13 a 15 de Outubro de 2011 - Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Objectivo

As últimas décadas, em Portugal, têm sido um período de significativo investimento em infra-estruturas de hidráulica agrícola, o qual vem permitindo a instalação de um conjunto alargado de perímetros hidroagrícolas, implicando a construção de sistemas hidráulicos de grande dimensão e frequentemente de apreciável e pouco habitual complexidade – seja, designadamente ao nível de grandes barragens, adutores (grandes canais e condutas) e distribuidores, seja no que diz respeito a grandes estações elevatórias e aos equipamentos de medição, controlo e regulação.

Estes Aproveitamentos distribuem-se por áreas muito diversificadas do País, com condicionantes climáticas e hidrológicas, hidráulicas, morfológicas, geotécnicas, agronómicas, sócio - económicas, ambientais, patrimoniais e infra-estruturais especificas. Pode, a titulo de exemplo, citar-se no Norte, entre outros, os casos dos Aproveitamentos de Chaves, da Cova da Beira e do Mondego. No Sul do País, o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, pela sua índole multidisciplinar, dimensão e complexidade, bem expressa, no âmbito hidroagrícola, pelos 110.000ha de área a ser irrigada, adquire particular importância.

Boa parte destes Aproveitamentos estão em fase avançada de conclusão ou mesmo concluídos, aumentando significativamente a área assim irrigada.

Por outro lado, há um conjunto alargado de regadios com idade avançada - com mais de 5 décadas - a carecer de modernização. Neste contexto, têm especial enfoque as tecnologias e os processos inovadores na hidráulica agrícola, inerentes aos novos imperativos de eficiência e competitividade.
Impõe-se pois fazer uma reflexão aprofundada e detalhada sobre os sistemas, infra-estruturas e equipamentos que integram estes Aproveitamentos e ponderar sobre o “estado da arte” e as perspectivas futuras.

Pretende-se com este evento, tendo em atenção a experiência acumulada, analisar e discutir os actos de Engenharia associados à problemática dos Aproveitamentos Hidroagrícolas, na perspectiva da optimização da eficiência hidráulica, energética e agrícola.
 
Os temas a abordar nestas Jornadas são os seguintes:

  • Os   Aproveitamentos  Hidroagrícolas Nacionais
  • O Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. Os Subsistemas de Alqueva, Pedrógão e Ardila
  • As Origens de Água. Barragens e Infra-estruturas de Tomada de Água
  • Os Sistemas Elevatórios
  • Os Sistemas de Medição, Controlo e Regulação de Caudais
  • As infra-estruturas de Adução e Regularização
  • A Rede de rega e de Drenagem
  • A Construção de Infra-estruturas Hidroagrícolas. Problemas específicos e soluções encontradas.
  • Operação e Manutenção de Aproveitamentos Hidroagrícolas.
  • Reabilitação, Modernização e Inovação em Aproveitamentos Hidroagrícolas.
Parceiros

Apoio Técnico e Organizacional

Apoio Premium

Apoio Gold

Apoio Silver

 

 

INFORMAÇÃO

Link do artigo da Aqualogus
Caso tenha adquirido o nosso livro das Jornadas, pode fazer aqui o download da apresentação da Aqualogus uma vez que esta foi publicada incompleta.

NOVIDADES

Programa final (PDF)

ACTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS

Exposição

Curso sobre "Infra-estruturas Hidráulicas"

DOCUMENTOS

Boletim 2

Boletim 1

 

 

 

Share on Facebook

Contacto aprh.com
Tel: 21 844 34 28
Fax: 21 844 30 17
Email: aprh@aprh.pt