Volume 13, Issue 1 - March 2013
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 13, Número 1, Março 2013, Páginas 79-87
DOI: 10.5894/rgci356
* Submission: September 04, 2012; Evaluation: September 12, 2012;
Reception of revised manuscript: October 24, 2012; Accepted: December
3, 2012; Available on-line: December 18, 2012
Expansão Portuária, Desenvolvimento Municipal e Alterações Ambientais no Brasil: Desafios para a gestão costeira *
Port Expansion, Municipal Development and Environmental Changes in Brazil: Challenges for Coastal Management
D. S. Oliveira @, 1, M. V. D. R. Domingues 1, M. L. Asmus 1,
P. R. Abdallah 1
@ - Corresponding author
1 - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Oceanografia,
Programa de Pós-graduação em Gerenciamento Costeiro, Av. Itália Km 8,
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. e-mails: Oliveira: ocnelaschuster@gmail.com; Domingues: mavidlrd@terra.com.br; Asmus: docasmus@furg.br; Abdallah: patrizia.abdallah@gmail.com
RESUMO
Os municípios costeiros apresentam uma gama de conflitos de uso em seu
território, e a presença de um porto de considerável importancia
aumenta a complexidade de suas relações. Para que se tenha um melhor
entendimento dos desafios da gestão costeira torna-se necessário uma
visão sistêmica da evolução do processo do desenvolvimento e suas
conseqüências na urbe. O planejamento territorial e de seus recursos
nestes municípios costeiros não é uma tarefa nada fácil. Por um lado,
existem as pressões de âmbito local, como invasões de áreas de
preservação ambiental, déficit crescente na infraestrutura, desemprego
e subemprego causados pela instabilidade econômica nacional e mundial.
Por outro lado, há pressões político-econômicas da esfera estadual e
federal induzidas pelos macroprojetos de desenvolvimento. O objetivo
deste artigo é correlacionar o crescimento portuário com o
desenvolvimento municipal e com o passivo socioambiental por ele
causado, evidenciando novas demandas de gestão costeira. O município de
Rio Grande (RS, Brasil) foi utilizado como estudo de caso em uma
análise sistêmica desse processo. As fases de crescimento portuário
foram identificadas a partir dos dados de movimentação de carga e
correlacionadas com os indicadores de desenvolvimento. A alteração
físico natural foi avaliada a partir de um SIG da expansão urbana,
comparando os anos de 1975 e 2009. As melhorias em infraestrutura
urbana foram consolidadas apenas nos períodos em que estiveram
presentes os investimentos federais, caracterizados como ciclos de
crescimento exógeno. O processo gerou alteração ambiental, mais
significativa nas unidades físico ambientais do tipo cristas praiais
litorâneas com campos litorâneos. A análise do processo pela ótica
sistêmica evidencia que os atores locais não estão capacitados para
absorver os passivos socioambientais gerados pela implantação de
macroprojetos. Este fato é agravado pela forte pressão exercida pelo
setor privado, industrial e imobiliário, contribuindo para a
desarticulação das políticas e instrumentos de gestão. Há em
municípios, como no caso estudado, a alternativa entre o crescimento
econômico rápido com constrangimentos para a população e perda da
sustentabilidade ambiental, ou um crescimento balizado por instrumentos
técnicos, legais e políticos que busquem o equilíbrio entre crescimento
econômico, qualidade de vida da população e qualidade ambiental.
Palavras-chave: Crescimento portuário, impactos socioambiental, Rio Grande
ABSTRACT
Coastal
municipalities have a range of land use conflicts on its territory, and
the presence of a harbor significantly increases the complexity of such
conflicts. To get a better understanding of the challenges involved in
coastal management is necessary to take a systemic approach of the
evolution of development processes and its consequences for urban
structures. Territorial planning and resource management are not easy
tasks in coastal municipalities. On one hand there are local pressures
related to settlement invasions of environmental protected areas,
growing deficit in infrastructure, and unemployment caused by national
and global economic instability. On the other hand, there are political
and economic pressures from induced by state and federal macro-projects
development. The purpose of this article is to understand the relations
between port expansion, regional growth and the environmental changes
caused by that, highlighting new challenges and opportunities for
coastal management. The municipality of Rio Grande (State of Rio Grande
do Sul, Brazil) was taken as a case study for a systemic analysis of
this process. The phases of port expansion were identified from data on
cargo handling and related with development indicators. Environmental
changes were evaluated by looking the urban expansion with GIS methods,
comparing the years of 1975 and 2009. Improvements in urban
infrastructure were consolidated only in periods in which federal
investments were present, characterized as exogenous growth cycles. The
observed development process significantly jeopardized coastal
environmental like beach ridges and coastal fields. The process
analysis highlighted that local stakeholders are not able to truly
manage the environmental and social impacts generated by the
macro-projects implementation. This fact is intensified by the strong
pressure exerted by the private sector (e.g. industry, real estate
development), and contribute to constrain a desired good application of
policies and management tools. Case study conclusions suggest a needed
alternative for the present rapid economic growth with impacts on the
population and loss of environmental sustainability. Such alternative
can possibly propose a growth pattern supported by technical, legal and
policy tools that seeks a balance between economic growth, quality of
life and environmental health.
Keywords: Port expansion, coastal management, Rio Grande.
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