Volume 10, Issue 2 - June 2010
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 10, Número 2, Junho 2010, Páginas 201-215
DOI: 10.5894/rgci171
*
Submissão – 17 Junho 2009; Avaliação – 4 Julho 2009; Recepção da versão
revista – 11 Julho 2009; Disponibilização on-line - 17 Fevereiro 2010
Gestão ambiental integrada em Portos Organizados: uma análise baseada no caso do porto de Rio Grande, RS - Brasil
Integrated environmental management in Organized Ports: an analysis based in the Rio Grande port, RS - Brazil
Pedro Henrique Wisniewski Koehler @, 1, Milton Lauforcade Asmus 2
@ - Autor correspondente - e-mail: pedrokoehler@yahoo.com.br
1 Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Programa de Pós-graduação
em Oceanografia Física, Química e Geológica, Laboratório de
Gerenciamento Costeiro.
2 Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Oceanografia,
Laboratório de Gerenciamento Costeiro, Av. Itália, Km 8 s/n, Bairro
Carreiros, Rio Grande, RS. CEP 96.201-900. Caixa Postal 474, Brasil.
RESUMO
A idéia central do trabalho foi discutir possibilidades de integração
da gestão ambiental realizada em áreas portuárias, a partir do estudo
de caso do porto do Rio Grande – RS, tendo em vista o modelo de
exploração portuário brasileiro, onde o setor privado é concessionário
e operador e setor público o grande regulador. O escopo da gestão
ambiental do porto do Rio Grande foi delineado a partir da
caracterização analítica do sistema portuário industrial e da
identificação das principais ações exigidas pelo licenciamento
ambiental das instalações portuárias. O porto do Rio Grande conta com
mais de 30 empreendimentos diferentes responsáveis por mais de 40
atividades licenciadas pelo órgão ambiental estadual (FEPAM), além da
licença para a Área do Porto Organizado emitida pelo órgão ambiental
federal (IBAMA). As principais exigências com relação à gestão
ambiental dos empreendimentos dizem respeito ao tratamento de
efluentes, controle de emissões aéreas, gerenciamento de resíduos
sólidos e atendimento a emergências. Porém, a gestão ambiental ocorre
de forma fragmentada, sendo necessário o desenvolvimento de uma
política integradora. As possibilidades de articulação e integração das
ações de controle ambiental do sistema foram associadas ao ordenamento
territorial (zoneamento ambiental) e o licenciamento ambiental. Tais
possibilidades, por sua vez, dependem de condições objetivas
indispensáveis representadas por uma base informacional de
monitoramento e apoio à tomada de decisão e um arranjo institucional
para operar o sistema de gestão ambiental portuário, congregando os
órgãos ambientais, empreendimentos e Autoridade Portuária. A mudança da
cultura portuária para incorporação da questão ambiental deve ser
acompanhada de um ajuste interinstitucional no sistema de regulação do
setor e da adoção de tecnologias de suporte à tomada de decisão,
voltadas à realidade portuária e suas interfaces com o meio ambiente.
ABSTRACT
The paper discuss possibilities of environmental management integration
in port areas, based in the port of Rio Grande, RS (Brasil) study case,
considering the Brazilian port exploration model, where the private
sector are concessionaire and operator and the public sector occupies
the role of regulator. The environmental management scope of the Rio
Grande port was designed from the analytical characterization of the
industrial-port instalations and the identification of key actions
required by the environmental licensing of port facilities. The Rio
Grande port has more than 30 different undertakings responsible for
more than 40 licensed activities by the state environmental agency
(FEPAM), in addition to the Organized Port area, licensed by the
federal environmental agency (IBAMA). The enterprises related main
environmental management requirements gives respect to treatment of
effluents, air emissions control, solid waste management and care to
emergencies. However, the environmental management actions are
fragmented, requiring the development of an integrated policy. The
articulation and integration possibilities of environmental control
actions in the system were associated with spatial planning
(environmental zoning) and the environmental licensing. These
possibilities depend on objective conditions as indispensable basis for
monitoring and informational support to decision making and an
institutional arrangement to operate the port environmental management
system, integrating the environmental agencies, undertakings and the
port authority. The change of port culture for incorporation of
environmental issues should be accompanied by an adjustment in the
institutional sector regulation system and the adoption of technologies
to support the decision, considering the port reality and his
environmental interfaces.
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