Título:
Simulação interativa com piloto real de manobras de atracação e desatracação em modelo físico com mo
Resumo:
Em 1992 a FCTH, através do Laboratório de Hidráulica da EPUSP, tornou-se pioneira no Brasil na simulação interativa com piloto real de manobras portuárias em modelo físico com modelo rádio-controlado, calibrado com as provas de mar do navio e rebocadores. Desde então, o aprimoramento da metodologia tem-se constituído em consagrada ferramenta de planejamento operacional portuário e de segurança da navegação, através do treinamento de práticos, mestres de rebocadores e operadores portuários. Diferentemente dos simuladores numéricos, fundamentados nos equacionamentos matemáticos, a simulação fundamentada nas leis da Semelhança Mecânica permite visualizar fisicamente a interação entre escoamento e navio. O controle da manobra pelo piloto a partir de uma sala isolada do modelo, em que se vislumbra um verossímil cenário das instalações portuárias por micro-câmara giratória no passadiço do modelo de navio, fornece realística visão da manobra. Com pontuação e ponderação de quesitos sobre cada manobra pelo pessoal envolvido estabelece-se objetivamente o grau de segurança e operacionalidade, contemplando: atitude do navio, número de partidas da máquina, intervalo temporal entre as ordens do piloto, tempo total, dificuldades de giro, atuação da hidrodinâmica sobre o navio, riscos de acidentes (encalhe e/ou choques com estruturas e/ou outros navios atracados), rotações da máquina e espaço disponível.
Autores:
Paolo Alfredini, Ricardo Roberto da Costa Gonçalves