Boletim Informativo nº 138 | Janeiro 2010

Barragens: Verão terminou sem seca hidrológica

O Instituto da Água revelou que, apesar de o Verão ter terminado em seca meteorológica, as grandes albufeiras «cumpriam o seu papel» e não existe seca hidrológica, relativa ao nível das reservas de água disponíveis nas barragens.

O Instituto de Meteorologia anunciou na semana passada que o Verão climatológico, que inclui os meses de Junho, Julho e Agosto, encerrou com 96 por cento do território em seca meteorológica, com 34 por cento mesmo em seca severa, devido aos níveis insuficientes de chuva.

No entanto, o vice-presidente do Instituto da Água (INAG), José Rocha Afonso, adiantou à Lusa que até ao momento não se registou falta de água nas cerca de 200 grandes barragens nacionais. «Não existe seca hidrológica, embora o armazenamento e aquíferos de pequena dimensão apresentem carências resultantes da falta de precipitação», explicou o responsável.  Assim sendo, acrescentou, este período de tempo seco «decorre na generalidade com fornecimento de água das grandes albufeiras, que cumpriram o seu papel».

O vice-presidente do INAG revelou que no mês de Setembro foi registada uma descida no armazenamento de água em todas as bacias hidrográficas monitorizadas em relação a Julho e Agosto, o que é expectável nesta altura do ano, em que há menores escoamentos e perdas maiores de água por evaporação ou usos relacionados com as actividades agrícolas ou turísticas.

«Das 56 albufeiras monitorizadas, 21 têm disponibilidades hídricas inferiores a 40 por cento do volume total e duas apresentam disponibilidades superiores a 80 por cento», disse.

Apesar de os dados se enquadrarem nos valores esperados, os armazenamentos de Setembro foram «inferiores às médias de armazenamento» de Setembro de 1990/91 a 2007/2008, com excepção das bacias do Cávado/Ribeiras Costeiras, Tejo, Guadiana e Ribeiras do Algarve.

Fonte: http://www.confagri.pt/NR/exeres/A332341F-7EF8-43D4-AC93-8A9231F3FE6F.htm

 

 

 

 

Outras publicações da APRH