Volume 13, Issue 2 - June 2013
Download (762KB, PDF) |
- Abstract / Resumo
- References / Bibliografia
- Citations / Citações
Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 13, Número 2, Junho 2013, Páginas 137-144
DOI: 10.5894/rgci334
* Submission: May 22, 2012; Evaluation: June 21, 2012; Reception of
revised manuscript: July 25, 2012; Accepted: October 3, 2012; Available
on-line: October 9, 2012
Percepção Ambiental de estudantes na Conservação das Tartarugas Marinhas em Aveiro, Portugal *
Environmental Perception of students on the Conservation of Sea Turtles in
Aveiro, Portugal
Patricia Ishisaki Salvarani @, 1, Ana Carolina de Menezes Fernandes 1, Fernando Manuel Raposo Morgado 1
@ - Corresponding author: patysalvarani@hotmail.com
1 - Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago - 3810-193 Aveiro, Portugal
RESUMO
Devido à exploração dos recursos naturais pelo homem, espécies de
animais e plantas sofrem a ameaça de extinção. O impacto humano sobre
os habitats das tartarugas marinhas é reconhecido há décadas, sendo que
todas as espécies estão catalogadas como “vulneráveis” ou “em perigo”.
Uma das formas de sensibilizar a sociedade sobre a sua importância e
riscos ambientais é através de informações sobre essas questões,
através da Educação Ambiental (EA), que surgiu na década de 60 e na
Conferência de Estocolmo foi apontada como uma das estratégias para a
solução dos problemas ambientais e para a educação dos indivíduos. Em
ambiente escolar, para que a educação seja efetiva, é necessário que o
professor relacione os conteúdos aprendidos com o cotidiano dos alunos,
para que os mesmos pensem as suas atitudes junto aos problemas
ambientais. Este trabalho tem por objetivo identificar e caracterizar
através da utilização de inquéritos, a percepção dos alunos de duas
escolas em Aveiro, quanto aos conceitos ambientais focando a
Conservação das Tartarugas Marinhas. Com base no levantamento da
percepção dos alunos, foi possível identificar a necessidade de
sensibilizá-los sobre as questões ambientais, principalmente na
conservação de animais marinhos, pois a maioria não possui conhecimento
da importância de sua preservação.
Palavras-chave: Conservação; Tartarugas Marinhas; Percepção Ambiental; Inquéritos.
ABSTRACT
Due
to the exploitation of natural resources by man, animal and plant
species face the threat of extinction. And the human impact on habitats
of sea turtles has been recognized for decades, and that all species
are listed as “vulnerable” or “endangered.” One way to make society
aware of its importance and environmental risks is through information
on these issues through the Environmental Education (EE), which emerged
in the 60s and the Stockholm Conference was named one of the strategies
for solving environmental issues and education of individuals. In the
school environment, for education to be effective, it is necessary that
the teacher relates the content learned from the daily lives of
students so that they think with their attitudes to environmental
issues. This work aims to identify and characterize by the use of
surveys, the perception of students from two schools in Aveiro, about
the environmental concepts focusing on the Conservation of Sea Turtles.
Based on the survey of the perceptions of students, it was possible to
identify the need to sensitize them on environmental issues, especially
in the conservation of marine animals, as the majority has no knowledge
of the importance of its preservation.
Keywords: Conservation; Marine Turtles; Environmental Awareness; Surveys.
Amaro, A.; Póvoa, A.; Macedo, L. (2005) - A arte de fazer questionários. 10p., Tese de Mestrado, Universidade do Porto, Porto, Portugal. Não publicado.
Baldin,
N.; Medeiros, S.H.W.; Destefani, A.; Silva, A.P.; Trindade, E.P.;
Nascimento, R.C. (2004) - Instrumento de pesquisa em educação ambiental
comunitária – elaboração e testagem: uma experiência na comunidade Vila
Nova em Joinville – SC. Revista Saúde e Ambiente (ISSN: 1518-756X), 5(2):52-68. Disponível em: http://periodicos.univille.br/index.php/RSA/article/view/63/99.
Berna, V. (2004) - Como fazer educação ambiental. 144p., 2º ed., Paulus, São Paulo, SP, Brasil. ISBN: 8534918449.
