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Volume 10, Issue 2 - June 2010

 

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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 10, Número 2, Junho 2010, Páginas 217-227

DOI: 10.5894/rgci173
* Submissão – 30 Junho 2009; Avaliação – 26 Novembro 2009; Recepção da versão revista – 25 Fevereiro 2010; Disponibilização on-line – 6 Maio 2010.

Risco Ambiental na zona costeira: uma proposta interdisciplinar de gestão participativa para os Planos de Controle a Emergências dos portos brasileiros *

Environmental risk in the coastal zone: a participating management interdisciplinary proposal for the plans for control of emergencies in organized Brazilian harbours

Sergio R. S. Barros @, 1, Julio Cesar Wasserman 1, Gilson B. A. Lima 2


@ autor correspondente: sergiobarros@vm.uff.br
1 Universidade Federal Fluminense - REMADS – Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
2 Universidade Federal Fluminense - NERPI – Núcleo de Estudos de Riscos de Processos Industriais - UFF


RESUMO
As demandas globais atuais vêm sugerindo que as organizações devem adotar novas práticas de gestão através do de políticas ambientais e de responsabilidade social buscando criar, desta forma, cenários econômicos mais sustentáveis. Para tanto, são necessárias políticas que integrem a gestão empresarial à gestão do território. Um dos caminhos que vêm sendo propostos é o da gestão participativa através da inserção da comunidade em questões que lhes concernem diretamente, como é o caso do meio ambiente e dos riscos ambientais. Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de gestão interdisciplinar e participativa de análise sócio-espacial de risco ambiental para os Planos de Controle da Emergência dos Portos Organizados. A metodologia foi estabelecida através da inter-relação dos saberes de duas grandes áreas, a das ciências naturais das ciências humanas. Para a avaliação do risco ambiental foi criado um modelo de análise sócio-espacial onde os resultados, numa etapa futura, deverão ser discutidos e validados com as partes interessadas. A análise técnica do risco ambiental foi baseada na observação in situ dos seguintes aspectos: (a) proximidade das áreas urbanas e de grandes adensamentos populacionais; (b) potenciais conflitos de usos com outras atividades; (c) extensão geográfica da atividade; (d) vulnerabilidade dos ecossistemas existentes e (e) a presença de Unidades de Conservação. Foi verificado que os níveis mais altos de risco representam os empreendimentos que possuem uma alta vulnerabilidade espacial diante da presença de fatores naturais e sociais. Dessa forma, foi evidenciado que os portos de Paranaguá e Santos apresentaram níveis de risco ambiental mais elevado. Este modelo avaliou diferentes níveis de percepção de risco ambiental nos portos organizados, sendo um modelo de alerta para vulnerabilidade sócio-espacial.

Palavra-chave: Gestão Portuária; Risco Ambiental; Análise sócio-espacial

ABSTRACT
Nowadays, the global concern on environment preservation and social equitability has been pushing the enterprise to develop new management practices that aim on an economically sustainable scenario. With this in mind, new environmental and business policies should integrate the management of the enterprise itself as the management of the territory. One of the paths that was proposed is the participating management by means of the inclusion of the neighboring communities in the decision processes, like in the case of the assessment of risk. This work aims on to propose an interdisciplinary and participative management model the allows a social and spatial analyses of the environmental risk to be included in the Plans for Control of Emergencies in Organized Harbors. The methods were established through the inter-relationship of the “knowledges” from two different research great areas exact sciences and human sciences. In order to evaluate the environmental risk, a social and spatial analysis model was established in a way that its results should be discussed and evaluated by the local players. The technical analysis of the environmental risk was based on in situ observation of the following aspects: (a) distance from urban areas; (b) Potential conflicts with other activities; (c) geographic reach of the activity; (d) sensibility of the pre-existing ecosystems and (e) presence of Conservation Units. The results indicate that the highest levels of risk are associated with highly vulnerable units due to its spatial location next to critical natural and social factors. Therefore the harbors of Paranaguá and Santos show the highest levels of environmental risk. This model attributed different levels of environmental risk perception among the organized harbors.

Keywords: Harbor Management; Environmental Risk; Social and Spatial Analysis

 

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