Volume 13, Issue 1 - March 2013
![]() |
- Abstract / Resumo
- References / Bibliografia
- Citations / Citações
Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 13, Número 1, Março 2013, Páginas 45-59
DOI: 10.5894/rgci348
* Submission: 29 August 2012; Evaluation: 30 September 2012; Revised
manuscript: 15 December 2012; Accepted: 15 February 2013; Available
on-line: 20 February 2013
Experimento de Fluxo de Sedimentos em um Segmento de Campo de Dunas Eólicas Costeiras de Jenipabu - Litoral Oriental do Rio Grande do Norte, Brasil *
Sediment Flow Experiment in a segment of Jenipabú Coastal Dunes,
East Coast of Rio Grande do Norte, Brazil
Júlia Varella Malta @, 1, Ricardo Farias do Amaral 2
@ - Corresponding author: jvmalta@ymail.com
1 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de
Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG), Natal, Brasil.
2 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Geologia, Natal, CEP 59066-800, Brasil
RESUMO
O presente estudo analisa as medidas de transporte eólico utilizando
coletores de areia verticais (Sand Traps) ao longo de um campo de dunas
na praia de Jenipabu, município de Extremoz no estado do Rio Grande do
Norte, ao Norte da cidade de Natal. Estas medidas foram utilizadas como
parâmetro de movimentação eólica nesta região. Três campanhas de
amostragem foram realizadas no mês de setembro de 2011, período do ano
com maiores velocidades de vento, e uma em dezembro de 2011, período
onde a velocidade do vento começa a diminuir. Ao longo de quatro perfis
longitudinais do Campo de Dunas de Jenipabu foram utilizados 3 tipos
diferentes de coletores eólicos cilíndricos de PVC: coletor do tipo
“T”, com abertura de 50 cm a partir do nível da superfície (campo “b” e
“c”), coletor do tipo “I”, com abertura de 25 cm a partir do nível da
superfície e do tipo “S” com abertura de 25 cm acima da superfície do
solo (campos “a” e “d”). Os dados meteorológicos in situ foram obtidos
com a utilização de estação meteorológica portátil e complementados com
os oriundos da Estação Meteorológica de Natal, distante 12 km da área
de estudo. Os sedimentos coletados pelas armadilhas de areia foram
lavados e pesados, com isso foi calculada a carga eólica de sedimentos
(carga eólica). Em setembro, a taxa de transporte variou de 0,01 até
11,39 Kg m-1 h-1 e, em dezembro, entre 0,33 e 1,30 Kg. m-1. h-1. nos
coletores tipo “T”. Nos coletores tipo “I” esses valores variaram entre
0,01 e 11,39 Kg m-1 h-1, enquanto que nos coletores tipo “S” de 0,01 a
0.73 Kg. m-1. h-1. De acordo com a análise estatística, o transporte de
sedimento aumenta em proporção direta à velocidade do vento, exceto com
as amostras dos coletores do tipo “S”, pois foi encontrado um F=
0,139808. O transporte de sedimentos é mais intenso nos primeiros 25 cm
da superfície (Q=8 Kg. m-1. h-1), enquanto que, a níveis acima de 25cm
de altura, os valores não ultrapassaram 0,35 Kg m-1 h-1, Atualmente, a
ocupação humana fecha o suprimento de areia da praia de Santa Rita para
o interior do campo de dunas de Jenipabu, que juntamente com a elevação
do perfil da velocidade do vento, fazem com que o transporte eólico
seja mais intenso do meio para o topo da duna. Nas áreas com vegetação
esparsa, a face livre de deslocamento da duna acelera o processo de
colmatação das lagoas de Jenipabu, importante destino turístico
regional.
Palavras Chave: Dunas móveis, coletores de areia, velocidades de vento, morfodinâmica, gestão costeira.
ABSTRACT
These study made the analysis of the measurement of the aeolian
transport using vertical sand traps across the dune field of Jenipabu,
in the municipality of Extremoz, Rio Grande do Norte state, northern of
the city of Natal. These measurements were used as a parameter of the
sand aeolian transport in the region. There were made three field trips
in September 2011 in September 13th (campo “a”), 21st (campo “b”) and
29th (campo “c”), time of the year where the wind speed is the higher,
and one in December 08th of 2011(campo “d”), time of the year where the
wind speed starts to decrease. Through four longitudinal profiles of
the Jenipabu’s dune fields were used 3 types of cylindrical aeolian
traps made of CPV: type “I” with the collecting opening of 25 cm from
the surface level, and “S” with the collecting opening of 25 cm from 25
cm of the surface level in six collect points in one of the September
13th (campo “a”) field trips and another in December 08th (campo “d”),
and sand traps type “T” with the collecting opening of 50 cm from the
surface level, in the other field trips in September 21st e 29th (campo
“b” e “c”) across the dune field of Jenipabu. The meteorological data
were gotten in situ with a portable meteorological station and those
data were complimented with those from the Natal Meteorological Station
away about 12 km from the study area. The sediments that were collected
with the sand traps were washed and weighed, with it was calculated
sediment wind load. In September the sediment flux varied from 0,01 to
11,39Kg. m-1. h-1 and in December from 0,01 to 11,39 Kg. m-1. h-1 with
the type “T” sand traps. While in the type “I” sand traps the wind load
varied from 0,33 to 1,30 Kg. m-1. h-1, and with the type “S” sand traps
the wind load varied from 0,01 to 0.73 Kg. m-1. h-1. According the
statistic analyses the sediment transport increases in direct
proportion to the wind speed, except in the samples collected with the
type “S” sand traps where there were found a F= 0,139808. The aeolian
transport is more intense in the first 25cm from de surface (Q=8 Kg.
m-1. h-1), whereas in over 25cm from the surface the wind load values
were less than 0,35 Kg. m-1. h-1. Nowadays the human occupation shuts
the sediment supply from the Santa Rita beach into the dune field of
Jenipabu, which in addition to the rise of the wind speed profile makes
the aeolian transport more intense from the middle to the top of the
dune. Where there are sparsely vegetated the displacement free dune
face increases the clogging process of the Jenipabu pond, a important
regional tourist destination.
Keywords: Mobile dunes, sand traps, wind speed, morphodynamics, coastal management.