Volume 15, Issue 2 - June 2015
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Revista de Gestão Costeira
Integrada
Volume
15, Número 2, Junho 2015, Páginas 223-235
DOI: 10.5894/rgci498
* Submission: 8 MAR 2014; Peer review: 10 MAY 2014; Revised: 27 AUG
2014; Accepted: 21 OCT 2014; Available on-line: 24 OCT 2014
Gestão Ambiental Portuária: fragilidades, desafios e
potencialidades no porto do Rio Grande, RS, Brasil *
Andréia Vigolo Lourenço@, 1, Milton Lafourcade Asmus 1
@ - Corresponding author
1 - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de
Oceanografia, Laboratório de Gerenciamento Costeiro, Av. Itália, km 8
S/N. Campus Carreiros. Rio Grande, RS, CEP 96201-900, Brasil. e-mails:
Lourenço <andreia.vigolo@gmail.com>; Asmus
<docasmus@furg.br>
RESUMO
Estabelecida tardiamente em comparação ao cenário internacional, a gestão ambiental portuária no Brasil ocorre princi- palmente com base nos processos de licenciamento ambiental. As condicionantes destes processos licenciatórios refletem o quanto a gestão não está embasada no planejamento ambiental, mas na mitigação de impactos já existentes. Além disso, a gestão ambiental ocorre de forma fragmentada e descompassada com o desenvolvimento portuário, sendo necessárias políticas nacionais que permitam articular os processos produtivos portuários com sustentabilidade ambiental. Este artigo descreve os resultados de um diagnóstico detalhado dos processos de gestão e planejamento ambiental do Porto do Rio Grande, RS - Brasil, enquanto elemento representativo do subsetor portuário brasileiro, cujo modelo de gestão ambiental ainda é frag- mentado e de implementação incipiente. Este trabalho reflete a experiência da primeira autora no âmbito da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho no Porto do Rio Grande (DMASS). Ele foi desenvolvido com base em uma meto- dologia de pesquisa qualitativa que se utilizou de sistematização documental e entrevistas estruturadas com os principais atores envolvidos nas ações de gestão e planejamento ambiental portuário em âmbito nacional e local. Como ferramentas metodo- lógicas, as vivências institucionais na DMASS demonstraram-se positivas para a realização de uma avaliação qualitativa crí- tica dos processos de gestão ambiental portuária. As entrevistas, por sua vez, permitiram um maior embasamento sobre temas de políticas públicas ambientais e governança dentro da conjuntura portuária, tornando-se peça chave para corroborar com as informações levantadas ao longo da pesquisa. Por fim, com base nesta análise, o trabalho relata as fragilidades, desafios e potencialidades da gestão ambiental portuária no Porto do Rio Grande, que permitem dar suporte às tomadas de decisão em nível local e, concomitantemente, contribuir para melhorias dos processos de gestão ambiental nos demais portos brasileiros.
Palavras-chave: costeiro, análise qualitativa, manejo ambiental, zona costeira, políticas públicas.
Port Environmental Management: weaknesses, challenges and opportunities in the Port of Rio Grande, RS, Brazil
ABSTRACTLately established when compared to the international scenario, the port environmental management in Brazil is mainly based on the processes of environmental licensing. The conditions of these license processes reflect how management is not related to environmental planning, but instead in mitigating existing impacts. In addition, environmental management occurs in a fragmented way and not in phase with port development, arising the need of national policies that allow connections between port processes with environmental sustainability. This article describes the results of a detailed diagnosis of the processes of environmental planning and management of the Port of Rio Grande, RS - Brazil, as a representative of the Brazilian port sub- sector, whose model of environmental management is still fragmented and barely implemented. The work also reflects the experience of the first author who acted for some time under the Division of Environment, Health and Safety in the Port of Rio Grande (DMASS). It was developed based on a qualitative research methodology applied to document analyses and semi- structured interviews with key actors involved in the actions of port planning and management environmental at national and local levels. The institutional experiences at DMASS was shown as a positive methodological tool for conducting the qualita- tive assessment of the critical processes related to port environmental management. The interviews, in turn, permitted a better basis on issues of public policy and environmental governance within the port environment, becoming a key part to corrobo rate the information gathered during the research. Finally, based on this analysis, the paper describes the weaknesses, chal- lenges and potential of port environmental management at the Port of Rio Grande, which can allow support to decision- making at the local level and, at the same time, to contribute to the improvements of environmental management processes in other Brazilian ports.
Palavras-chave: coastal management, qualitative analysis, environmental management, coastal zone policies.
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