Bogan, M.B.; Kromrey, J.D. (1996) - Measuring the Environmental
Literacy of High School Students. Florida Journal of Educational
Research (ISSN: 0428-7355), 36:61-72. Disponível em: http://www.coedu.usf.edu/fjer/1996/1996_Bogan.htm.
Bondioli,
A.C.V.; Nagaoka, S.M.; Filho, E.L.A.M. (2005) - Ocorrência,
distribuição e status de conservação das tartarugas marinhas presentes
na região de Cananéia, SP. II Jornada de Conservação e Pesquisa de Tartarugas marinhas no Atlântico Sul Ocidental, Praia do Cassino, SP, Brasil. Disponível em:
http://www.tortugasaso.org/ASO3.pdf.
Costa, G.O. (2004) - Educação Ambiental - Experiências dos Zoológicos Brasileiros. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (ISSN: 1517-1256), 13:140-150, Rio Grande, RS, Brasil. Disponível em: http://www.remea.furg.br/edicoes/vol13/art09.pdf.
Crouse,
D.T.; Crowder, L.B.; Caswell, H. (1987) - A Stage-Based Population
Model for Loggerhead Sea Turtles and Implications for Conservation. Ecology, 68(5):1412-1423. doi:10.2307/1939225.
Dias,
G.F. (2000) - Educação ambiental: princípios e práticas. 552p., 6º ed.,
Editora Gaia, São Paulo, SP, Brasi. ISBN: 8585351098.
Epperly,
S.; Frazier, J. (2000) - Resolutions of the Members of the 20th Annual
Symposium on Sea Turtle Biology and Conservation. Marine Turtle Newsletter (ISSN: 0839-7708), 88:22-26. Disponível em: http://www.seaturtle.org/mtn/PDF/MTN88.pdf.
Ferreira,
M.C.E.; Hanazaki, N.; Simões-Lopes, P.C. (2006) - Conflitos ambientais
e a conservação do boto-cinza na visão da comunidade da Costeira da
Armação, na APA de Anhatomirim, Sul do Brasil. Natureza & Conservação (ISSN: 1679-0073), 4(1):64-74.
Frazão,
J.O.; Silva, J.M.; Castro, C.S.S. (2010) - Percepção Ambiental de
alunos e professores na Preservação das Tartarugas Marinhas na Praia de
Pipa – RN. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental (ISSN: 1517-1256), 24:1517-1256, Rio Grande, RS, Brasil. Disponível em: http://www.remea.furg.br/edicoes/vol24/art10v24.pdf.
Gil, A.C. (2006) - Métodos e técnicas de pesquisa social. 206p., Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil. ISBN: 8522451427.
Gil, A.C. (2007) - Como elaborar projetos de pesquisa. 175p., 4º ed., Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil. ISBN: 8522458235.
Ghglione, R.; Matalon, B. (1997) - O Inquérito – Teoria e Prática. 348p., 3º ed., Celta Editora, Oeiras, Portugal. ISBN: 9727741207.
Graciolli,
S.R.P.; Zanon, A.M.; Souza, P.R. (2008) - “Jogo dos predadores”: uma
proposta lúdica para favorecer a aprendizagem em ensino de ciências e
educação ambiental. Revista eletrônica Mestrado em Educação Ambiental (ISSN: 1517-1256), 20:202-216, Rio Grande, RS, Brasil. Disponível em: http://www.remea.furg.br/edicoes/vol20/art15v20.pdf.
Guimarães, M. (2005) - Dimensão ambiental na educação. 108p., 7º ed., Editora Papirus, Campinas, SP, Brasil. ISBN: 8530803329.
Hero, J.; Ridgwa, Y.T. (2006) - Declínio global de espécies. In: C.F.D. Rocha, H.G. Bergallo, M.A.S. Alves, & M.V. Sluys (org.), Biologia da conservação: essências, pp. 53-90, Editora Rima, São Carlos, SP, Brasil. ISBN: 85-7656-089-5.
Herman, M.L.; Passineau, J.F.; Schimpf, A.L.; Treuer, P. (1992) - Orientando a Criança para Amar a Terra. 176p., Augustus Editora, São Paulo, SP, Brasil. ISBN: 8585497017.
IUCN (2009) - IUCN Red List of Threatened Species. IUCN - International Union for Conservation of Nature and Natural Resources. Disponível em: http://www.iucnredlist.org/.
