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Volume 43, Nº 2 - dezembro 2022

 

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Revista Recursos Hídricos

DOI:10.5894/rh43n2-cti1
Este artigo é parte integrante da Revista Recursos Hídricos, Vol. 43, Nº 2, 13-24, dezembro de 2022.

Eficiência do Uso da Água em Ambiente Escolar - Envolver os Jovens num Laboratório Vivo para a Eco-Eficiência

Efficiency of Water Use in School Environment - Engaging Young People in a Living Lab for Ecoefficiency

Anabela Cordeiro1 *, Manuela Moreira da Silva2


* Autor para a correspondência: anabela.assuncao@gmail.com
1 Universidade do Algarve, Instituto Superior de Engenharia, Faro, Portugal. Mestre em Ciclo Urbano da Água.
2 Universidade do Algarve, Instituto Superior de Engenharia, Faro, Portugal. CIMA-ARNET; CEiiA, Colab Smart and Sustainable Living. msanti@ualg.pt. Sócia APRH nº 1774


RESUMO

A crescente pressão sobre os recursos naturais do planeta, nomeadamente da água, associada ao crescimento demográfico e aos atuais padrões de consumo, exige práticas de gestão mais eficientes, que permitam sustentar a biocapacidade do planeta. A educação é uma ferramenta muito poderosa para transformar comportamentos atuais e futuros, determinantes para enfrentarmos períodos de seca cada vez mais prolongados, sobretudo em regiões onde os efeitos das alterações climáticas têm sido mais severos. Este é o caso do Algarve, onde este estudo se realizou durante 2021, com o objetivo de envolver os jovens na melhoria da eco-eficiência da sua escola, família e cidade. Para isso utilizou-se o ambiente de uma Escola Básica como se fosse um laboratório vivo, com jovens entre os 12 e os18 anos, e considerando-se as variáveis: água, energia, gás propano, resíduos plásticos e balanço de carbono. Foram promovidas várias ações pedagógicas interativas com recurso a TIC, envolvendo-se diversos stakeholders (Universidade do Algarve, Município de Olhão e Águas do Algarve) e explorando a importância do uso eficiente da água, da redução da Pegada Hídrica (PH), do consumo de água da torneira e da redução dos resíduos plásticos. Caracterizaram-se os espaços exteriores do recinto, nomeadamente a vegetação, tendo-se para tal procedido à identificação, medição e contagem de árvores e arbustos. Estimaram-se as emissões de carbono relacionadas com os consumos de água, energia e gás e o potencial de sequestro da vegetação existente no recinto escolar. A PH dos jovens foi de 279 L. Detetaram-se várias fugas de água no edifício no período 2017-20, e com as medidas definidas devem ser poupados 270 L/min água nas torneiras e 16 L/min nos chuveiros. O funcionamento desta escola representa a emissão de 31 t CO2/ano, sendo que a sua vegetação apenas sequestra 16 % dessas emissões. Durante este período, cerca de 580 pessoas (jovens e adultos) definiram medidas de melhoria em ambiente escolar, que ao serem transportadas para a família, permitem disseminar alterações comportamentais verdadeiramente promotoras da eco-eficiência urbana. Estas melhorias irão permitir o uso mais eficiente da água e a integração da Natureza em espaços urbanos, promovendo serviços ecossistémicos fundamentais para a qualidade de vida, e em particular, a melhoria do sequestro de carbono, contribuindo para se atingir a meta da neutralidade carbónica imposta para 2050 pelo Estado Português.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Escassez de Água; Resíduos Plásticos; Balanço de Carbono; Natureza Urbana.

ABSTRACT

The population growth and current consumption patterns, are increasing the pressure on the planet´s natural resources, that require practices of more efficient management for sustaining the planet’s biocapacity. The water abstraction and its multiple uses are one of the main problems to planet sustainability. Education is a very powerful tool for transforming current and future behaviors, that can be useful to face increasingly long drought periods, especially in regions where the climate change effects have been more severe. This is the case of the Algarve, where this study was carried out during 2021, with the aim of engage young people in improving the eco-efficiency of their school, family and city. For this, the environment of a Basic School was used as a living lab, with students between 12 and 18 years old, and considering the consumption of water, energy and propane gas, the use of plastic water bottles and the calculation of the carbon balance in the school environment. Several activities were promoted using ICT with stakeholder’s collaboration (University of the Algarve, Municipality of Olhão and Águas do Algarve) to explore the importance of the efficient use of water, to reduce the Water Footprint (WF), to promote the consumption of tap water and reduce the plastics use. The external green spaces of the school building were characterized identifying and counting trees and shrubs. The carbon emissions related to the consumption of water, energy and propane gas in the school building were quantified and the carbon sequestration by plants was estimated. The WF of students was about 279 L. Between 2017-21 several water losses were detected in the school building. Besides the proposed measures will save 270 L/min of water in the taps and 16 L/min in the showers. This school is responsible for the emission of 31 t CO2/year, and vegetation only sequesters around 16 % of that emissions. During this study, around 580 young students and adults defined improvement measures at the school environment, which were carried to home engaging families and transforming behaviors that will contribute to improve the urban eco-efficiency. This improvement includes a decrease on water consumption and an increase of green areas, promoting ecosystem services that are vital to the urban community, particularly the carbon sequestration, contributing to achieve the goal of carbon neutrality defined to 2050 by the Portuguese State.

Keywords: Environmental Education; Water Scarcity; Plastic Waste; Carbon Balance; Urban Nature

 

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