Boletim Informativo nº142 | Dez. 2010

Editorial

Água e energia (e clima e produção de alimentos)

O mundo enfrenta desafios cruciais nos domínios do clima, da água, da energia e da alimentação que apresentam um profundo e complexo grau de interconexão e que, por isso, não podem ser enfrentados de forma dissociada. A alteração de equilíbrios ou a correcção de desequilíbrios em qualquer uma destas áreas tem reflexos directos nas restantes. Nesta tetralogia as interacções entre a água e a energia assumem particular destaque.
[ler]

Destaque

Porque razão são os “pobres” quem mais desperdiça?

Escolhi este título provocatório pois que, para além de um ditado popular, e como com alguma frequência acontece com estes, penso que se adequa à situação portuguesa.
[ler]

 

Investigação & Desenvolvimento

Projectos aprovados pela FCT relacionados com recursos hídricos

[ler]

 

Breves de Portugal e do Mundo

Nova mini-hídrica em Abrantes

O açude insuflável construído no Tejo, na zona de Abrantes, vai acolher uma central mini-hídrica para aproveitamento hidroeléctrico, com uma potência estimada de 10 MW, utilizando o recurso da água. A Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARH – Tejo) irá lançar um concurso público para construção e concessão de mini-hídricas onde esta se irá inserir. A central a instalar destina--se à produção de energia eléctrica turbinada, aproveitando o desnível natural do curso de água ali existente.

Think Tank Gulbenkian A Água e o Futuro da Humanidade

O Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade é um grupo de reflexão criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, cujo objectivo é aprofundar os conhecimentos sobre a importância crescente da água num mundo em mudança. É uma iniciativa de âmbito global de especial significado para Portugal e para a APRH, por ser promovida por uma reputada instituição nacional, a Fundação Gulbenkian, e por ter como coordenador Luis Veiga da Cunha, personalidade impar da comunidade hídrica portuguesa e fundador da APRH.
[ler]

China derrete neve para combater a falta de água

O governo chinês vai utilizar dois veículos equipados com aquecedores para, ao longo deste Inverno, recolher o gelo e a neve que cair em Pequim e depois os derreter. O objectivo é combater a falta de água que atinge a capital do país há anos. A população de Pequim, formada aproximadamente por 20 milhões de pessoas, consumiu 3,55 biliões de metros cúbicos de água em 2009, bem acima do disponível, que é de 2,18 biliões de metros cúbicos.

ROADMAP 2050

ROADPMAP é um guia prático para diminuir as emissões de CO2 na Europa, contribuindo para o desenvolvimento económico e a prosperidade europeia.

Para mais informação, consulte http://www.roadmap2050.eu/

 

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NOS PLANOS DE RECURSOS HÍDRICOS

Participação do Público no Plano de Gestão de Região Hidrográfica do Tejo

A Administração da Região Hidrográfica do Tejo iniciou no dia 23 de Novembro em Castelo Branco o primeiro de dois fóruns de participação pública na elaboração do Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo. A ARH Tejo criou uma página na internet em www.planotejo.arhtejo.pt onde é possível acompanhar o desenvolvimento de discussão e deixar contributos para o plano.

 

Notícias

Coastwatch
Está a decorrer a 21ª Campanha Coastwatch - 2010-2011 que arrancou a 16 de Novembro de 2010 e se estende até 21 de Março de 2011, subordinada ao tema “Maravilhas e Riscos do Litoral”

Ama a água
A SIMTEJO - empresa concessionária do Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão – lança o Programa de Educação Ambiental “Ama a Água” que visa sensibilizar para a importância do uso eficiente da água e dar a conhecer o ciclo urbano da água. A iniciativa vai ser desenvolvida junto da comunidade escolar e público em geral, durante o ano lectivo 2010/2011.

Relatório ERSAR sobre qualidade da água para consumo humano
Foi publicado pela ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, o último relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” em Portugal referente a 2009.

Ministério do Ambiente quer desempregados a limpar os rios
A ministra do Ambiente encontrou-se com desempregados que foram recrutados para limpar o rio Cavalum, em Penafiel.
“É uma iniciativa bem sucedida e queremos levar este exemplo a outros locais”, explicou Dulce Pássaro ao Jornal de Notícias. Para além do projecto de Penafiel, que arrancou em Agosto, há outros 12 idênticos na região norte.

Lagos do planeta estão mais quentes
É um aumento de temperatura duas vezes mais rápido do que o da atmosfera global. Um estudo realizado pela NASA apurou que os lagos do planeta ficaram, em média, dois graus centígrados mais quentes desde 1985.

Coimbra prepara carta do consumidor da água
A Associação Portuguesa do Direito do Consumo (APDC) estabeleceu um protocolo com a Águas de Coimbra para elaborar a “Carta do consumidor da água”. Este documento deverá esclarecer os consumidores a respeito de determinadas questões, descodificando alguns textos normativos. A ideia é que esta carta funcione como catálogo de direitos e deveres do consumidor.

