Boletim Informativo 157 | Abril 2017
11.º Seminário sobre Águas Subterrâneas
Porto, 2 e 3 de março Instituto Superior de Engenharia do Porto
Evento co-organizado pela Comissão Especializada de Águas Subterrâneas
A 11º edição do Seminário sobre Águas Subterrâneas da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) foi organizada pela Comissão Especializada de Águas subterrâneas (CEAS) da APRH, que contou com as valiosas colaborações do Núcleo Regional do Norte da APRH, do Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos (AIH-GP) e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), local onde decorreu o evento, a 2 e 3 de março de 2017.
Este Seminário teve por objetivo proporcionar o encontro da comunidade técnica e científica que se debruça sobre as águas subterrâneas, incentivando a partilha do conhecimento e o debate de temas relacionados com a caracterização, proteção e gestão dos recursos hídricos subterrâneos.
Foram apresentadas 28 comunicações orais e 3 em poster abarcando as numerosas facetas da água subterrânea na gestão e governança da água, na prospeção e pesquisa, na proteção e remediação, na recarga induzida de aquíferos, na modelação matemática do fluxo subterrâneo e transporte de massa, bem como sobre águas minerais.
As sessões tiveram início com comunicações convidadas, proferidas pelo Professor José Martins Carvalho, sobre o tema A Hidrogeologia nas Obras de Engenharia, e Professor Jorge Espinha que falou sobre a Hidrogeologia da zona vadosa.
O Seminário contou, ainda, com uma Mesa Redonda sobre os Planos de Gestão de Região Hidrográfica de 2ª Geração os quais avaliam, classificam e propõem medidas de utilização e proteção das massas de água subterrânea. Para a Mesa Redonda, moderada pelo Engº Arnaldo Machado da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contribuíram os especialistas: Dra. Ana Rita Lopes da APA, Dr. Vitorino Ferreira da APA, D. Emílio Rodriguez Merino da Confederación Hidrográfica del Niño-Sil e Dr. Normando Ramos.
Sendo este Seminário um espaço de partilha de conhecimentos e experiências contou, pela primeira vez com pósteres previamente apresentados noutros Congressos, e a divulgação de filmes técnico-científicos.
O Seminário terminou com uma visita de campo de cariz científico-cultural ao Mosteiro de Tibães (Braga) e respetivas captações de água subterrânea.
O evento contou com apoios das empresas TARH - Terra, Ambiente e Recursos Hídricos, Lda, Vórtice, DHI e UNICER Bebidas SA.
Como nota final, o 11.º Seminário Sobre Águas Subterrâneas cumpriu os objetivos que estiveram na sua génese e mostrou que o conhecimento e investigação sobre os recursos hídricos é fundamental para uma correta gestão e governança da água.