Volume 10, Issue 2 - June 2010
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 10, Número 2, Junho 2010, Páginas 217-227
DOI: 10.5894/rgci173
*
Submissão – 30 Junho 2009; Avaliação – 26 Novembro 2009; Recepção da
versão revista – 25 Fevereiro 2010; Disponibilização on-line – 6 Maio
2010.
Risco Ambiental na zona costeira: uma
proposta interdisciplinar de gestão participativa para os Planos de
Controle a Emergências dos portos brasileiros *
Environmental risk in the coastal zone: a participating management interdisciplinary proposal for the plans for control of emergencies in organized Brazilian harbours
Sergio R. S. Barros @, 1, Julio Cesar Wasserman 1, Gilson B. A. Lima 2
@ autor correspondente: sergiobarros@vm.uff.br
1 Universidade Federal Fluminense - REMADS – Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
2 Universidade Federal Fluminense - NERPI – Núcleo de Estudos de Riscos de Processos Industriais - UFF
RESUMO
As demandas globais atuais vêm sugerindo que as organizações devem
adotar novas práticas de gestão através do de políticas ambientais e de
responsabilidade social buscando criar, desta forma, cenários
econômicos mais sustentáveis. Para tanto, são necessárias políticas que
integrem a gestão empresarial à gestão do território. Um dos caminhos
que vêm sendo propostos é o da gestão participativa através da inserção
da comunidade em questões que lhes concernem diretamente, como é o caso
do meio ambiente e dos riscos ambientais. Este trabalho tem por
objetivo propor um modelo de gestão interdisciplinar e participativa de
análise sócio-espacial de risco ambiental para os Planos de Controle da
Emergência dos Portos Organizados. A metodologia foi estabelecida
através da inter-relação dos saberes de duas grandes áreas, a das
ciências naturais das ciências humanas. Para a avaliação do risco
ambiental foi criado um modelo de análise sócio-espacial onde os
resultados, numa etapa futura, deverão ser discutidos e validados com
as partes interessadas. A análise técnica do risco ambiental foi
baseada na observação in situ dos seguintes aspectos: (a) proximidade
das áreas urbanas e de grandes adensamentos populacionais; (b)
potenciais conflitos de usos com outras atividades; (c) extensão
geográfica da atividade; (d) vulnerabilidade dos ecossistemas
existentes e (e) a presença de Unidades de Conservação. Foi verificado
que os níveis mais altos de risco representam os empreendimentos que
possuem uma alta vulnerabilidade espacial diante da presença de fatores
naturais e sociais. Dessa forma, foi evidenciado que os portos de
Paranaguá e Santos apresentaram níveis de risco ambiental mais elevado.
Este modelo avaliou diferentes níveis de percepção de risco ambiental
nos portos organizados, sendo um modelo de alerta para vulnerabilidade
sócio-espacial.
Palavra-chave: Gestão Portuária; Risco Ambiental; Análise sócio-espacial
ABSTRACT
Nowadays, the global concern on environment preservation and social
equitability has been pushing the enterprise to develop new management
practices that aim on an economically sustainable scenario. With this
in mind, new environmental and business policies should integrate the
management of the enterprise itself as the management of the territory.
One of the paths that was proposed is the participating management by
means of the inclusion of the neighboring communities in the decision
processes, like in the case of the assessment of risk. This work aims
on to propose an interdisciplinary and participative management model
the allows a social and spatial analyses of the environmental risk to
be included in the Plans for Control of Emergencies in Organized
Harbors. The methods were established through the inter-relationship of
the “knowledges” from two different research great areas exact sciences
and human sciences. In order to evaluate the environmental risk, a
social and spatial analysis model was established in a way that its
results should be discussed and evaluated by the local players. The
technical analysis of the environmental risk was based on in situ
observation of the following aspects: (a) distance from urban areas;
(b) Potential conflicts with other activities; (c) geographic reach of
the activity; (d) sensibility of the pre-existing ecosystems and (e)
presence of Conservation Units. The results indicate that the highest
levels of risk are associated with highly vulnerable units due to its
spatial location next to critical natural and social factors. Therefore
the harbors of Paranaguá and Santos show the highest levels of
environmental risk. This model attributed different levels of
environmental risk perception among the organized harbors.
Keywords: Harbor Management; Environmental Risk; Social and Spatial Analysis
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