Foto de Juan Davila na Unsplash

A Água e a Biodiversidade

As massas de água são sinónimo de vida; deles depende a água para o abastecimento público e diversas atividades económicas e de lazer. Os recursos hídricos são também habitat para a fauna e a flora, sendo fundamentais para garantir a sustentação da natureza. O Relatório de Riscos Globais (2024) classificou a perda de biodiversidade e o colapso dos ecossistemas como um risco para economia global.

Várias dos gatilhos que acionam a perda de biodiversidade são comuns aos que causam impactos nos recursos hídricos. Como exemplo, podem-se citar as alterações no uso do solo; a poluição da água, do ar e do solo; a sobre-exploração de recursos naturais e os eventos climáticos extremos.

Voltar ao topo

O projeto

O “ASSUBIO - A Água Sustenta e é SUstentada pela Natureza & BIOdiversidade” tem um propósito de sensibilização ambiental integrada, potenciando a consciencialização do nexus águanatureza-biodiversidade-água. A compreensão de que as várias dimensões ambientais se entrelaçam no território contribui para a resiliência ambiental e económica.

Pretende-se potenciar alterações comportamentais no sentido de valorizar e proteger estes recursos naturais fundamentais à sustentabilidade do território e à saúde e bem-estar das populações.

Atividade e resultados

No ASSUBIO iremos começar por avaliar e estimular a consciência pública do nexus água-natureza-biodiversidade através de um questionário. Este será implementado junto a várias centenas de cidadãos, incluindo jovens e professores. Com base nos resultados, será elaborado um guião para um vídeo educativo.

Este vídeo é um legado do projecto e permanecerá como um material de educação e sensibilização, facilitando a apropriação dos valores naturais e da biodiversidade, bem como a compreensão do seu nexus com a água.

Voltar ao topo

Inquérito

Voltar ao topo

Notícias

No dia 8 de outubro foi assinado o contrato entre a APRH e o Fundo Ambiental, para a execução do projeto ASSUBIO. A Cerimónia de assinatura dos contratos decorreu no Ministério do Ambiente e foi presidida pela Senhora Ministra do Ambiente e Energia. De realçar que o ASSUBIO foi um dos 36 projetos selecionados para financiamento, entre um total de 268 candidaturas admitidas e consideradas elegíveis.

Voltar ao topo