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Volume 23, Issue 2 - December 2023

 

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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 23, Issue 2, December 2023, Pages 91-115

DOI: 10.5894/rgci-n531
* Submission: 25 OCT 2022; Peer review: 1 APR 2023; Revised: 7 JUL 2023; Accepted: 7 JUL 2023; Available on-line: 8 FEB 2024

Influência da hidrodinâmica e dinâmica sedimentar da baía do Espírito Santo na variabilidade do padrão de assoreamento no porto de Tubarão, Brasil

Rafael Carvalho Neves@ 1, Valéria da Silva Quaresma2, Alex Cardoso Bastos3


@ Corresponding author: rafaeloceanografia@yahoo.com.br

1 Email: vdsquaresma@gmail.com

2 Email: alexcardosobastos@gmail.com


RESUMO
Tendo em vista a importância das vias navegáveis e portos brasileiros para o comércio exterior do país, além da crescente demanda por melhoria da infraestrutura portuária para aumento da competitividade do Brasil perante o mundo, o presente artigo tem como objetivo principal avaliar o processo de assoreamento no Porto de Tubarão, Vitória-ES. Por ser um dos portos mais importantes do Brasil e realizar dragagens de manutenção periódicas para manter a sua área marítima navegável, o entendimento da dinâmica sedimentar da região é fundamental para o correto planejamento de obras de dragagem e discussões sobre segurança da navegação na região. A partir da análise integrada de dados históricos de pluviometria de Vitória-ES, vazão do rio Santa Maria da Vitória, hidrodinâmicos e sedimentares da Baia de Vitória (BV) e Baía do Espírito Santo (BES), bem como avaliação da evolução batimétrica entre 2015 e 2018 no Porto de Tubarão, foi possível identificar o fluxo resultante da BV para a BES como a principal fonte de material sedimentar na região. Durante o período de baixa pluviosidade, entre junho de 2015 e abril de 2017, houve uma menor taxa de assoreamento na área do porto (0.02 m/ano) decorrente do pequeno aporte de material sedimentar da BV e região costeira adjacente, enquanto entre maio de 2017 e abril de 2018, foi observada a maior taxa de assoreamento na área do porto (0.35 m/ano) em função da maior pluviosidade e atuação de correntes resultantes preferencialmente para NE/E na BES, associadas à elevação da frequência da incidência de ondas de SE/S. Os resultados e as discussões apresentadas nesse estudo evidenciam a importância do monitoramento e avaliação contínua dos parâmetros meteo-oceanográficos e batimétrica como base para o entendimento da complexa dinâmica sedimentar observada nas regiões portuárias.

Palavras-chave: assoreamento, hidrodinâmica, batimetria

ABSTRACT
The importance of Brazilian waterways and ports for the country’s foreign trade and the growing demand for improving port infrastructure to increase Brazil’s competitiveness in the world inspired the main objective of this study to evaluate the siltation process in the Tubarão Port, Vitória-ES. Due periodic maintenance dredging necessity to keep its maritime area navigable, the understanding improvement of sedimentary dynamics in Tubarão Port area is imperative, in order to provide scientific basis for discussions, such as planning dredging projects and navigation safety. Starting from the integrated analysis of historical precipitation in Vitória-ES, flow in the Santa Maria da Vitória River and hydrodynamic and sedimentary data from Vitória Bay (BV) and Espírito Santo Bay (BES) and later integrating with bathymetric evolution between 2015 and 2018 at Tubarão Port, it was possible to identify the resulting flow from BV to BES as the main source of sedimentary material in the region. During the low precipitation period, between June 2015 and April 2017, there was a lower siltation rate in the port area (0.02 m/year) due the small sedimentary material supply from BV and the adjacent coastal region. While between May 2017 and April 2018, the highest siltation rate was observed in the port area (0.35 m/year) due the increased rainfall and currents acting preferentially to NE/E at BES, associated with rise of SE/S waves frequency. Results and discussions presented in this study show the continuous meteo-oceanographic and bathymetric monitoring importance as basis for understanding the complex sediment dynamics observed in port regions.

Keywords: siltation in harbor, hydrodynamics, bathymetry