Jiménez
Aleixandre, M.P.; López R.R.; Pereiro, C. (1995) - Integrando la
educación ambiental en el currículum de ciencias. Alambique: Didática de las ciencias experimentales (ISSN: 1133-9837), 6:9-17, Barcelona, Espanha. Disponível em: http://alambique.grao.com/revistas/alambique/
006-la-educacion-ambiental/integrando-la-ea-en-el-curriculum-de-ciencias.
Kollmuss,
A.; Agyeman, J. (2002) - Mind the Gap: why do people act
environmentally and what are the barriers to pro-environmental
behavior?. Environmental Education Research, 8(3):239-260. doi: 10.1080/13504620220145401.
Laist, D.W. (1987) - Overview of the Biological Effects of Losta and Discarded Plastic Debris in the Marine Environment. Marine Pollution Bulletin, 18(6):319-326. doi: 10.1016/S0025-326X(87)80019-X.
Lavega, E.L. (2004) - Awareness, Knowledge, and Attitude about Environmental Education: Responses from Environmental Specialists. High School Instructors, Students, and Parents. Phd thesis, 92 p., University of Central Florida, Orlando, FL, USA. Não Publicado.
Luck, M. (2003) - Education on marine mammal tours as agent for conservation-but do tourists want to be educated?. Ocean & Coastal Management, 46(9-10):943-956. doi:10.1016/S0964-5691(03)00071-1.
Lutcavage, M.E.; Plotkin, P.; Witherington, B.; Lutz, P.L. (1997) - Human impacts on sea turtle survival. In: P.L. Lutz & J.A. Musick (eds.), The Biology of Sea Turtles, pp.387-409, CRC Press. Vancouver, WA, EUA. ISBN: 9780849384226.
Mayer, M. (1998) - Educación Ambiental: de la acción a la investigación. Enseñanza de las Ciencias (ISSN: 0212-4521), 16(2):217-231, Barcelona, Espanha. Disponível em: http://www.raco.cat/index.php/ensenanza/
article/view/21530/21364.
Monteiro,
S.; Sousa, M.H.; Malhão, V.; Parente, M.; Medeiros, A.; Costa, A.C.;
Cunha, R.T.C. (2007) - Actividade de Educação Ambiental realizadas pelo
CCPA no decorrer da XIII Expedição Científica do Departamento de
Biologia – Flores e Corvo. Relatórios e Comunicações do Departamento de Biologia, nº 35, pp.163-167, Ponta Delgada, São Miguel, Açores, Portugal. ISBN: 9789728612382. Disponível em : https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/724/1/Actividades%20de
%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental%20realizadas%20pelo%
20CCPA%20no%20decorrer%20da%20XIII%20Expedi%C3%A7%C3%
A3o%20Cient%C3%ADfica%20do%20Departamento%20de%20Biologia
%20%E2%80%93%20Flores%20e%20Corvo%202007.pdf.
Morin, E. (2005) - Os sete saberes necessários à educação do futuro. 118p., 11º ed., Editora Cortez, São Paulo, SP, Brasil. ISBN: 852490741X.
Morgado, F.; Pinho, R.; Leão, F. (2000) - Educação Ambiental, Para um ensino interdisciplinar e experimental da Educação Ambiental. 102p., Plátano Edições Técnicas, Lisboa, Portugal. ISBN: 9727072747.
Muñoz, G.T. (2003) - El cuestionario como instrumento de investigación / evaluación. Tomás García Muñoz, Almendralejo, Espanha. 28p. Disponível em: http://personal.telefonica.terra.es/
web/medellinbadajoz/sociologia/El_Cuestionario.pdf.
Nagagata, E. (2006) - A importância da Educação Ambiental como ferramenta adicional a programas de Conservação. In: Rocha, C.F.D.; Bergalho, H.G.; Van Sluys, M.; Alves, M.A.S. (org.), Biologia da Conservação: essências, pp.583-584, Editora Rima, São Carlos, SP, Brasil. ISBN: 8576560895.
Oliveira,
L.A.A.; Milaré, T.; Silva, C.S., Marques, R.N.; Oliveira, O.M.M.F.
(2005) - Educação Ambiental e Artística: uma parceria que deu certo. Anais do IV Encontro Ibero-americano de coletivos escolares, Lajeado, RS, Brasil.
