Volume 35, Nº 1 - maio 2014
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DOI:10.5894/rh35n1-1
O
texto deste artigo foi submetido para revisão e possível publicação em
janeiro de 2014, tendo sido aceite pela Comissão de Editores
Científicos Associados em abril de 2014. Este artigo é parte integrante
da Revista Recursos Hídricos, Vol. 35, Nº 1, 5-22, maio de 2014.
Erosões localizadas em pilares complexos de pontes: Desempenho de modelos de previsão existentes
Local scour around complex bridge piers: Performance of existing predictors
Mario Enrique Moreno1,
Lúcia Teixeira Couto2,
Rodrigo Maia3, António Heleno Cardoso4
1
- Mestre em Engenharia Civil, Doutorando da Faculdade de Engenharia da
Universidade do Porto e Bolseiro de Investigação do Laboratório
Nacional de Engenharia Civil
2 -
Investigadora Auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil /// membro da APRH n.º 720
3 - Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto /// membro da APRH n.º 1678
4 - Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico
RESUMO
A previsão rigorosa da profundidade de cavidades de erosão associadas a
pilares complexos, utilizados como apoio de tabuleiros de pontes, pode
não ser garantida pela utilização dos métodos actualmente existentes.
De entre esses métodos, destacam-se os de Auckland, o HEC-18 e o do
FDOT. Neste artigo, analisa-se o respetivo desempenho comparando as
previsões que fornecem com conjuntos de dados obtidos em laboratório
para seis modelos de pilares, cinco dos quais publicados em literatura
da especialidade. A esses dados, adicionaram-se os de ensaios
conduzidos no LNEC para um modelo de pilar de dimensões mais próximas
de dimensões reais do que as dos outros pilares estudados.
Os três modelos de cálculo apresentam desvios de previsão em relação às
medições que dependem da posição do maciço de encabeçamento
relativamente ao nível inicial do leito; em geral, os maiores desvios
ocorrem quando o maciço se encontra parcialmente enterrado. Em face dos
resultados da análise dos desvios, conclui-se que o modelo FDOT é
aquele a que está associada uma menor probabilidade de previsões por
defeito, ou seja, aquele que produz previsões seguras para uma maior
percentagem de situações que podem ocorrer na prática da engenharia.
Palavras-chave: Pontes em leitos fluviais, erosão localizada, pilares complexos, previsão da profundidade de erosão.
ABSTRACT
The rigorous prediction of local scour depth around complex piers, used
to support bridge decks, may not be guaranteed by the predictors
available at present. Among the available predictors, those of
Auckland, HEC-18 and FDOT are the most popular. In this article, the
performance of the tree methods is analysed, by comparing the
respective predictions with sets of laboratory data for six pier
models, five of which published in specialized literature. Data from
tests carried out at LNEC for a pier model with dimensions closer to
real situations than those of the other tested piers has been included
in the data set.
The three prediction models lead to deviations between predictions and
observations depending on the pile cap position relatively to the
initial bed level; mostly, the higher deviations occur when the pile
cap is partially buried in the bed. Given the deviation analysis
results, it can be concluded that FDOT method has a lower probability
for under predictions, meaning that this is the method that gives safer
predictions for a larger percentage of situations that can be found in
engineering practice.
Keywords: Bridges in riverbeds, local scour, complex piers, scour depth prediction.
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