Volume 13, Issue 2 - June 2013
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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 13, Número 2, Junho 2013, Páginas 243-251
DOI: 10.5894/rgci417
* Submission: December 15th, 2012; Evaluation: February 08th, 2013;
Reception of revised manuscript: May 14thX, 2013; Accepted: May 20th,
2013; Available on-line: 7 June 2013
The use of an Estuarine System (Mondego estuary, Portugal) as Didactic Tool to incorporate Education for Sustainable Development into School Curricula *
O uso de um sistema estuarino (Estuário do
Mondego) como ferramenta didáctica na incorporção da Educação para o
Desenvolvimento Sustentável nos curricula escolares
Sónia Costa @, 1, Miguel Ângelo Pardal 2, Ulisses Miranda Azeiteiro 3
@ - Corresponding author
1 - CEF - Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da
Vida, Universidade de Coimbra, Apartado 3046, 3001-401 Coimbra,
Portugal. e-mail: soniacosta@ci.uc.pt
2 - CEF - Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da
Vida, Universidade de Coimbra, Apartado 3046, 3001-401 Coimbra. e-mail:
mpardal@ci.uc.pt
3 - CEF - Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da
Vida, Universidade de Coimbra, Apartado 3046, 3001-401 Coimbra and
Universidade Aberta. Departamento de Ciências e Tecnologia. Palácio
Ceia. Rua da Escola Politécnica, 141 - 147. 1269-001 Lisboa, Portugal e
Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra. e-mail: ulisses@uab.pt
ABSTRACT
The present paper reviews and discusses the use of the Mondego estuary
(Portugal) ecosystem as educational tool for science and environmental
teachers/educators. The Mondego estuary is a coastal area of
acknowledged high socioeconomic and environmental value (National
Ecological Reserve, Important Bird Area and RAMSAR site) whose
characteristics (e.g. two distinct subsystems with different
physicochemical and ecological characteristics, strong environmental
gradients, and anthropogenic pressures) have been used for educational
purposes. However, besides the vast available scientific output focused
in the Mondego estuary, few had the focal point in its pedagogical
potentialities (were only published three MSc dissertations and two
book chapters in books of Environmental Education incorporating
teaching strategies to approach issues, behind different educational
perspectives). The Mondego estuary is presented here as an ecosystem
that can be used for educational purposes related to ecology,
conservation biology, and sustainability in the coastal zone. In order
to use the Mondego estuarine system under an educational framework,
some examples of tools to address the pedagogical potentialities, like
interpretative routes, analysis of scientific texts, and teachers
training programs are presented.
Keywords: Mondego estuary, pedagogy and curriculum, environment, sustainability.
RESUMO
O presente trabalho revê e discute o potencial do ecossistema estuário
do Mondego (Portugal) como ferramenta educacional para
professores/educadores em ciências e para a sustentabilidade. Este
estuário é uma área costeira de reconhecido valor socioeconómico e
ambiental (Reserva Ecológica Nacional, Área Importante para as Aves e
sítio Ramsar), cujas características (por exemplo, dois subsistemas
distintos, com diferentes características físico-químicas e ecológicas,
fortes gradientes ambientais e pressão antrópica) apresentam elevado
potencial educativo. Contudo, apesar da vasta produção científica
disponível focada no estuário do Mondego, poucos trabalhos tiveram o
enfoque nas suas potencialidades pedagógicas (apenas foram publicadas
três dissertações de mestrado e dois capítulos em livros de Educação
Ambiental, incorporando estratégias de ensino para abordar questões
relacionadas com este ecossistema estuarino, sob diferentes
perspectivas educacionais). O estuário do Mondego é apresentado aqui
como um ecossistema que pode ser usado com objetivos educacionais
relacionados com a ecologia, biologia da conservação e sustentabilidade
na zona costeira. De modo o estuário do Mondego sob um formato
educational são apresentados alguns exemplos de ferramentas para
desenvolver as suas potencialidades pedagógicas, tal como percursos
interpretativos, análise de textos científicos e programas de formação
de professores.
Palavras-chave: Estuário do Mondego, pedagogia e curriculum, ambiente, sutentabilidade.
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