A Comissão Directiva da APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, tem o prazer de anunciar a realização do 6º Congresso da Água, a decorrer no Porto, de 18 a 22 de Março de 2002, no Centro de Congressos do Edifício da Alfândega.
Na sequência do 1º Boletim, distribuído em Abril de 2001, apresenta-se agora o BOLETIM 2 que pormenoriza um pouco mais o programa do Congresso. O BOLETIM 3 será distribuído no início dos trabalhos do 6º Congresso da Água apresentando-se então o Programa Final das sessões e outras informações relevantes.
Com quase 25 anos de actividade, a APRH sempre desenvolveu uma actividade que privilegiou a discussão dos assuntos que foram sendo identificados pela comunidade técnica e científica, por forma a que as ideias fossem abertamente debatidas e amplamente difundidas. Das diversas acções em prol das relações que envolvem os recursos hídricos, como desenvolvimento e o ambiente, destacam-se os Congressos da Água, iniciados em 1992, que têm merecido um interesse crescente da comunidade ligada aos recursos hídricos e que se têm afirmado como um marco para um grande número de sectores e instituições, públicas e privadas, que desenvolvem actividade neste domínio.
“A água é fonte da vida” diz o saber popular. Com efeito, a vida depende da água, razão pela qual esta é e será, hoje e sempre, o bem mais valioso. Com esta referência, e realizando-se o 6º Congresso da Água no Porto, junto ao rio Douro, a APRH seleccionou para tema deste evento “A Água é d’Ouro – Ameaças, Segurança e Soluções”.
No virar da página de um século em que, ao grande crescimento demográfico e à acentuada utilização de recursos naturais se assistiu a uma crescente preocupação com o ambiente e a conservação da natureza, constata-se que as medidas já adoptadas são por vezes insuficientes para garantir uma utilização razoável da água e a protecção da qualidade dos meios hídricos. A deterioração das origens de água, a reduzida abrangência nos sistemas de distribuição de água, a deficiente cobertura de sistemas adequados de drenagem e tratamento de águas residuais, a ocorrência de situações de seca e de cheias com grande intensidade, os problemas económicos e sociais associados aos diferentes usos da água e as consequências decorrentes de eventuais cenários de mudança climática, são alguns dos exemplos mais frequentes dos problemas com que se debatem hoje as políticas de recursos hídricos.
Numa altura em que se torna crucial garantir a funcionalidade de infraestruturas por forma a viabilizar a sua adequada exploração, sob o risco de se pôr em causa a qualidade dos diferentes serviços, a deterioração do ambiente ou mesmo a segurança da comunidade, a questão da sustentabilidade torna-se num assunto de candente importância na política de gestão dos recursos hídricos. As ameaças surgem pois pela crescente
pressão sobre o recurso água, podendo traduzir-se em riscos como os de saúde pública, de consequências por vezes mal conhecidas.
Uma nova política para o planeamento e a gestão dos recursos hídricos, no contexto nacional e no espaço europeu, terá de passar por uma forte capacidade institucional e uma sólida formação e consciencialização de todos os agentes, por forma a que os desafios e a resolução dos problemas que se colocam estejam para além de interesses circunstanciais de índole estritamente pessoal. A participação responsável, a abordagem ecossistémica e o equilíbrio entre os valores ambientais, éticos e económicos, deverá estar na base de uma política de recursos hídricos que aponte para soluções pragmáticas mas sustentáveis, numa atitude de precaução e num quadro de contingência, por vezes de incerteza.
O 6º Congresso da Água constitui-se como o espaço adequado para divulgar e debater a temática relevante para a gestão dos recursos hídricos junto de investigadores, técnicos, gestores e responsáveis que exercem a sua actividade nesta área.
A sua organização privilegia a realização de debates, mesas redondas e comunicações temáticas e científicas com a colaboração de oradores convidados e autores de comunicações livres.
Seguidamente, apresenta-se a título indicativo alguns dos temas que serão abordados nas Mesas Redondas e Sessões Finais:
MESAS REDONDAS
> A Agricultura e os Recursos Hídricos
> O Regime Económico-Financeiro dos Recursos Hídricos
> A Experiência Luso-espanhola na gestão dos Recursos Hídricos
POSTERS, encontar-se-ão expostos junto à exposição geral do Congresso
Sublinha-se que poderão ser consideradas comunicações relativas a outras áreas relacionadas com a
temática da água, pelo que o Programa Final do Congresso resultará da sistematização de todas as comunicações aceites.
No início dos trabalhos do 6º Congresso da Água serão entregues aos participantes um livro com resumos alargados das comunicações, um CD ROM contendo na íntegra as comunicações temáticas, os relatos e as comunicações livres a apresentar durante as sessões técnicas, bem como a descrição das visitas técnicas a promover.
Tal como em Congressos anteriores, está aberto um concurso dirigido a estudantes universitários
(de bacharelato ou de licenciatura), com vista à selecção do melhor trabalho original integrado no tema central do 6º Congresso da Água.
Ao trabalho seleccionado serão atribuídos:
>Prémio monetário de 100 000$00
>Inscrição gratuita do(s) autor(es) no Congresso
>Oportunidade de exposição no Congresso, em sessão especial
>Diploma comprovativo da atribuição do Prémio
>Publicação na revista “Recursos Hídricos” da APRH.
Será permitido o livre acesso a estudantes no acto da entrega do Prémio e na sessão especial de apresentação do trabalho premiado.
O Regulamento do Concurso encontra-se à disposição dos interessados no Secretariado da APRH.
No espaço anexo aos auditórios reservados para as sessões técnicas, realizar-se-á uma exposição documental, de equipamentos e de produtos relacionados com o tema do 6º Congresso da Água.
A exposição decorrerá nos dias de realização do Congresso, com sessão inaugural no primeiro dia.
Está prevista a realização de sessões de carácter técnico e/ou comercial, onde os expositores terão a oportunidade de apresentar e divulgar os seus produtos e serviços.