Boletim Informativo nº 138 | Janeiro 2010
ERSAR apresenta novo esquema de certificação para materiais e produtos químicos em contacto com água
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) apresentou o novo esquema de aprovação em Portugal de produtos em contacto com a água destinada ao consumo humano. Este esquema, a apresentar à Comissão Europeia para poder entrar em vigor, representa um «salto qualitativo para o sector», considera o presidente da ERSAR, Jaime Melo Baptista.
O esquema de aprovação português, que vai certificar todos os materiais e produtos químicos que estejam em contacto com a água destinada a consumo humano, tem como base o esquema implementado na Holanda e o modelo de certificação de produto já existente em Portugal.
A ERSAR espera que o novo esquema entre em vigor em 2010, contribuindo para a melhoria da qualidade da água em Portugal, para uma melhor percepção pública desse nível de qualidade e também para uma maior dinamização do tecido empresarial.
A apresentação do novo esquema, que se centrará em análises à qualidade da água, foi feita numa sessão de trabalho da ERSAR destinada a todos os representantes do sector da água e que motivou o interesse de mais de 300 inscritos.
O esquema de aprovação é o quinto sistema consolidado europeu deste tipo. A ERSAR espera a reacção da Comissão Europeia ao modelo e a posterior passagem do documento a decreto regulamentar.
/detalhes.php?id=8573