Boletim Informativo 154 | Junho 2016
Barragens, Sociedade e Ambiente
Durante o 13.º Congresso da Água foi lançado o livro “Barragens, Sociedade e Ambiente” da autoria do Prof. António Gonçalves Henriques. Esta é uma edição da Esfera do Caos e da APRH e é o segundo livro da coleção Água, Ciência e Sociedade.
Resumo:
Quais os benefícios das barragens para a economia e para a sociedade? E como identificar os impactes ambientais a elas associados?
Ao longo do século XX as barragens foram marcantes para o desenvolvimento económico e assumiram-se como elementos simbólicos de identidade das populações.
A emergência das preocupações ambientais, nas décadas de 1970 e 1980, obrigaria contudo a repensar os projetos de construção destas importantes infraestruturas. Com efeito, os rios constituem ecossistemas complexos, muito ricos e diversificados, que proporcionam serviços ecológicos indispensáveis para a própria sobrevivência da espécie humana. Mais de 60% dos rios, a nível mundial, foram fortemente modificados pela construção de barragens, que afetaram os ecossistemas fluviais.
Entretanto, o crescimento populacional e os desafios ao desenvolvimento que se acentuaram no início do século XXI, bem como a tomada de consciência acerca da necessidade imperiosa de controlar as emissões dos gases com efeito de estufa para prevenir as alterações climáticas, recolocariam de novo pressão sobre a premência de se construírem novas barragens, não só para a produção de energia, mas também para possibilitar a expansão da agricultura e o abastecimento de água em condições seguras.
Este livro destina-se a todos os interessados no debate que inevitavelmente constitui uma das principais prioridades da nossa agenda para as próximas décadas.