A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) foi fundada em 1977 com o objectivo de promover em Portugal o progresso dos conhecimentos e o estudo e discussão dos problemas relativos aos recursos hídricos, nomeadamente nos domínios da gestão, do planeamento, do desenvolvimento, da administração, da ciência, da tecnologia, da investigação e do ensino.
Actualmente com cerca de 1500 associados, a APRH tem organizado um número elevado de eventos técnico-científicos quer em Portugal quer nos Países de Língua Oficial Portuguesa com especial relevância para os Congressos de Água de periodicidade bianual. A APRH edita desde 1980 a revista Recursos Hídricos, a única publicação técnica nacional dedicada exclusivamente a temas hídricos. Consciente do papel relevante que desempenham as Águas Subterrâneas em Portugal a APRH criou no biénio 1980/81 uma Comissão Especializada para as Águas Subterrâneas (CEAS) com o objectivo de contribuir para o conhecimento e discussão dos problemas relativos aos recursos hídricos subterrâneos nacionais. A CEAS tem promovido um conjunto muito variado de actividades que vão desde a organização de conferências temáticas até à realização de seminários passando pela edição de brochuras de divulgação.
O Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos (AIH-GP), recentemente formado, representa e coordena as actividades da AIH em Portugal, colabora com vários grupos de trabalho a nível internacional, e entre os seus planos futuros está a organização de mesas redondas, debates e conferências sobre temas que interessam ao profissionais da Hidrogeologia. A Associação Internacional de Hidrogeólogos (AIH), mais conhecida por International Association of Hydrogeologists (IAH), reune mais de 3000 afiliados de 120 países. Os seus objectivos são o intercâmbio de conhecimentos, para o que organiza regularmente Simpósios, Congressos e Reuniões, edita monografias científicas e técnico- científicas, bem como edita a revista Hydrogeology Journal, uma revista de referência na especialidade.
A zona sul da Península Ibérica caracteriza-se pela existência de formações geológicas muito variadas, coexistindo unidades aquíferas de baixa e de alta produtividade em ambientes climáticos caracterizados em geral por uma baixa a média pluviosidade. Acresce que esses sistemas encontram-se sujeitos a ameaças de vários tipos principalmente aquelas que decorrem da sobreexploração das águas subterrâneas nas zonas costeiras de que resulta em geral intrusão marinha, e aquelas que provêm da utilização intensiva e irracional de adubos, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos nos solos agrícolas, o que acarreta um acréscimo significativo de nitratos e de pesticidas nas águas subterrâneas muito para além dos limites estipulados pelos normativos legislativos.
No seguimento dos princípios que orientaram as anteriores Jornadas hispano-lusas, que se realizaram na Corunha em 2000, realça-se o papel das águas subterrâneas no planeamento dos recursos hídricos das bacias hidrográficas dos 2 países. Considerando a similitude de problemas hidrogeológicos existentes nesta região da Península Ibérica, a APRH, em conjunto com os grupos português e espanhol da AIH consideram oportuno organizar umas Jornadas Luso-Espanholas sobre As Águas Subterrâneas no Sul da Península Ibérica esperando oferecer mais uma vez aos seus associados, à comunidade hidrogeológica em geral, às Autoridades Administrativas da Água de Portugal e de Espanha e aos seus gestores uma oportunidade para debaterem os aspectos mais relevantes do papel que as águas subterrâneas desempenham nestas regiões onde em geral os recursos hídricos não são muito abundantes e são vulneráveis. Pretende-se que o intercâmbio de ideias e experiências seja enriquecedor e construtivo permitindo construir as bases para um correcto planeamento e gestão dos recursos hídricos subterrâneos nomeadamente no contexto das políticas comunitárias de água traçadas pela actual Directiva 2000/60/CE.
COMISSÃO ORGANIZADORA
As Jornadas serão organizadas pela Comissão Especializada de Águas Subterrâneas da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e pelo Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos.
A Comissão Organizadora Portuguesa será constituída por:
Luís Ribeiro (APRH) -Presidente
Fernando. Peixinho de Cristo (AIH-GP)
Carlos Calado (AIH-GP)
Marques da Costa (AIH-GP)
Teresa Leitão (APRH)
João Lopo Mendonça (APRH)
Joaquim Braga dos Santos (INAG)
Leitão de Freitas (DRALG)
José Paulo Monteiro (UALG)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Para além dos nomes da Comissão Organizadora fazem parte da Comissão Científica os seguintes elementos:
Amélia Dill (IGM)
António Chambel (UE)
Antonio Pulido (U. Almería)
Marques da Silva (UA)
Bartolomé Andreo (U. Málaga)
Carlos Costa Almeida (FCUL)
Javier Samper (U. Coruña)
José António Crispim (FCUL)
José Capilla (U. Politecnica Valencia)
José Manuel Marques (IST)
João Paulo Lobo-Ferreira (LNEC)
Juan Martínez Rubio (Tragsatec)
Manuel Oliveira Silva (FCUL)
Martim Portugal Ferreira (UC)
Xavier Sánchez-Vila (U Politecnica de Catalunya)