Gestão de Recursos Hídricos no Âmbito de Bacias Hidrográficas
Seminário
1 a 3 de março de 1979
LNEC
Planeamento dos recursos hídricos
Luís Veiga da Cunha
Instrumentos para a gestão das águas
F. Valiron
Inventário de recursos hídricos
António de Carvalho Quintela
Caracterização e controle da qualidade da água
António S. Lobato de Faria; José M. Nobre Santos
Análise de sistemas na gestão dos recursos hídricos
Luís Valadares Tavares; António Gonçalves Henriques
Experiência francesa na gestão dos recursos hídricos
F. Valiron
Planeamento sócio-económico e gestão dos recursos hídricos
Manuela Silva
Desenvolvimento agrário e a gestão dos recursos hídricos
Joaquim Guilherme Castro Guerra
Desenvolvimento industrial e gestão dos recursos hídricos
Alfredo Nobre da Costa
Orgânica administrativa e gestão dos recursos hídricos
Nuno Portas
Ordenamento bio-físico, ambiente e recursos hídricos
Gonçalo Ribeiro Telles
Como terceira etapa na sua actividade editorial, e na sequência da edição do Boletim Informativo a partir de Fevereiro de 1978 e da revista “Recursos Hídricos” desde Janeiro de 1980, a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos apresenta o primeiro volume das suas publicações não periódicas. Na circunstância, parece oportuno referir de forma breve, o contexto em que surgem e os objectivos que se pretendem alcançar com estas publicações não periódicas.
Tem a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos vindo a desenvolver uma assinalável actividade cultural levando a efeito nu merosas realizações – seminários, simpósios, painéis, conferências, etc., em que os assuntos mais candentes e de interesse para a problemática dos Recursos Hídricos em Portugal têm vindo a ser analisados e debatidos com ampla participação da comunidade técnica e científica nacional ligada a este domínio.
Sentiu-se no entanto que o conteúdo de tais sessões, em especial das de maior envergadura e impacto, não teria a divulgação que os temas tratados justificavam se, através de uma edição de uma série de publicações de carácter não periódico, não só não se abrissem os seminários e simpósios a todos os interessados que neles não puderam participar como também, não se permitisse uma melhor preservação no tempo dos temas abordados. No futuro, esta série visará ainda a divulgação de originais ou traduções de livros ou monografias sobre assuntos que se situem dentro das áreas de análises da Associação.
Neste primeiro volume publicam-se as comunicações apresentadas ao seminário “Gestão de Recursos Hídricos no âmbito de Bacias Hidrográficas”, que teve lugar de 1 a 3 de Março de 1979. Pode-se anunciar, desde já, a publicação do número seguinte, que se referirá ao Simpósio sobre “0 Aproveitamento de Alqueva”.
Para a concretização desta edição merece realce o apoio dado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e pela Comissão Nacional do Ambiente, que publicamente se agradece.
A terminar, queremos deixar bem expresso que o alcance da iniciativa agora lançada vai depender da aceitação que o meio técnico nacional e em particular os associados lhe conferirem, no que certamente não se iludirão as expectativas criadas pelo modo como a Associação se vem expandindo e as suas actividades vêm sendo recebidas.
Lisboa, Outubro de 1980