Volume 13, Issue 3 - September 2013
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 13, Número 3, Setembro 2013, Páginas 365-377
DOI: 10.5894/rgci354
* Submission: 2 September 2012; Evaluation: 6 October 2012; Reception
of revised manuscript: 18 June 2013; Accepted: 30 June 2013; Available
on-line: 4 July 2013
Análise das lógicas de ação de atores sociais em torno do licenciamento ambiental de um terminal portuário no estuário de Santos (Brasil) *
Analysis
of the logic of action of stakeholders surrounding the environmental
licensing of a port terminal in Santos estuary (Brazil)
Fernanda Terra Stori @, 1, Denis Moledo de Souza Abessa 2,
Nivaldo Nordi 1
@ - Corresponding author
1 - Universidade Federal de São Carlos, Rodovia Washington Luiz, Km
235, Monjolinho, Caixa Postal 676, CEP 13.565-905, São Carlos-SP,
Brasil. e-mails: Stori - feterra@terra.com.br;
Nordi - nivaldo@ufscar.br
2 - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus
Experimental do Litoral Paulista. Praça Infante Dom Henrique, s/n.
Parque Bitaru, São Vicente, SP. CEP: 11330-900.
e-mail: dmabessa@clp.unesp.br
RESUMO
A franca expansão industrial-portuária no estuário de Santos (Estado de
São Paulo - Brasil) vem ameaçando os ecossistemas marinho-estuarinos,
incluindo seus bens e serviços ambientais. Este artigo concentra-se na
análise da controvérsia do licenciamento ambiental de um moderno
terminal portuário neste estuário e das lógicas de ação de onze atores
sociais envolvidos, ou seja, das visões de mundo que foram dominantes
para os acordos que promoveram a instalação do empreendimento, com base
nos referenciais das Economias de Grandeza e da Sociologia da Tradução.
Os atores foram mapeados em diversos ambientes de participação sobre
desenvolvimento e meio ambiente na Baixada Santista. Foram selecionados
treze atores a serem entrevistados, sendo que onze deles aceitaram
realizar a entrevista e dois não responderam às tentativas de contato.
Foram formuladas para as entrevistas semiestruturadas questões fechadas
para caracterização socioeconômica e questões abertas comuns para todos
os entrevistados, sobre: o objetivo da instituição que representa; a
visão de mundo a respeito do futuro dos manguezais e da pesca no
estuário Santista; e, seu envolvimento na controvérsia entre projetos
de expansão portuária e a conservação dos manguezais remanescentes no
estuário santista. Ainda foram questionados quanto aos aspectos
positivos e/ou negativos do empreendimento, sobre a relação da
instituição junto à comunidade pesqueira da Ilha Diana, e ainda, sobre
a possibilidade de compatibilizar a expansão portuária com a manutenção
do modo de vida caiçara no estuário Santista. Também foram elaboradas
questões específicas para cada entrevistado, buscando entender qual é a
atividade de cada instituição no território estudado. Ainda, com base
no conhecimento prévio de atitudes contraditórias de alguns
entrevistados frente ao posicionamento institucional, foram formuladas
questões buscando averiguar ações conflitantes com o discurso.
Solicitamos aos atores selecionados que representassem a postura de
suas instituições e/ou instâncias, contudo, por vezes o opinião
individual preponderou sobre a missão institucional. Dezoito horas de
falas foram transcritas e classificadas de acordo com as
características predominantes dos seis Princípios Superiores Comuns das
Economias de Grandeza, e foram escolhidas as frases mais significativas
para representar as visões de mundo dos atores entrevistados e que
melhor esclarecessem como se deu a emergência da controvérsia estudada
e como se decidiu pela instalação empreendimento portuário mesmo
contrariando o disposto nos instrumentos legais que dispõem sobre a
conservação de áreas manguezal, que dispõem sobre o gerenciamento
costeiro e da concessão de áreas federais para fins privativos.
Identificamos que as lógicas de ação comerciais e industriais foram as
visões de mundo dominantes no território estudado. As visões de mundo
amparadas por lógicas cívica, doméstica, opinião e inspiração apenas
exerceram o contraponto às visões dominantes, uma vez que os atores que
as possuíam, participaram da negociação para que o projeto de
empreendimento apresentado inicialmente sofresse ajustes e incorporasse
32 condicionantes socioambientais. Não foi observado um real processo
de concertação no licenciamento analisado, apenas um processo de
negociação de condicionantes, que resultou em desconfianças e
conflitos. Projetos de desenvolvimento no estuário de Santos deveriam
ser debatidos com ampla participação popular e, deveriam levar em conta
em sua análise de viabilidade econômica, o valor dos bens e serviços
ambientais ofertados pelos ecossistemas.
Palavras-chave: Gestão Costeira, Gestão de Conflitos, Sociologia da Tradução, Expansão Portuária, Bens e Serviços Ambientais.
ABSTRACT
The increasing of industrial and port activities in the estuary of
Santos (São Paulo State - Brazil) is threatening marine-estuarine
ecosystems, including their environmental goods and services. This
article focuses on the analysis of the controversy of an environmental
licensing of a modern port terminal in this estuary and in the analysis
of the worldviews of eleven stakeholders. We investigated the dominant
worldviews (logiques d’action) in the agreements that allowed the
installation of the project. We selected the stakeholders to be
interviewed from various environments participation about development
and environment in this region. Thirteen stakeholders were selected for
interviews, eleven accepted and two did not respond to the contact
attempts. We formulated semi-structured interviews with closed
questions directed to state the socioeconomic characteristics and open
questions, common to all respondents, as: the purpose of the
institution, the world view about the future of mangroves and fishing
in the estuary and, their involvement in the controversy between the
port expansion projects and the conservation of remaining mangroves
over estuary of Santos. They were asked about the positive or negative
impacts of the project, on the relationship of their institution with
the fishing community of Diana Island, and about the possibility of
compatibility with the port expansion with the maintaining of caiçara
way of life in the estuary Santos. We also included questions specific
to each respondent, seeking to understand the activity of each
institution in the study area. Furthermore, based on our prior
knowledge about contradictory attitudes of some respondents, in
opposition to the institutional placement, we formulated questions to
search conflicts among their speeches and their actions. We asked to
the interviewed selected to represent the mission of their
institutions, however, sometimes the individual opinion prevailed on
the institutional mission. Eighteen hours of speeches were transcribed
and classified according to the predominant characteristics of the six
common principles of listed by the bibliographic referential. The
phrases were chosen to represent the worldviews of the stakeholders
interviewed and they show how was the emergence of the controversy and
the decision to install the port terminal even contradicting the
provisions of the legal instruments that assure the conservation of
mangrove areas, legal instruments about coastal management and legal
instruments that assure the provision of public areas for public
purposes. We found that the commercial and industrial worldviews were
the dominants in the study area. The civic, domestic, of opinion and
inspiration worldview, have exercised the counterpoint to prevailing
views, once the stakeholders negotiated adjustments to the project
initially presented, which incorporated 32 environmental mitigation
conditions to the installation of the project. There was not a real
conciliation procedure of the environmental licensing process analyzed,
but only a process of negotiation of conditions, which resulted in
mistrusts and conflicts. The development projects in the Santos estuary
should be discussed with broad popular participation, and should take
into account the value of environmental goods and services offered by
ecosystems in their analysis of economic viability.
Keywords: Coastal Management, Conflicts Management, Sociology of Translation, Port Expansion, Ecosystems’ Goods and Services.
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