Volume 13, Issue 1 - March 2013
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 13, Número 1, Março 2013, Páginas 89-99
DOI: 10.5894/rgci362
* Submission: 19 September 2012; Evaluation: 18 October, 2012; Revised
manuscript: 19 December 2012; Accepted: 18 February 2013; Available
on-line: 13 March 2013
Identificação de áreas de sedimentos compatíveis na plataforma continental interna para recuperação de praias entre as cidades de Niterói e Macaé – Rio de Janeiro, Brasil *
Identification of the occurrence of compatible sediments for beach nourishment
in the inner continental shelf between the towns of
Niterói and Macaé – Rio de Janeiro, Brazil
Julio F. de Oliveira @, 1, Dieter Muehe 2
@ - Corresponding author: jfogeo@gmail.com
1 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Centro de
Estudos de Geologia Costeira e Marinha (CECO/UFRGS), Programa de
Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO), Instituto de Geociências,. Av
Bento Gonçalves 9500 prédio 43125, Agronomia, Porto Alegre, RS,
Brasil.91501-970. e-mail: jfogeo@gmail.com
2 - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de
Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e Laboratório de Geografia Marinha,
Cidade Universitária, Ilha do Fundão, 2194-611, Rio de Janeiro, Brasil.
Integrante da Sub-Rede Zonas Costeiras da Rede Brasileira de Pesquisas
sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) e do Programa de
Geologia e Geofísica Marinha (PGGM). e-mail: dieter.muehe@gmail.com
RESUMO
A urbanização da orla costeira do litoral leste e sul-oriental do
estado do Rio de Janeiro vem sofrendo uma ocupação continuada, devido à
expansão da zona urbana, principalmente das cidades como Niterói, Cabo
Frio e Macaé, impulsionada pela facilidade de acesso após à construção
da ponte sobre a baía da Guanabara entre Rio de Janeiro e Niterói em
1974, pela atração de trabalhadores decorrentes da exploração de
petróleo na Bacia de Campos e pelo crescimento do turismo e da segunda
residência. Essa ocupação, regra geral, não obedece a um critério de
segurança contra eventos oceanográficos extremos, de modo que há uma
tendência de construção muito próxima da orla oceânica com episódios de
destruição de estradas e residências sob condições de tempestades. A
vulnerabilidade da orla tenderá, no entanto, a aumentar em decorrência
de um aumento de intensidade e frequência de tempestades e de um
aumento do nível do mar por efeito das mudanças climáticas. Nesse
sentido a possibilidade de proteção por meio de alimentação artificial
de praias tem sido aventada com alguma frequência, ficando a questão da
falta de identificação de fontes de sedimentos. O presente trabalho
apresenta uma primeira abordagem na identificação de potenciais jazidas
de areia na plataforma continental interna defronte ao litoral leste e
sul-oriental do estado do Rio de Janeiro, considerando as
características granulométricas das diferentes praias urbanas e dos
sedimentos da zona submarina, para o direcionamento subsequente de
estudos mais detalhados de avaliação do potencial das jazidas. Para
este fim foram coletadas e analisadas granulometricamente amostras da
face da praia nas principais praias urbanas da área de estudo e
comparado com as caraterísticas granulométricas de amostras da
plataforma continental interna, obtidas ao longo de uma série de
expedições precedentes. A identificação da adequação de sedimentos da
plataforma com os de cada praia considerada foi feito através do
emprego do diagrama de James (1975) que, a partir do diâmetro médio e
desvio padrão dos sedimentos avalia o volume dos mesmos que
permanecerão na praia e o que será transportado, permitindo assim
avaliar a adequação ou não da potencial fonte de empréstimo. Ao longo
de todo o setor, de cerca de 200km de extensão, foram identificadas
onze áreas, próximas à isóbata de -20m, representando potenciais
estoques de material para utilização em projetos de recuperação.
Palavras-Chave:
Alimentação Artificial de Praias, Compatibilidade de Sedimentos, Áreas
de Empréstimo, Litoral Leste e Sul-Oriental do Estado do Rio de Janeiro
ABSTRACT
The occupation of the coast of Rio de Janeiro State, eastward of the
Guanabara Bay, have been submitted to a strong and continuous
occupation, first due to the expansion of second residences as in
Armação dos Buzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema and Maricá
with a sharp increase after the construction of a bridge over the
Guanabara Bay on 1974, allowing an easy and rapid connection between
the city of Rio de Janeiro and the east coast, stimulating the tourism,
the expansion of the metropolitan area of Niteroi and the urbanization
of the coastal area in general. Northward of Cape Frio, the exploration
of offshore oil in the Campos Basin at the end of the decade of 1970,
with the city of Macaé as the main hub, triggered an additional boom of
occupation with expansion to the town of Rio das Ostras. The
construction of houses and buildings in the immediate proximity to the
beaches, as a valued location in the urbanization process, resulted in
a vulnerability which became apparent after the localized destruction
of proprieties through coastal erosion after a few extreme events. The
coastal vulnerability tends to increase with climate changes due to the
expected increase of intensity and frequency of storms as also the
increase of the sea level. In this sense, the possibility of protection
through beach nourishment has been suggested with some frequency which
focuses on the necessity of an inventory of suitable sources of sand.
This paper presents an initial approach to identify potential sources
of suitable material on the inner continental shelf in front of the
east and south-eastern coast of the state of Rio de Janeiro. For this
purpose the grain size characteristics of sands of the different urban
beaches were compared with the characteristics of bottom sediments of
the inner continental shelf. Sediments were collected at the beach face
of the potentially most endangered beaches and submitted to a
conventional grain size analysis through dry sieving. The grain size
distribution of the inner continental sediments where already available
from prior expeditions. The comparison and classification of
compability was made through the applications of the overfill ratio
diagram from James (1975) which allows an evaluation of the amount of
borrow material which will be retained on the beach in relation of the
amount of sand deposited, considering the mean grain size and standard
deviation of the beach and of the borrow material. Eleven areas
offshore of the 200 km long coastline were identified, representing
areas to be submitted to a detailed investigation through seismic
profiling and coring in order to evaluate the amount of material
available for beach nourishment followed by an evaluation of the impact
of the morphological modification of the sea floor over the wave
propagation as also over the impact of dredging to the benthic
community.
Keywords: Beach Nourishment, Borrow Areas, Suitable Sediments, East and South-Eastern Coast of the State of Rio de Janeiro
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