Volume 41, Nº 1 - março 2020
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DOI:10.5894/rh41n1-cti2
Este artigo é parte integrante da Revista Recursos Hídricos,
Vol. 41, Nº 1, 17-28, março de 2020.
Extensão do molhe norte do Porto de Leixões: modelação física de um navio amarrado no posto A
Leixoes north breakwater extension: physical modelling of a moored ship at berth A
Liliana V. Pinheiro1, Francisco Pedro2, Hossam S. Abdelwahab3, Conceição J.E.M. Fortes4, João A. Santos5 e Rui Capitão6
1 Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, Portugal, lpinheiro@lnec.pt
2 Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, Portugal, fpedro@lnec.pt
3 Centre for Marine Technology and Ocean Engineering, IST, Lisboa, Portugal, hossam.abdelwahab@centec.tecnico.ulisboa.pt
4 Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, Portugal, jfortes@lnec.pt
5 ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa e Centre for Marine Technology and Ocean Engineering, IST, Lisboa, Portugal, jasantos@dec.isel.ipl.pt
6 Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, Portugal, rcapitao@lnec.pt
RESUMO
O Porto de Leixões, localizado na costa norte de Portugal, é um dos maiores do país, recebendo diariamente vários navios de grandes dimensões. Um dos principais postos de acostagem situa-se à entrada do porto e encontra-se sujeito à agitação marítima que é difratada pelo olhe principal de proteção do porto. Para avaliar dos movimentos induzidos no navio estacionado nesse posto de acostagem e as forças exercidas nas suas amarras e defensas pela agitação incidente, utilizou-se o modelo físico de Leixões, construído num dos tanques do LNEC. Neste modelo físico, encontra-se representada a envolvente do porto de Leixões, assim como a sua batimetria. O modelo do navio "Esso Osaka" tem um comprimento de 3,43 m, uma boca de 0,53 m e um calado máximo de 0,23 m. A medição da elevação da superfície livre foi realizada com um conjunto de sondas resistivas. Os movimentos do "Esso Osaka" foram medidos segundo os seis graus de liberdade com recurso a um Sistema ótico de medição de movimentos, OptitrackT. Efetuou-se ainda a determinação das forças nas amarras e defensas com recurso a células de carga. Foram efetuados um conjunto de ensaios com o navio "Esso Osaka" para diferentes períodos de onda e alturas de onda incidente. Neste artigo descrevem-se os ensaios realizados e os resultados obtidos.
Palavras-chave: modelo físico; navio amarrado; relações constitutivas; medição movimentos.
ABSTRACT
The Port of Leixões, located on the north coast of Portugal, is one of the largest in the country, receiving several large ships daily. One of its main berths is located at the entrance of the port and is subject to the maritime agitation that is diffracted by the main breakwater. In order to evaluate the incident agitation induced ship movements and the forces on its moorings and defences, a scale model of the port was built in one of the LNEC wave tanks. In this physical scale model, the surroundings of the port of Leixões are represented, as well as its bathymetry. A model of a tanker ship, "Esso Osaka", was also placed in the tank, moored to berth A. The ship's model has a length of 3.43m, a beam of 0.53m and a maximum draft of 0.23m. Measurements included: free surface elevation, using a set of resistive probes; movements according to the six degrees of freedom of the ship using an optic motion capture system, OptitrackT; forces in the mooring lines and fenders, using load cells. A set of tests were carried out with the "Esso Osaka" vessel for different wave periods and incident wave heights. This paper describes the tests performed and the results obtained.
Keywords: scale model; moored ship; constitutive relations; motions measurement.