15-16 DEZ
Água no Solo – Perspectivas Hidrológica, Agronómica, Geotécnica e Sanitarista
15 e 16 de dezembro de 1982
Fotos
Relato
Fotos
Relato
Como anunciado oportunamente, realizou-se a 15 e 16 de Dezembro de 1982 o Seminário sobre “a água no solo; perspectivas hidrológica, agronómica, geotécnica e sanitarista”.
Tratando-se, embora, de um tema técnico especializado, o Seminário foi muito bem acolhido pelos associados da APRH, contando com cerca de 220 inscrições e uma assistência as sessões. que rondou sempre os 150 participantes. Confirmou-se assim o interesse no tratamento deste tema e a possibilidade de a APRH lançar iniciativas técnicas especializadas no domínio dos recursos hídricos.
O interesse do tema, o bom acolhimento dos participantes e o bom nível das comunicações apresentadas conduzem a APRH a tomar a iniciativa de publicar os trabalhos discutidos no Seminário. Dada a natureza técnica do tema, a carência de bibliografia portuguesa sobre o assunto, a vantagem de equilibrar o conjunto
dos trabalhos apresentados e a necessidade de adoptar nomenclatura e simbologia uniforme e compatibilizada, a publicação do Seminário será efectuada após ser sujeito a um trabalho editorial a cargo do Prof. Luis Santos Pereira e do Engº Rui Gonçalves Henriques.
A APRH espera que esta iniciativa editorial possa fornecer à comunidade técnica nacional um livro de referência, contendo contribuições de numerosos autores, com diversas formações perspectivas diferentes, e que o mesmo revele a complementaridade dos conhecimentos das diversas especialidades e contribua para uma maior aproximação das diversas linguagens e tecnologias utilizadas.
A sessão solene comemorativa do Dia Nacional da Água teve lugar na Estufa Fria, com a presença dos Senhores Ministros do Equipamento Social e da Qualidade de Vida. Esta sessão incluíu uma conferência subordinada ao tema “A água no mundo actual”, proferida pelo associado Prof António Quintela. Ainda na Estufa Fria e durante os dias 1 e 2, esteve patente uma Exposição em que participaram sete organismos oficiais e empresas públicas, onze empresas privadas, tendo algumas Câmaras Municipais e Serviços Municipalizados exposto o seu material de divulgação alusivo ao D.N.A.
Simultaneamente foram projectados cerca de uma dezena de filmes e funcionou um atelier de expressão plástica infantil, aberto a crianças dos 4 aos 10 anos, cujo êxito foi assinalável.
No Salão Nobre do Instituto Superior Técnico foi inaugurado o II Salão Universitário de Arte Fotográfica sobre o tema “A água”, que esteve aberto até ao dia 15 de Outubro e foi visitado por mais de 2.000 pessoas.
Este II Salão, a que concorreram cerca de 500 trabalhos, foi da responsabilidade do Núcleo de Arte Fotográfica da AEIST e financiado pela APRH que se fez representar no Júri e prefaciou o respectivo catálogo que se reproduz em Anexo.
A actividade designada por “Dia Aberto” contou com a contribuição do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, visitado por cerca de 700 pessoas, da EPAL – Empresa Pública das Águas Livres, que organizou visitas à Mãe d’Agua das Amoreiras e dos Serviços Geológicos de Portugal, cujo Museu esteve aberto todo o dia.
No Porto, o Núcleo Regional do Norte da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, promoveram no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, a realização de uma mesa redonda sobre “O Ensino e a Investigação na Área das Ciências do Meio Aquático: uma experiência inovadora na Universidade do Porto”, em que participam os Professores:
Nuno Grande, João Coimbra, Helmut Seltzer e António Coelho e Castro.
Seguiu-se uma visita às instalações do próprio I.C.B.A.S. a fim de se tomar conhecimento com os projectos de investigação aplicada, em curso neste organismo..
Em Bragança, com a colaboração do Instituto Politécnico, foram apresentadas da parte da manhã duas comunicações: uma a cargo do Sro Engo Dionísio Gonçalves sobre “Aspectos Gerais do Ciclo Hidrológico” em que se particularizou para o caso da bacia superior do rio Sabor, os aspectos relacionados com a variabilidade do regime hidrológico e as suas consequências na agricultura e outras actividades humanas.
A outra comunicação do Sr Eng José Luís Pinheiro – Presidente da Câmara de Bragança consistiu na apresentação pública do projecto da Barragem de Montesinho com a finalidade de produzir energia eléctrica, abastecer de água a cidade e regar cerca de 900 ha.
Seguiu-se vivo debate sobre o aproveitamento da barragem, não só no que respeita à viabilidade económica, bem como e principalmente à forma de a executar.
De tarde, visitou-se demoradamente a Serra de Montesinho de molde .a que se pudesse ter uma ideia clara das características do empreendimento; localização do 1o açude 1230 metros, o canal aberto a transferir a água da bacia do Sabor para a da ribeira das andorinhas, a localização da conduta forçada para a la central, o 29 açude na ribeira das andorinhas e a 2a cen tral a montante do Viveiro das trutas (Prado Novo).
Estiveram presentes, não só responsáveis por organismos públicos, mas e sobretudo, industriais e investidores da região que muito apreciaram esta iniciativa do Núcleo Regional do Norte da APRH e do Instituto Politécnico de Bragança.
