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Volume 33, Nº 2 - Maio 2012

 

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Revista Recursos Hídricos
Volume 33, Número 2, novembro 2012

DOI: 10.5894/rh33n2-3
O texto deste artigo foi submetido para revisão e possível publicação em setembro de 2012, tendo sido aceite pela Comissão de Editores Científicos Associados em novembro de 2012. Este artigo é parte integrante da Revista Recursos Hídricos, Vol. 33, Nº 2, 37-51, novembro de 2012.

Avaliação do galgamento de estruturas portuárias: porto de Ponta Delgada

Overtopping assessment of port structures: Ponta Delgada’s harbor

David Manuel Fernandes Silva 1, Conceição Juana Fortes 2,
Maria Teresa Reis 3, José Simão Antunes do Carmo 4, Anabela Simões 5, Conceição Rodrigues 6


1 - Mestre em Engenharia Civil /// FCTUC
2 -Investigadora Principal /// Laboratório Nacional de Engenharia Civil
3 - Investigadora Auxiliar /// Laboratório Nacional de Engenharia Civil
4 - Professor Associado /// Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia Civil
5 - Bolseiro de investigação /// Universidade dos Açores, LAMTEC /// 9700-416 Praia da Vitória, Portugal
6 - Administração dos Portos dos Açores, SA, (PA, S.A.), Av. Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 7 – 9900-062 Horta


RESUMO:Neste trabalho descreve-se a aplicação de uma metodologia de avaliação de galgamentos de estruturas portuárias ao caso do porto de Ponta Delgada, Açores. Esta metodologia consiste em caraterizar a agitação marítima na zona através de modelos numéricos de propagação de ondas desde o largo até ao interior do porto e calcular os galgamentos gerados por essa agitação em frente a estruturas marítimas do porto.
Nesse sentido, a agitação marítima na zona do porto, e mais concretamente em frente a estruturas em estudo, é caracterizada recorrendo a previsões de agitação marítima fornecidas pelo modelo WAVEWATCH III e aos modelos de propagação de ondas SWAN e DREAMS. Posteriormente, com base nessas características de agitação e com a ajuda da ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2, determina-se o galgamento nas estruturas em estudo.
Esta metodologia foi aplicada a duas estruturas do porto de Ponta Delgada, o molhe principal e a zona das piscinas naturais, para o período de 21 de abril a 21 de maio de 2012 e para um conjunto de situações correspondentes a tempestades. Foi efetuada uma validação do modelo SWAN com dados medidos in situ por uma boia-ondógrafo.

Palavras-chave: porto de Ponda Delgada, agitação marítima, galgamentos de estruturas portuárias, simulação numérica.

ABSTRACT:This work describes the application of a methodology for evaluating overtopping of harbor structures to the case of the harbor of Ponta Delgada, Azores. This methodology characterizes the wave climate in the area through numerical modeling of wave propagation from offshore to the inner harbor and calculates the corresponding overtopping in front of the harbor structures.
The sea-wave climate in the harbor area, and more specifically in front of the studied structures, is characterized using the forecast provided by the model WAVEWATCH III and the wave propagation models SWAN and DREAMS. Subsequently, based on the wave characteristics and using the neuronal network tool NN_OVERTOPPING2, overtopping was determined at the structures under study.
This methodology was applied to two structures of the harbor of Ponta Delgada, the main protecting breakwater and the natural pools, for the period of 21 April to 21 May 2012 and for a number of storms. A validation of the SWAN model was performed with data measured in situ by a wave buoy.

Keywords: Ponta Delgada’s harbor, wave climate, overtopping of harbor structures, numerical simulation.

 

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