Volume 10, Issue 4 - December 2010
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 10, Número 4, Dezembro 2010, Páginas 419-434
DOI: 10.5894/rgci210
*
Submissão – 28 Abril 2010; Avaliação – 20 Maio 2010; Recepção da versão
revista – 20 Julho 2010; Disponibilização on-line – 2 Dezembro 2010
Avaliação de Impactos Ambientais no Meio Físico decorrentes de Obras de Engenharia Costeira - Uma Proposta Metodológica*
Assessment of Environmental Impacts on the Physical Environment due to Coastal Engineering Works - A Proposed Methodology
Alessandro Farinaccio@, 1, Moysés Gonsalez Tessler1
@ autor correspondente: alfageo@ig.com.br
1 Universidade de São Paulo (USP), Instituto Oceanográfico
RESUMO
O presente artigo apresenta uma proposta para a avaliação de impactos
no meio físico de ambientes costeiros decorrente da implantação de
obras de engenharia na linha de costa. Para a avaliação dos impactos
foi desenvolvida uma matriz que permite a representação gráfica de
obras situadas nos ambientes costeiros, e a avaliação de seus impactos,
considerando as particularidades dos empreendimentos, bem como, as
particularidades dos diferentes tipos de ambientes e seus
condicionantes. A matriz proposta combina dois métodos já conhecidos na
avaliação de impacto ambiental aplicados nos Estudos de Impacto
Ambiental, e consiste da associação do método Matricial de Leopold, ou
Método de Matrizes de Interação, com o Método de Listas de Interação ou
Check Lists (Método de Battelle-Columbus). Integram a matriz as
principais obras de engenharia que ocorrem na linha de costa dos
municípios costeiros na costa centro-sul do Estado de São Paulo e que
correspondem aos municípios de Santos, São Vicente, Praia Grande e
Guarujá. Para a avaliação de impactos nestes municípios, foram
estabelecidos setores os quais correspondem aos diferentes ambientes
costeiros que integram a região, sendo estes: uma baía, praias arenosas
oceânicas e canais estuarinos. Na proposta de avaliação de impacto tais
obras foram classificadas como obras de proteção, obras de recuperação,
obras de infra-estrutura e obras de lazer e turismo. O trabalho conclui
que a avaliação de impactos executada por meio da aplicação da matriz
proposta na metodologia apresenta-se como uma ferramenta eficaz na
avaliação de impactos em ambientes costeiros, uma vez que contempla a
maioria de obras na linha de costa de praias arenosas e canais
estuarinos encontrados ao longo da costa brasileira, e permite em casos
de planejamento territorial uma visualização regional das intervenções
na dinâmica costeira decorrentes de obras de engenharia. A estrutura e
configuração final da matriz permitem a sua aplicação em obras
costeiras existentes, bem como obras hipotéticas, uma vez que a mesma
foi concebida a partir de casos reais identificados, ou seja, permite
uma avaliação de obras já concluídas, como apresentadas nos estudos de
caso, ou obras em fase de planejamento ou em execução.
Palavras-chave: -
ABSTRACT
This paper presents a proposal for assessing physical impacts on
coastal environments caused by civil engineering works along the
coastline. A matrix was developed for the assessment of impacts that
allows graphical representation of engineering works located in
coastal environments and evaluation of the impacts on these
environments, considering both the particularities of these
developments and the particularities of the different environments and
their constraints. The proposed matrix combines two methods already
used in environmental impact assessments. It consists of associating
the Leopold Matrix, or the method of interaction matrices, with the
method of interaction lists or Checklists (Battelle-Columbus Method).
The matrix is composed of the main engineering works occurring along
the coastlines of municipalities in the central southern coast of the
State of São Paulo. These municipalities include Santos, São Vicente,
Praia Grande and Guarujá. To assess impacts on these municipalities,
sectors corresponding to the different coastal environments in the
region were established. These sectors are: a bay, oceanic sandy
beaches and estuarine channels. In the proposed impact assessment,
civil works were classified as protection, recovery, infrastructure,
recreation and tourism. The present paper concludes that the assessment
of impacts using the proposed matrix is as an effective tool for
coastal environments since it covers the majority of coastal civil
engineering works on sandy beaches and in estuarine channels
encountered on the Brazilian coast and, in cases of land planning, it
permits a regional view of interventions on coastal dynamics arising
from civil engineering works. The structure and final configuration of
the matrix make it applicable to both existing and projected civil
coastal works, since it was conceived from actual identified cases.
Therefore, it allows an evaluation of works that have already been
completed, as presented in the case studies, or works in their planning
and execution phases.
Keywords:
-
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