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Volume 13, Issue 2 - June 2013

 

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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 13, Número 2, Junho 2013, Páginas 137-144

DOI: 10.5894/rgci334
* Submission: May 22, 2012; Evaluation: June 21, 2012; Reception of revised manuscript: July 25, 2012; Accepted: October 3, 2012; Available on-line: October 9, 2012

Percepção Ambiental de estudantes na Conservação das Tartarugas Marinhas em Aveiro, Portugal *

Environmental Perception of students on the Conservation of Sea Turtles in Aveiro, Portugal

Patricia Ishisaki Salvarani @, 1, Ana Carolina de Menezes Fernandes 1, Fernando Manuel Raposo Morgado 1


@ - Corresponding author: patysalvarani@hotmail.com
1 - Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago - 3810-193 Aveiro, Portugal


RESUMO
Devido à exploração dos recursos naturais pelo homem, espécies de animais e plantas sofrem a ameaça de extinção. O impacto humano sobre os habitats das tartarugas marinhas é reconhecido há décadas, sendo que todas as espécies estão catalogadas como “vulneráveis” ou “em perigo”. Uma das formas de sensibilizar a sociedade sobre a sua importância e riscos ambientais é através de informações sobre essas questões, através da Educação Ambiental (EA), que surgiu na década de 60 e na Conferência de Estocolmo foi apontada como uma das estratégias para a solução dos problemas ambientais e para a educação dos indivíduos. Em ambiente escolar, para que a educação seja efetiva, é necessário que o professor relacione os conteúdos aprendidos com o cotidiano dos alunos, para que os mesmos pensem as suas atitudes junto aos problemas ambientais. Este trabalho tem por objetivo identificar e caracterizar através da utilização de inquéritos, a percepção dos alunos de duas escolas em Aveiro, quanto aos conceitos ambientais focando a Conservação das Tartarugas Marinhas. Com base no levantamento da percepção dos alunos, foi possível identificar a necessidade de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, principalmente na conservação de animais marinhos, pois a maioria não possui conhecimento da importância de sua preservação.

Palavras-chave: Conservação; Tartarugas Marinhas; Percepção Ambiental; Inquéritos.

ABSTRACT
Due to the exploitation of natural resources by man, animal and plant species face the threat of extinction. And the human impact on habitats of sea turtles has been recognized for decades, and that all species are listed as “vulnerable” or “endangered.” One way to make society aware of its importance and environmental risks is through information on these issues through the Environmental Education (EE), which emerged in the 60s and the Stockholm Conference was named one of the strategies for solving environmental issues and education of individuals. In the school environment, for education to be effective, it is necessary that the teacher relates the content learned from the daily lives of students so that they think with their attitudes to environmental issues. This work aims to identify and characterize by the use of surveys, the perception of students from two schools in Aveiro, about the environmental concepts focusing on the Conservation of Sea Turtles. Based on the survey of the perceptions of students, it was possible to identify the need to sensitize them on environmental issues, especially in the conservation of marine animals, as the majority has no knowledge of the importance of its preservation.

Keywords: Conservation; Marine Turtles; Environmental Awareness; Surveys.

 

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