Em resposta à solicitação feita pelo Núcleo Regional do Sul, a Universidade de Évora realizou um “Dia Aberto”, no dia 1 de Outubro, criando um polo de atenção para o Dia Nacional da Água: foram assim preparadas e tornadas disponíveis para visita pública algumas das instalações da Universidade.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água e na Universidade de Évora, foram promovidas uma exposição e uma sessão cultural.
Para a exposição, documental, de actividades relativas à água colaboraram, além de alguns Departamentos da Universidade, a Comissão de Coordenação da Região Alentejo, o Projecto de Drenagem e Conservação do Solo do Alentejo, a Direcção-Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola, a Câmara Municipal de Evora e a Câmara Municipal de Mora.
A sessão cultural presidida pelo Presidente da Direcção do Núcleo Regional do Sul, teve início às 11 horas e constou de duas palestras, seguidas de debate:
“A importância das redes hidrométricas na avaliação dos recursos hídricos: caso da bacia do Guadiana” pelo Sr. João Mimoso Loureiro, Técnico de Hidrologia da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos e pertencente à Comissão Directiva da APRH.
“A água – um bem nacional” pelo associado Sr. Eng Agrónomo J. Mira Galvão, da Direcção Regional de Agricultura (Sub-Região de Beja) e presidente das Comissões Administrativas dos Perímetros do Roxo e de Odivelas.
Sendo o “Dia Nacional da Água” uma iniciativa privilegiadamente orientada para a sensibilização da opinião pública para a importância dos problemas da água era obviamente importante a sua divulgação através dos meios de comunicação social.
A Associação providenciou para que todos os órgãos de informação escrita, Rádio e Televisão, pudessem dispor, em devido tempo, do material informativo apropriado para fazer essa divulgação.
Verificou-se, no entanto, que a iniciativa não mereceu dos meios de comunicação social o tratamento antecipado que se pretendia, sendo-lhe apenas feita referência no próprio dia 1 de Outubro e em dias posteriores.
Assim, para além da cobertura dada pelo Telejornal às sessões da Estufa Fria, em Lisboa, e do Instituto de Ciências Biomédicas, no Porto, o programa Duplex, da Rádio Comercial, contou com a presença de um elemento da Comissão Directiva da APRH.
Quanto aos órgãos de informação escrita enunciam-se seguidamente
os que fizeram referência ao Dia Nacional da Água:
- Revista Vida Rural (a capa do no 168/OUTUBRO reproduz o Cartaz alusivo ao DNA)
- A Capital
- O Comércio do Porto
- 0 Diário
- Diário de Notícias
- Diário Popular
- Expresso
- Jornal de Notícias
- Nova Aliança
- Sete
- A Tarde
A infraestrutura de meios humanos e financeiros de que dispõe a APRH, não poderia, por si só, suportar uma realização desta envergadura.
Tornou-se assim necessário contar com o apoio diversificado de um vasto conjunto de entidades, cobrindo aspectos vários, desde a organização de visitas públicas, a comparticipação financeira, a presença na exposição, a cedência de filmes e de meios de transporte, a edição de material de di- vulgação, etc.
A todas elas a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos quer deixar expresso o seu agradecimento e prestar-lhe esta singela homenagem no seu Boletim Informativo. Para além da Câmara Municipal de Lisboa, que cedeu as instalações da Estufa Fria, devem ser referidas as seguintes entidades:
- Câmara Municipal de Almada
- Câmara Municipal do Barreiro
- Câmara Municipal de Bragança
- Câmara Municipal de Cascais
- Câmara Municipal de Coruche
- Câmara Municipal de Evora
- Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
- Câmara Municipal de Mora
- Câmara Municipal de Portimão
- Câmara Municipal de Sines
- Câmara Municipal de Sintra
- Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
- Comissão de Coordenação da Região Alentejo
- Comissão de Coordenação da Região Norte
- Comissão Nacional do Ambiente
- Direcção-Geral da Divulgação
- Direcção-Geral do Ensino Básico
- Direcção-Geral de Geologia e Minas
- Direcção-Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola
- Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos
- Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
- Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica
- Instituto Politécnico de Bragança
- Instituto de Tecnologia Educativa
- Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica Laboratório Nacional de Engenharia Civil
- Secretaria-Geral do Ministério da Qualidade de Vida
- Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico Universidade de Evora
- Universidade Técnica de Lisboa
- A. Cavaco – Sondagem e Fundações A. Cavaco, Lda.
- A. Oliveira – Departamento de Precisão
- AGUASINES/ZAGOPE – Empreitada de Adução Sado-Morgavel e Cª Ldª
- ATLAS – COPCO
- BAYER
- Sociedade Atlas Copco de Portugal, Lda.
- BSPM – Banco Pinto e Sotto Mayor
- CIMPOR – Cimentos de Portugal, EP.
- COBA – Consultores para Obras, Barragens e Planeamento, S.A.R.L. COMARTEC – Comércio e Tecnologia de Equipamentos e Instrumentação,
- EDP, Electricidade de Portugal, EP.
- EPAL – Empresa Pública das Águas Livres
- HIDROSISTEMAS – Estudos Especiais de Sistemas Hídricos e Ambientais, Lda.
- SHELL PORTUGUESA, S.A.R.L.
- CAIPA – Comissão da Associação Industrial Portuguesa para o Ambiente
- EMBAIXADA DE FRANÇA
