Reliability Analysis Applied to the Optimization of Dynamic Scour Protections for Offshore Windfarm Foundations

Tiago  João Fazeres Marques Ferradosa - Univ. Porto

Doutoramento em Engenharia Civil

Orientador: Prof. Doutor Francisco de Almeida Taveira Pinto

Júri:
Presidente: Prof. Doutor Fernando Veloso Gomes
Vogal: Prof.ª Doutora Maria da Graça Neves
Vogal: Prof. Doutor João Alfredo Ferreira dos Santos

Maio de 2018

Resumo

O presente trabalho versa sobre a optimização de protecções para o fenómeno de erosão localizada em estruturas offshore, como por exemplo, turbinas eólicas, plataformas petrolíferas e de gás natural, dispositivos de energia de ondas, entre outras.

A sua principal contribuição consiste no desenvolvimento de uma metodologia de análise de risco e fiabilidade que permite reduzir as dimensões do enrolamento utilizado na protecção, contribuindo para uma significativa redução de custos de transporte, instalação e manutenção. 

Este é um trabalho que tem vindo a despertar o interesse da indústria da energia marítima, em virtude, do seu potencial para o aumento da eficiência das operações de construção associadas à instalação de estruturas em alto mar. Recentemente, o Núcleo de Estruturas Hidráulicas e Energia do Mar (FEUP & CIIMAR) tem vindo a desenvolver trabalho de aplicação prática desta metodologia, em parceria com empresas do sector, para parques eólicos no Reino Unido e França. 

No futuro, espera-se que este trabalho contribua para a aceleração e retorno dos investimentos em energias renováveis marinhas.