Boletim Informativo nº 143 | Julho 2011

Conclusões do 8º Seminário sobre Águas Subterrâneas

Decorreu entre os dias 10 e 11 de Março de 2011, nas instalações da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa (FCUL), o 8º Seminário sobre Águas Subterrâneas da APRH, uma organização da Comissão Especializada das Águas Subterrâneas (CEAS) da APRH. Dando continuidade a Eventos semelhantes, que a APRH vem organizando desde 1993, o 8º Seminário sobre Águas Subterrâneas foi lançado pela primeira vez em colaboração com Instituições de I&D e de Ensino Superior, nomeadamente, o Departamento/Centro de Geologia e Centro de Geofísica (IDL), da FCUL.

De realçar que o 8º Seminário sobre Águas Subterrâneas ocorreu numa altura em que estão a ser produzidos em Portugal os Planos de Gestão de Região Hidrográfica, promovidos pelas recentemente criadas Administrações de Região Hidrográfica (ARH). Para estes Planos, e dando cumprimento à Lei da Água, é obrigatório desenvolver, para cada massa de água subterrânea, a caracterização, a avaliação do estado, a definição de objectivos e a programação de medidas, sempre com o propósito da protecção das massas de águas subterrâneas e, caso necessário, da sua recuperação.

O 8º Seminário sobre Águas Subterrâneas permitiu estimular um amplo debate sobre o estado do conhecimento e os trabalhos de I&DT desenvolvidos em Portugal nos últimos anos, em diferentes aspectos quantitativos e qualitativos das águas subterrâneas, não apenas no decorrer das Sessões mas igualmente durante os “coffee-breacks”.

O público-alvo foram não apenas docentes, investigadores, técnicos e estudantes da área da Hidrogeologia, mas igualmente quem trabalha e se preocupa com os Recursos Hídricos em geral. Registaram-se cerca de 100 inscrições, das quais 40 % de estudantes, facto extremamente relevante para a CEAS da APRH.

No decorrer do 8º Seminário sobre Águas Subterrâneas foram apresentadas cerca de 33 comunicações orais, abordando temáticas tão importantes como:
- Estudos de avaliação da vulnerabilidade e impacte ambiental (problemas de contaminação de águas subterrâneas);
- Gestão de Região Hidrográfica vs perímetros de protecção de águas subterrâneas e gestão territorial;
- Geofísica aplicada à Hidrogeologia;
- Potencialidades da Hidrologia Isotópica na delimitação de áreas de recarga;
- Águas Termais e suas potencialidades no desenvolvimento local/regional.

Pensamos pois que os objectivos desejados foram amplamente alcançados e fazemos votos para que o próximo Seminário sobre Águas Subterrâneas da APRH venha a superar o sucesso atingido. Gostaríamos de deixar aqui uma palavra final de agradecimento a todos os Patrocinadores deste Seminário sobre Águas Subterrâneas, bem como ao Secretariado da APRH pelo incansável apoio demonstrado, de forma a conseguirmos levar a bom termo a realização deste Evento.

CEAS da APRH

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras publicações da APRH