Água: Ministros do Ambiente a Agricultura assinam contrato para uso das Albufeiras no Vale da Sorraia
Os ministros do Ambiente e da Agricultura assinaram hoje em Lisboa um contrato de concessão que permitirá aos agricultores e regantes do vale Sorraia, no Ribatejo, usar as albufeiras daquela região mediante o pagamento de uma taxa.

Relatório do Estado do Ambiente 2009 publicado
Foi publicado em www.apambiente.pt o último Relatório do Estado do Ambiente 2009. O mesmo encontra-se baseado em 31 indicadores-chave, dos quais quatro dizem directamente respeito ao descritor “água”: “Captação e consumo de água – ciclo urbano”, “Qualidade de água para consumo humano”, “Qualidade de águas balneares” e “População servida por sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais”.
Fonte: www.apambiente.pt

Orçamento de Estado para 2011
De acordo com o relatório do OE 2011, tanto o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT) como o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP) identificam o tema água como uma das suas prioridades, que no caso do MADRP incide preferencialmente ao nível da beneficiação e modernização dos regadios tradicionais. Já no caso do MAOT, a aposta nos recursos hídricos é evidenciada em várias vertentes – dos planos de gestão da região hidrográfica, à protecção fluvial, estuarina e costeira, aos aproveitamentos hidroeléctricos e às questões associadas ao abastecimento público de água para consumo humano, drenagem e saneamento de águas residuais.
Fonte: http://www.portugal.gov.pt

 

Por dentro da APRH
- O que aconteceu -

Workshop “Serviços de Águas, Adaptação às Alterações Climáticas”

Realizou-se no dia 15 de Outubro, na Universidade de Évora, o “Workshop Serviços de Águas: Adaptação às Alterações Climáticas”, uma iniciativa conjunta da APRH (Núcleo Regional do Sul) e da Universidade de Évora.
[ler]

Visita da delegação chinesa da província de Hubei: uma iniciativa conjunta APRH e PPA


No dia 17 de Dezembro último, numa iniciativa conjunta da APRH e da Parceria Portuguesa para a Água, realizou-se na sala 2 do Centro de Congressos do LNEC uma sessão de apresentação das experiências nacionais no sector da água à delegação chinesa da província de Hubei.
[ler]

Sessão na Escola de S. Miguel, Lisboa – a APRH contribui para a IV Semana do Ambiente, uma iniciativa do MAOT (23 de Novembro)

No âmbito da IV Semana do Ambiente, que decorreu entre 22 e 26 de Novembro, a Secretaria‑Geral do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território convidou a APRH a fazer uma apresentação aos alunos da Escola EB1 de São Miguel, em Lisboa.
[ler]

NAVEGABILIDADE DO RIO TEJO


Numa organização conjunta da ARH do Tejo e da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, (APRH), realizou-se no passado dia 25 de Novembro, no auditório do Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, uma sessão de debate dedicada ao tema “Navegabilidade do Rio Tejo”.
[ler]

Seminário Gestão Costeira

Organizado pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, através da sua Comissão Especializada da Zona Costeira, decorreu no dia 26 de Novembro de 2010, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica – Universidade de Aveiro, o colóquio “Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro”, o qual contou com cerca de 100 participantes e dezasseis convidados.

[ler]

Sessão Pública “Como vai ser o 6º Fórum Mundial da Água Marselha2012”


Realizou-se no dia 3 de Dezembro, a sessão pública “Como vai ser o 6º Fórum Mundial da Água Marselha2012”, organizada pela APRH, pela ARH Norte e pelo Conselho Mundial da Água.
[ler]

Por dentro da APRH
- O que vem aí -

8º Seminário sobre Águas Subterrâneas, Março 2011


Realiza-se nos dias 10 e 11 de Março de 2011, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o 8º Seminário sobre Águas Subterrâneas, organizado pela APRH em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
[ler]

VI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa – Abril 2011, Ilha da Boa Vista, Cabo Verde


O VI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa e o 1º Curso Intensivo de Gestão de Riscos em Sistemas Costeiros, realizam-se no próximo mês de Abril, na ilha da Boa Vista.
[ler]

II Jornadas de Restauro Fluvial


De 14 a 15 de Março, no Pequeno Auditório do LNEC, realizam-se as II Jornadas de Restauro Fluvial, uma iniciativa da Comissão Especializada de Qualidade da Água e Ecossistemas da APRH que conta com o apoio do Centro Ibérico de Restauro Fluvial.
[ler]

10º SILUSBA

A décima edição do Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (10º SILUSBA), terá lugar em Pernambuco, no Brasil, de 25 a 29 de Setembro de 2011. A realização, em paralelo, do 10º SILUSBA e do XIV Congresso Mundial da International Water Resources Association, com realização no ponto focal Brasil, conferem uma excelente oportunidade para dar passos importantes no sentido da criação de uma “marca lusófona” dos recursos hídricos e da gestão da água, que se deverá afirmar não só no espaço lusófono, mas no resto do mundo.
[ler]

 

Outras publicações da APRH