A cidade > Alojamento > Como chegar

Aveiro é uma bela cidade atravessada por três canais de água – Ria de Aveiro – e é dividida em duas partes pelo canal central. A ria penetra na cidade criando uma imagem única de integração entre o meio aquático e o meio urbano. Os barcos dão colorido e animação à cidade. Nos bairros ribeirinhos esta simbiose encontra-se a cada passo, com pequenas casas caiadas ou revestidas a azulejos.





Aveiro é ótimo para caminhadas porque é uma cidade plana, sendo que os seus pontos de interesse são de fácil acesso. Um dos principais pontos de interesse é o antigo convento de Jesus, agora museu da cidade. A igreja é datada do século XV, mas a sua decoração interior e fachada barroca foi concluída no século XVIII. A princesa Joana, filha de D. Afonso V, viveu no convento e foram-lhe atribuídos vários milagres, sendo atualmente conhecida como Santa Joana. Perto do museu existe igualmente a Sé, uma catedral em que sobressai na fachada um portal, em estilo barroco, datado de 1719. É formado por dois pares de colunas torcidas, com os seus capitéis, fustes, bases e sopés, as quais sustentam o entablamento, com a sua arquitrave, friso e cornija, sobre o qual assenta o frontão. Nos ramos deste e no seu remate há três figuras alegóricas: Fé, Esperança e Caridade. No centro, ostenta-se o brasão do Infante D. Pedro, bastante corroído, envolto em ramagens e entre volutas, acompanhado de vários símbolos e ladeado de pilastras misuladas.

Aveiro tem uma gastronomia variada, os típicos ovos-moles, símbolo de Aveiro por excelência, são servidos em barriquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional. Além da doçaria, os apreciadores podem regalar-se também com pratos de carne e de peixe, sobretudo este ultimo, graças aos pescadores que habitaram e continuam a habitar este litoral lusitano. As sugestões de peixe são a caldeirada de enguias ou enguias de escabeche. Quanto às carnes tem o estaladiço leitão assado. Para acompanhar, nada melhor que um bom espumante da bairrada.

Uma forma divertida de explorar a cidade é de bicicleta. Existem várias espalhadas pela cidade, são chamadas “BUGA”. São grátis, funcionam como os carrinhos de compras do supermercado, por 1€ desbloqueia a bicicleta e quando a entrega pode recolher a moeda no momento em que volta a bloqueá-la.

Perto da cidade de Aveiro existe a Praia da Barra (conhecida pelo maior farol do país e o segundo maior da Península Ibérica) e a Praia da Costa Nova (conhecida pelas casas listadas de cores diferentes).



Notícias

PEN (ZIP)
(Todas as comunicações também estão acessíveis na página do Programa)

Programa do Curso (PDF)

Programa Técnico Final (PDF)

Mapas (PDF)

Boletim nº 2 (PDF)

Regulamento para elaboração de posters (PDF)

Instruções para submissão de artigos (PDF) (DOC)

Boletim nº 1 (PDF)
Contactos
Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC - Av. do Brasil, 101
1700-066 LISBOA
email: [email protected]
site http://www.aprh.pt