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Volume 11, Issue 1 - March 2011

 

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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 11, Número 1, Março 2011, Páginas 65-73

DOI: 10.5894/rgci194
* Submissão – 1 Março 2010; Avaliação – 6 Agosto 2010; Recepção da versão revista – 30 Agosto 2010; Disponibilização on-line – 23 Novembro 2010

# traduções para português da responsabilidade da comissão editorial.

Quantity and type of plastic debris flowing from two urban rivers to coastal waters and beaches of Southern California *

Quantidades e tipos de plásticos provenientes de dois rios urbanos que escoam para águas costeiras e praias do Sul da Califórnia (Estados Unidos) #

C.J. Moore @, 1, G.L. Lattin 1, A.F. Zellers 1


@ autor correspondente: Charles Moore: cmoore@algalita.org
1 Algalita Marine Research Foundation, 148 N. Marina Drive, Long Beach, CA 90803, USA


ABSTRACT
Plastic debris is a common persistent pollutant in marine and coastal environments worldwide. Questions naturally arise among those dealing with the debris as to its source. Here we quantify the contribution of a large urban area, the Los Angeles basin, to the problem via the two main rivers draining its watershed. Samples of river water were taken with a variety of nets during both rainy and dry conditions from mass emission sites above the reach of tidal influence in the Los Angeles and San Gabriel Rivers. The samples were from different strata in the flowing rivers using nets with less than 1mm mesh. Laboratory analysis of the samples divided the plastic debris into two size classes: >=1mm, <4.75mm, and >=4.75mm. A reason for the two size classes, in addition to providing a distinction between macro and micro debris, was that under California law, debris less than 5mm is not considered trash subject to regulation. The debris was first sorted into natural, plastic, and non-plastic manmade items. The plastic debris was then classified by type; either fragments, foams (mainly polystyrene), pre-production resin pellets, line, or films. Results extrapolated for 24 hours of flow from one moderate and one heavy rain day and one dry day when added together produced the following for 72 hours: Total number of plastic objects and fragments, 2,333,871,120.0 (2.3 billion), total weight of plastic objects and fragments 30, 438.52 kg (30 metric tons). In terms of the number of pieces, the majority, 71% were foams, with miscellaneous fragments at 14%, pre-production resin pellets at 10% and whole items at 1%. In terms of weight, however, whole items were the heaviest, at 37% of the total, followed by fragments at 29%, pellets at 13% and foamed polystyrene at 11%.

Keywords: fragments, polystyrene, urban runoff, solid wastes legislation.

RESUMO
O lixo marinho plástico é um poluente persistente e comum em ambientes costeiros de todo o mundo. Naturalmente nos questionamos sobre quais são as fontes desse poluente. Neste trabalho quantificamos a contribuição de uma grande área urbana, a bacia do rio Loa Angeles, para esse problema através da descarga dos dois principais rios de sua área de drenagem. Amostras de água do rio foram tomadas com vários tipos de redes, durante a estação seca e a estação chuvosa, em locais de grande emissão a montante da influência da maré nos rios Los Angeles e San Gabriel. As amostras eram de diferentes profundidades da coluna d’água, usando redes de 1mm de abertura. As análises no laboratório dividiram os plásticos em duas classes de tamanho: >=1mm a <4,75mm e >=4,75mm. A razão para esse corte das classes de tamanho, além de proporcionar uma distinção entre macro e micro fragmentos, advêm da lei da Califórnia, que diz que fragmentos menores do que 5mm não devem ser considerados lixo sujeito á regulamentação. Inicialmente uma separação foi feita entre fragmentos naturais, plásticos e de origem antropogênica não-plásticos. Os plásticos foram então classificados como fragmentos, isopor, esférulas plásticas pré-produção, fios e filmes. Os resultados, quando extrapolados para 24horas de fluxo resultante de chuvas leves, moderadas e pesadas (72horas) de fluxo, foram um numero total de itens plásticos e fragmentos 2.333.871.120,0 (~2,3 milhões); e um peso total de itens plásticos e fragmentos 30.438,52g (~30 toneladas métricas). Em termos de numero de itens, a maioria eram isopor/espumas (71%); fragmentos indefinidos eram 14%; , esférulas plásticas pré-produção eram 10% e; itens inteiros 1%. Em termos de peso, no entanto, itens inteiros eram os mais pesados (37%), seguidos dos fragmentos (29%), por sua vez seguidos das esférulas plásticas pré-produção (13%) e finalmente do isopor/espumas (11%).

Palavras-chave: fragmentos plásticos, isopor, aporte urbano, legislação ambiental sobre resíduos sólidos.

 

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