Emergência em Situações de Risco (Cheias, Secas, Acidentes de Poluição, Acidentes com Infraestruturas Hidráulicas)
Encontro técnico
A variabilidade e a incerteza características dos recursos hídricos, associadas aos fenómenos com baixa ou muito baixa probabilidade de ocorrência, constituem cada vez mais uma preocupação das populações, uma prioridade das autoridades, e um desafio à comunidade técnico-científica.
Os casos observados nos últimos anos parecem dar a sensação de que a frequência da ocorrência destes fenómenos tem vindo a aumentar. Casos como as cheias no Alentejo, Venezuela ou Moçambique, acidentes de poluição como as do centro da Europa, secas como as de África, ou acidentes com infra-estruturas hidráulicas induzidos por sismos, parecem surgir um pouco por todo o lado com um ritmo preocupante.
A preparação para fazer face a estas situações, a informação disponibilizada para diferentes níveis de destinatários, e a coordenação das acções de resposta, são alguns dos aspectos sobre os quais importa reflectir e discutir. Os planos de emergência surgem pois como instrumentos fundamentais para se poder dar uma resposta cabal a este tipo de situações que nos poderão afectar quando menos se espera.
Neste encontro serão convidadas a pronunciar-se diversas personalidades ligadas a entidades responsáveis pela gestão de recursos hídricos, autarquias, serviços de protecção civil, empresas responsáveis por infra-estruturas de saneamento básico, companhias seguradoras, e a comunidade técnico-científica.