboração com o Nucleo Regional do Centro da APRH, com o apoio do ICNF e acolhimento pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

Este workshop visou debater a importância de que as florestas planatadas se revestem hoje, naõ só como fonte renovável de madeira e em termos energéticos, mas também como meio de mitigação das perdas de parte dos serviços ecossistémicos das florestas naturais. O objetivo foi o de sensibilizar a população, as organizações e os decisores para a relevância desta temática estratégica para o país e para o equilíbrio do planeta.

Todas as apresentações e um relato final deste evento serão disponibilizadas em breve na nossa página da APRH.

Outros eventos

Mantenha-se a par dos eventos relacionados com os recursos hídricos, a nível local, nacional e internacional

 

Tese de doutoramento da FCTUC na área do tratamento de águas residuais recebe distinção internacional

16 de outubro

OCDE: cerca de 70% das emissões carbónicas do setor energético não pagam imposto

16 de outubro

Portuguesa com missão de poupar água ganha prémio de inovação europeu

15 de outubro

Esposende promove debate sobre “Alterações climáticas e recursos hídricos”

14 de outubro

O Município de Esposende, em colaboração com a empresa municipal Esposende Ambiente, vai promover um seminário subordinado à temática "Alterações Climáticas e Recursos Hídricos", que irá decorrer nos próximos dias 24 e 25 de outubro, no Hotel Ofir, em Fão, Esposende. O evento visa a "partilha de informação e de boas práticas, a difusão dos progressos técnicos e a troca …

Região do Mediterrâneo está a sofrer aquecimento mais rápido que a média mundial

10 de outubro

EMAS de Beja: candidatura aprovada para a melhoria do controlo na redução de perdas em sistemas de distribuição de água

10 de outubro

Sessão de divulgação da solução Alverca+Portela para o aeroporto de Lisboa

Esta é uma proposta autónoma-independente promovendo o desenvolvimento de Lisboa como HUB intercontinental de tráfego aéreo, e capaz de rapidamente resolver o presente obstáculo aeroportuário ao crescimento turístico de Portugal, sem comprometer a segurança / competitividade / sustentabilidade no horizonte da concessão aeroportuária (ano 2062).

Call for papers #WorldWaterCongress & Exhibition 2020

"Dear Water Professional,
We are looking forward to receiving your papers, workshop and training submissions for the upcoming IWA World Water Congress & Exhibition. The deadline for submissions is the 30th October 2019."

Latest Seats Available: Matchmaking Tour to China in Shenzhen & Chengdu - November 2019

We would like to share with you information about the upcoming ENRICH in China Matchmaking Tour to China in Chengdu and Shenzhen, in November 2019.

ENRICH in China’s Matchmaking Tour to China will take place in the cities of Chengdu and Shenzhen from November 11th to 15th 2019. The mission will enable participants to establish connections with key Chinese tech-based companies and research institutes, to visit leading Chinese innovators and ENRICH in China’s Regional Hub and to engage in networking and B2B sessions.

You can find more information in the flyer below and on our website, here: http://www.china.enrichcentres.eu/event/enrich-in-china-matchmaking-tour-november-2019

W2-Professor position in Hydrogeophysics

Professor position in Hydrogeophysics at the University of Cologne and the Forschungszentrum Jülich. More information in the attachment (page 2 for englisch version)!

Novos Associados da APRH:Faça-se sócio da APRH.

Perfil do associado na página da APRH:Se deseja ter o seu perfil publicado no site
da APRH, preencha este formulário.

 

Ler no browser

CONTACTOS

Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC
Av. do Brasil, 101 - 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
Site: www.aprh.pt| Email: aprh@aprh.pt

Se desejar fazer parte da lista de emails da APRH, por favor preencha o seguinte formulário.

Novos Associados da APRH: Fazer-se Associado.

Perfil do associado na página da APRH: Se já é sócio e deseja ter o seu perfil publicado no site da APRH, preencha este formulário.

Se não desejar receber mais emails da APRH, envie email com o assunto 'Remover-me da comunicação da APRH'. Mais informações na nossa Política de privacidade de dados.