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Volume 13, Issue 2 - June 2013

 

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Revista de Gestão Costeira Integrada
Volume 13, Número 2, Junho 2013, Páginas 243-251

DOI: 10.5894/rgci417
* Submission: December 15th, 2012; Evaluation: February 08th, 2013; Reception of revised manuscript: May 14thX, 2013; Accepted: May 20th, 2013; Available on-line: 7 June 2013

The use of an Estuarine System (Mondego estuary, Portugal) as Didactic Tool to incorporate Education for Sustainable Development into School Curricula *

O uso de um sistema estuarino (Estuário do Mondego) como ferramenta didáctica na incorporção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável nos curricula escolares

Sónia Costa @, 1, Miguel Ângelo Pardal 2, Ulisses Miranda Azeiteiro 3


@ - Corresponding author
1 - CEF - Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, Apartado 3046, 3001-401 Coimbra, Portugal. e-mail: soniacosta@ci.uc.pt
2 - CEF - Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, Apartado 3046, 3001-401 Coimbra. e-mail: mpardal@ci.uc.pt
3 - CEF - Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, Apartado 3046, 3001-401 Coimbra and Universidade Aberta. Departamento de Ciências e Tecnologia. Palácio Ceia. Rua da Escola Politécnica, 141 - 147. 1269-001 Lisboa, Portugal e Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra. e-mail: ulisses@uab.pt


ABSTRACT
The present paper reviews and discusses the use of the Mondego estuary (Portugal) ecosystem as educational tool for science and environmental teachers/educators. The Mondego estuary is a coastal area of acknowledged high socioeconomic and environmental value (National Ecological Reserve, Important Bird Area and RAMSAR site) whose characteristics (e.g. two distinct subsystems with different physicochemical and ecological characteristics, strong environmental gradients, and anthropogenic pressures) have been used for educational purposes. However, besides the vast available scientific output focused in the Mondego estuary, few had the focal point in its pedagogical potentialities (were only published three MSc dissertations and two book chapters in books of Environmental Education incorporating teaching strategies to approach issues, behind different educational perspectives). The Mondego estuary is presented here as an ecosystem that can be used for educational purposes related to ecology, conservation biology, and sustainability in the coastal zone. In order to use the Mondego estuarine system under an educational framework, some examples of tools to address the pedagogical potentialities, like interpretative routes, analysis of scientific texts, and teachers training programs are presented.

Keywords: Mondego estuary, pedagogy and curriculum, environment, sustainability.

RESUMO
O presente trabalho revê e discute o potencial do ecossistema estuário do Mondego (Portugal) como ferramenta educacional para professores/educadores em ciências e para a sustentabilidade. Este estuário é uma área costeira de reconhecido valor socioeconómico e ambiental (Reserva Ecológica Nacional, Área Importante para as Aves e sítio Ramsar), cujas características (por exemplo, dois subsistemas distintos, com diferentes características físico-químicas e ecológicas, fortes gradientes ambientais e pressão antrópica) apresentam elevado potencial educativo. Contudo, apesar da vasta produção científica disponível focada no estuário do Mondego, poucos trabalhos tiveram o enfoque nas suas potencialidades pedagógicas (apenas foram publicadas três dissertações de mestrado e dois capítulos em livros de Educação Ambiental, incorporando estratégias de ensino para abordar questões relacionadas com este ecossistema estuarino, sob diferentes perspectivas educacionais). O estuário do Mondego é apresentado aqui como um ecossistema que pode ser usado com objetivos educacionais relacionados com a ecologia, biologia da conservação e sustentabilidade na zona costeira. De modo o estuário do Mondego sob um formato educational são apresentados alguns exemplos de ferramentas para desenvolver as suas potencialidades pedagógicas, tal como percursos interpretativos, análise de textos científicos e programas de formação de professores.

Palavras-chave: Estuário do Mondego, pedagogia e curriculum, ambiente, sutentabilidade.

 

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