Título:

Impacto da estabilização do canal da barra na hidrodinâmica do sistema lagunar de Saquarema – RJ

Resumo:

Nesta trabalho apresenta-se um estudo sobre os efeitos da estabilização da barra do canal de entrada de maré no Sistema Lagunar de Saquarema, no que concerne aos padrões de circulação hidrodinâmica. Atualmente, o canal de maré permanece obstruído por uma barra de areia, e é eventualmente aberto através de dragagens. Quando aberto, o canal extravasa o sistema, levando seu nível em direção à uma equalização com o nível médio do mar, o que dura em geral menos de uma semana. Após este período de extravasamento, a barra do canal se fecha novamente, sendo obstruída por um banco de areia. Na situação vigente, o sistema é bastante estagnado, sendo sua circulação praticamente função da ação dos ventos. Após a estabilização da embocadura do canal tudo será diferente. Assim, para a nova situação, investiga-se como será a circulação hidrodinâmica nas diferentes lagoas do sistema, estimando-se o efeito conjunto das ações dos ventos e marés na mistura de massas de água das diferentes lagoas. Para realização dos estudos apresentados, utilizou-se os modelos computacionais contidos no Sistema Base de Hidrodinâmico Ambiental, SisBAHIA, em desenvolvimento continuado na Área de Engenharia Costeira e Oceanográfica da COPPE/UFRJ. A região modelada compreende todo o Sistema Lagunar de Saquarema.

Autores:

Paulo César Colonna Rosman, Valéria Nunes de Oliveira

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