O 15.º Congresso da Água vai realizar-se em Lisboa, de 22 a 26 de março de 2021 e é dedicado ao tema “Para uma política da água em Portugal - o contributo da APRH”.
No início de mais uma década deste século e deste milénio, somos confrontados com desafios cada vez mais difíceis de prever pelo que é imprescindível adotar novas atitudes e abordagens. Num contexto de incertezas há que agir de forma a minimizar e prevenir riscos, adotando os mais adequados planos de contingência.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão longe de ser cumpridos de forma equitativa e internacional, já que as crises humanitárias deixam antever um cenário em que ‘Não deixar ninguém para trás’ não será facilmente exequível. Os esforços feitos pelos Estados são louváveis e os resultados obtidos indicam que se pode e deve fazer mais, de forma a aproximar-nos das metas dos ODS acordadas.
Em Portugal as políticas ambientais necessitam ainda de reforço na resolução dos problemas de gestão da água. Necessitamos de contribuir e criar, de forma colaborativa, uma espinha dorsal para a política da água que seja sustentada numa visão de longo prazo.
As políticas para a água devem ser estrategicamente pensadas e articuladas com as outras políticas públicas do ordenamento e planeamento territorial, da saúde, da agricultura, do turismo e da conservação da natureza, citando as mais pertinentes. Mas nessa articulação não deve perder-se a especificidade da água e a sua importância crítica para a salvaguarda futura e usos sustentáveis, de um bem que é insubstituível.
O Congresso da Água 2021, organizado em torno deste tema fundamental, procura assim contribuir positivamente para uma melhor definição pelo Governo da política da água em Portugal, num processo inclusivo e visando soluções de governança que garantam uma partilha equitativa dos benefícios decorrentes dos diferentes usos da água.
Mensagem da Presidente da CD da APRH
Presidente da Comissão Organizadora
A APRH desenvolveu nos últimos dois anos que corresponderam a este mandato os melhores esforços no sentido de articular as atividades das Comissões Especializadas e dos Núcleos Regionais, promovendo sinergias e o fomento interno de uma cultura colaborativa. Foram ainda desenvolvidos com grande sucesso, projetos de ligação concreta aos problemas da escassez de água numa ótica de cidadania ativa, com o ganho acrescido em termos de reforço da sustentabilidade financeira e de aprendizagem e crescimento organizacional. Neste 15º Congresso queremos dar a conhecer os principais resultados do nosso trabalho neste biénio e queremos contribuir para uma efetiva política da água em Portugal através de recomendações que iremos consolidar e extrair também dos debates durante o Congresso.
O 15º Congresso irá assim destacar através das sessões temáticas o trabalho desenvolvido pelas nossas Comissões Especializadas em torno de áreas disciplinares específicas, assim como pelos Núcleos Regionais nos seus contextos territoriais, ao longo destes dois anos. Será promovida igualmente uma reflexão transversal sobre temas atuais como a política da água em Portugal que é o lema deste Congresso, a gestão internacional dos rios e dos seus regimes, aspetos institucionais e o cumprimento das Diretivas Europeias, a para de abordagens interdisciplinares e integradas para uma boa gestão dos recursos hídricos e uma boa governança da água.
Convidamos por isso todos os colegas, Associados ou não, Organizações Não Governamentais, outras Associações, Agências do Governo e representantes do Estado a todos os níveis institucionais, a juntar-se a nós neste grande balanço de dois anos de trabalho interno e externo. Esperamos também que nos ajudem na formulação de propostas para os problemas que nos preocupam e mobilizam, em torno da governança da água e de uma política mais eficaz e que é urgente implementar em Portugal. É o resultado deste balanço, desta reflexão conjunta e destas propostas que queremos deixar como testemunho deste mandato.
Sejam todas e todos muito bem-vindos ao 15º Congresso da Água da APRH!
Com as melhores saudações associativas,
Susana Neto
Mensagem da Presidente da Comissão Científica
Estamos num mundo em mudança acelerada. A revolução digital e globalização levam cenários do futuro a tornarem-se realidades do presente, e a rapidez das mudanças, nas administrações, corporações, instituições de investigação ou mercados, tecem uma rede intrincada de interações e dependências, cuja evolução é difícil de percepcionar. Esta volatilidade e aprofundamento tecnológico da atual evolução humana leva a rápidas mudanças na forma e soluções de gestão da água.
De fato, a água e os recursos hídricos estão no centro desta mudança, uma vez que representam em muitas partes do globo e em zonas mediterrâneas a curto trecho, um factor limitante do desenvolvimento humano e da conservação dos ecossistemas. Notavelmente importa interiorizar o paradigma de circularidade da água, em resposta à escassez e à necessidade de uma sustentabilidade ambiental que, embora tão falada, tarda a implementar. A maior parte dos modelos de gestão e uso de recursos hídricos foram já tentados, com vantagens e desvantagens várias, e no final o fator humano é o mais decisivo em conjunto com a capacidade de gestão das organizações.
O Congresso da Água junta de dois em dois anos os profissionais da gestão de recursos hídricos em Portugal. Nele se debatem os desafios do presente e se visionam os do futuro, numa combinação desejavelmente harmoniosa entre tecnologias e estudos emergentes, novas formas de expressão e planeamento da administração, novas experiências e estudos, a serem usados noutros contextos. É neste fórum que se reúnem jovens e menos jovens, recém-licenciados e veteranos, na partilha de um objetivo comum, o de melhor gerir os recursos hídricos do nosso país. Estamos num mundo em mudança acelerada, pleno de desafios, e o Congresso da Água é onde partilhamos o amanhã que iremos criar.
Teresa Ferreira
Prémio APRH biénio 2018/2019 - Será atribuído durante o Congresso o prémio para as melhores teses de doutoramento e mestrado.
Prémio Região - Este Prémio pretende homenagear um ou dois associados ou personalidades da Região que tenha contribuído de forma relevante para a discussão e/ou solução de problemas e temática dos recursos hídricos, na região abrangida por cada Núcleo Regional.
Homenagens – Será prestada uma homenagem em cada um dos 3 dias às seguintes personalidades que se destacaram em áreas multidisciplinares ligadas à água e ao desenvolvimento sustentável:
Carris (www.carris.pt) carreiras 717, 731, 750, 783
Metro Lisboa (www.metrolisboa.pt) estação de Alvalade