O complexo urbano-industrial de Sines face ao empreendimento de Alqueva

Rui Manuel Carvalho Godinho

Engo Quimico diplomado em Engenharia Sanitária. Técnico da Divisão do Plano Director do Gabinete da Area de Sines.

Resumo | Abstract

Faz-se resumidamente um enquadramento geral da problemática do abastecimento de água ao Complexo de Sines e as várias origens de água consideradas para esse fim, em que Alqueva assume um importante papel.

Confronta-se a situação actual em termos de necessidades estimadas e comenta-se o balanço consumos/disponibilidades em termos actuais comparando-se com a hipótese máxima de desenvolvimento inicialmente prevista onde se apontava para consumos da ordem dos 9-10 m3/sg.
Apresentam-se as razões que se julga terem determinado uma nova situação relativa a consumos totais e à sua distribuição no tempo, tentando colocar esta nova realidade perante a necessidade de recurso ou não a água do Guadiana (designadamente Alqueva).

São focados os aspectos económicos envolvidos na transferência de água do Guadiana para Sines via Albufeira do Roxo e em particular os encargos adicionais devidos às alterações a introduzir na primitiva rede de canais para regadio até ao Roxo.

Conclui-se pelo estabelecimento da forte correlação em termos de futuro entre os dois grandes projectos nacionais dado que a água de Alqueva será fundamental para uma segura expansão do Complexo de Sines.

Cookies
Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.