Boletim Informativo nº 140 | Julho 2010
Simpósio Internacional HELP – UNESCO
Realizou-se em Mirandela, nos passados dias de 27 e 28 de Maio o Simpósio Internacional HELP – UNESCO sobre o tema “Gestão de Bacias Hidrográficas e Resposta à Escassez de Água e Secas em Futuros Climáticos Incertos”. Esta iniciativa, co-organizada pela Sociedade Portuguesa de Simulação Ambiental e Avaliação de Riscos (SOPSAR), a Administração da Região Hidrográfica do Norte, I.P. (ARH do Norte I.P.), o Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e a UNESCO contou também com o apoio da APRH.
Promover a consciencialização pública para a sustentabilidade dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Douro e auxiliar cientistas e interessados a romperem o bloqueio do paradigma tradicional que os separa da implementação de soluções integradas para lidar com os desafios da seca e escassez de água a nível das bacias hidrográficas foram os principais objectivos fixados pela organização do semniário, e que foram plenamente atingidos durante os dois dias de seminário.
No final deste encontro os especialistas presentes redigiram a Declaração de Mirandela, um documento estratégico que descreve um conjunto de medidas específicas projectadas para fazerem frente à escassez de água e seca num futuro próximo.
A Declaração de Mirandela está acessível na seguinte página: http://www.sopsar.pt/unesco-help_douro_river.html.