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Volume 18, Issue 2 - September 2018

 

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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 18, Issue 2, September 2018, Pages 73-84

DOI: 10.5894/rgci-n65
* Submission: 3 NOV 2016; Peer review: 11 JUL 2017; Revised: 14 FEB 2018; Accepted: 3 SEP 2018; Available on-line: 9 NOV 2018

Sensibilidade Ambiental a Derramamento de Óleo e Mapeamento de Unidades de Paisagem na Região Portuária do Maranhão

Environmental Sensitivity to oil spill and Landscape Units mapping in the Maranhão Port region

Milena Marília Nogueira de Andrade1, Pedro Walfir Martins e Souza-Filho2, Claudio Fabian Szlafsztein3


1 Universidade Federal Rural da Amazônia. Email: milenamarilia.andrade@gmail.com
2 Universidade Federal do Pará, Instituto Tecnológico Vale. Email: pedropwm@gmail.com
3 Universidade Federal do Pará. Email: iosele@ufpa.br


RESUMO
Os diversos casos de derramamento de óleo ocorridos no mundo incentivaram os órgãos e as entidades envolvidos a aperfeiçoarem os métodos, tanto preventivos como corretivos. O mapeamento da sensibilidade ambiental deve ser realizado para a minimização dos danos gerados pelo impacto ambiental potencial. Desse modo, o objetivo deste trabalho é aplicar o Índice de Sensibilidade Ambiental (ISA), a partir do mapeamento das unidades de paisagem. As unidades de paisagem (17 no total) foram identificadas com recurso de interpretação visual de imagens de alta resolução Ikonos, trabalho de campo e inserção dos dados em um Sistema de Informação Geográfica. Posteriormente foi aplicado o ISA, representado numericamente de 1 a 10, em escala operacional. A área de estudo corresponde à região portuária de Itaqui na ilha de São Luís, Maranhão, onde há um intenso fluxo portuário e iminente ameaça de derramamento de óleo. Os resultados apontam para a presença de índices de alta a baixa sensibilidade ambiental nos seguintes ambientes: manguezal (ISA 10D), planície de maré lamosa (ISA 9A), escarpas protegidas em leitos sedimentares (paleofalésias) (ISA 8A), planície arenosa e bancos arenosos/lamosos (ISA 7), escarpas expostas com declives íngremes em areia (ISA 3B), praia com granulometria fina a média (ISA 3A), plataforma de abrasão (ISA 1C), e estruturas artificiais (ISA 1B).

Palavras-chave: Derramamento de óleo, Geomorfologia, Risco Ambiental, Sensoriamento Remoto.

ABSTRACT
Several cases of oil spills in the world have encouraged the agencies and entities to improve methods, both preventive and corrective. In order to minimize the damage generated by the potential environmental impact, the environmental sensitivity mapping must be performed. Thus, the objective of this work is to apply the Environmental Sensitivity Index (ESI), from the mapping of the landscape units. The landscape units (17 in total) were identified by visual interpretation of Ikonos high-resolution images, fieldwork and a Geographic Information System. Subsequently, the ESI was applied, numerically represented by 1 to 10, on an operational scale. The corresponding study area is the port region of Itaqui on the island of São Luís, Maranhão, where there is an intense port traffic and an imminent threat of oil spills. The results point to the presence of high to low environmental sensitivity indices in the following environments: mangroves (ISA 10D), low banks and tidal flats (ISA 9A), sheltered scarps in bedrock (Paleo-cliff) (ISA 8A), exposed sand tidal flats (ISA 7), scarps and steep slopes in sand (ISA 3B), fine to medium grained sand beaches (ISA 3A), exposed rocky cliffs with boulder talus base (ISA 1C), exposed, solid man-made structures (ISA 1B).

Keywords: Oil Spill, Geomorphology, Environmental Risk, Remote Sensing.

 

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