Para uma política da água em Portugal - o contributo da APRH

Após termos suspendido a realização do nosso Congresso que teria lugar este ano, na sequência da situação de saúde pública que temos estado a atravessar, a CD da APRH e a Comissão Organizadora do 15º CA anunciam que este importante evento terá lugar em 2021, realizando-se na semana de 22 (Dia Mundial da Água) a 26 de Março, mantendo-se toda a estrutura e conteúdos programados anteriormente.

Anunciamos também que até Março de 2021 terão lugar 3 eventos online em que os grandes Temas do Congresso serão debatidos por oradores nacionais e em articulação com os Nucleos Regionais da APRH. As datas definitivas destes eventos serão anunciadas em breve, prevendo-se que se realizem nos meses de Setembro e Novembro de 2020 e Janeiro de 2021.

Patrocinadores
       

Apoiantes
       

Media Partners
       

Alto Patrocínio
     

 

Apresentação       

O 15.º Congresso da Água vai realizar-se em Lisboa, de 25 a 28 de março de 2020 e é dedicado ao tema “Para uma política da água em Portugal - o contributo da APRH”.

No início de mais uma década deste século e deste milénio, somos confrontados com desafios cada vez mais difíceis de prever pelo que é imprescindível adotar novas atitudes e abordagens. Num contexto de incertezas há que agir de forma a minimizar e prevenir riscos, adotando os mais adequados planos de contingência.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão longe de ser cumpridos de forma equitativa e internacional, já que as crises humanitárias deixam antever um cenário em que ‘Não deixar ninguém para trás’ não será facilmente exequível. Os esforços feitos pelos Estados são louváveis e os resultados obtidos indicam que se pode e deve fazer mais, de forma a aproximar-nos das metas dos ODS acordadas.

Em Portugal as políticas ambientais necessitam ainda de reforço na resolução dos problemas de gestão da água. Necessitamos de contribuir e criar, de forma colaborativa, uma espinha dorsal para a política da água que seja sustentada numa visão de longo prazo.

As políticas para a água devem ser estrategicamente pensadas e articuladas com as outras políticas públicas do ordenamento e planeamento territorial, da saúde, da agricultura, do turismo e da conservação da natureza, citando as mais pertinentes. Mas nessa articulação não deve perder-se a especificidade da água e a sua importância crítica para a salvaguarda futura e usos sustentáveis, de um bem que é insubstituível.

O Congresso da Água 2020, organizado em torno deste tema fundamental, procura assim contribuir positivamente para uma melhor definição pelo Governo da política da água em Portugal, num processo inclusivo e visando soluções de governança que garantam uma partilha equitativa dos benefícios decorrentes dos diferentes usos da água.

Inscreva-se aqui

Prémios e Homenagens

Prémio APRH biénio 2018/2019 - Será atribuído durante o Congresso o prémio para as melhores teses de doutoramento e mestrado.

Prémio Região - Este Prémio pretende homenagear um ou dois associados ou personalidades da Região que tenha contribuído de forma relevante para a discussão e/ou solução de problemas e temática dos recursos hídricos, na região abrangida por cada Núcleo Regional.

Homenagens – Será prestada uma homenagem em cada um dos 3 dias às seguintes personalidades que se destacaram em áreas multidisciplinares ligadas à água e ao desenvolvimento sustentável:

  • Professor Manuel Costa Lobo
  • Professor João Corte Real
  • Professor Mário Ruivo

Subscrever a Newsletter

Newsletter da APRH

Inscreva-se aqui

Localização

LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Av. do Brasil, 101 - Lisboa

Transportes

Carris (www.carris.pt) carreiras 717, 731, 750, 783
Metro Lisboa (www.metrolisboa.pt) estação de Alvalade

Alojamento

Hotéis em Alvalade