Özden, M. (2008) - Environmental Awareness and Attitudes of Student Teachers: An Empirical Research. International Research in Geographical and Environmental Education, 17(1):40-55. doi: 10.2167/irgee227.0.
Palma, I.R. (2005) - Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental.
Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola de Engenharia,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7708/
000554402.pdf?sequence=1
Parasuraman, A. (1991) - Marketing research. 898p., 2º ed., Addison Wesley Publishing company, Miami, Estados Unidos da America. ISBN: 0201502828.
Pardal, L.; Correia, E. (1995) - Métodos e Técnicas de Investigação Social. 192p., Areal Editores, Porto, Portugal. ISBN: 9789896472542.
Pedrini, A.G. (1998) - Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 294p., Editora Vozes, Petrópolis, RJ, Brasil. ISBN: 8532619460.
Poloczanska, E.S.; Limpus, C.J.; Hays, G.C. (2009) - Vulnerability of marine turtles to climate change. Advances in Marine Biology , 56:151-211. ISBN: 978-0-12-374960-4. DOI: 10.1016/S0065-2881(09)56002-6.
Pupo,
M.M.; Soto, J.M.R.; Hanazaki, N. (2006) - Captura incidental de
tartarugas marinhas na pesca artesanal da Ilha de Santa Catarina, SC. Biotemas (ISSN: 0103 – 1643), 19(4):63-72, Florianópolis, SC, Brasil. Disponível em: http://www.biotemas.ufsc.br/volumes/
pdf/volume194/p63a72.pdf.
Quivy, R.; Campenhoudt, L. (1998) - Manual de Investigação em Ciências Sociais. 282p., Gradiva, Lisboa, Portugal. ISBN: 9726622751.
Reis,
M.L. (1998) - Anos de registro de animais silvestres recebidos pelo JZB
de particulares ou de apreensão: Implicações BA conservação da fauna do
Distrito Federal. Resumos do XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 360 p, Recife, PE, Brasil.
Rodrigues, E. (2002) - Conservation Biology; a crisis science Semina. Ciências Agrárias, (ISSN: 1676-546X), 23(2):261-272 Londrina, PR, Brasil. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/
index.php/semagrarias/article/view/2107.
Sahin, H.; Erkal, S. (2010) - The attitudes of middle school teachers toward the environment - Social Behavior & Personality (ISSN: 1179-6391), 38(8):1061-1071, Palmerston North, New Zealand. Disponível em: http://www.sbp-journal.com/index.php/sbp/issue/view/174.
Sales, G.; Giffoni, B.B.; Barata, P.C.R. (2008) - Incidental catch of sea turtles by the Brazilian pelagic longline fishery. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, 88(4):853-864.
doi: 10.1017/S0025315408000441.
Saraiva,
V.M.; Nascimento, K.R.P.; Costa, R.K.M. (2008) - A prática pedagógica
do ensino de educação ambiental nas escolas públicas de João Câmara –
RN. Holos, (ISSN: 1807-1600), 24(2):81-93, Rio Grande do Norte, RN, Brasil. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/
index.php/HOLOS/article/view/187.
Torres, D.F.; Oliveira, E.S. (2008) - Percepção Ambiental: Instrumento para Educação Ambiental em Unidades de Conservação. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (ISSN: 1517-1256), 21:227-235, Rio Grande, RS, Brasil. Disponível em: http://www.remea.furg.br/edicoes/vol21/art15v21.pdf.
Villio, A.M.; Paiva, C.R. (2003) - Percepção Ambiental de Alunos da 1º a 4º sério - Ensio Fundamental.
Trabalho de conclusão do curso de PósGraduação - Latu Sensu,
Especialização em Educação Ambiental da Universidade de São Paulo -
Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, SP, Brasil. Não Publicado.
Wetherall,
J.A.; Balazs, G.H.; Tokunaga, R.A.; Young, M.Y.Y. (1993) - Bycatches of
marine turtles in North Pacific high-seas driftnet fisheries and
impacts on the stocks. International North Pacific Fisheries Commission Bulletin (0074-7157), 53(3):519-538, Vancouver, Canadá. Disponível em: http://www.npafc.org/new/inpfc/
INPFC%20Bulletin/Bull%20No.53/Bulletin53(II).pdf.
em construção