Componente fundamental do ciclo hidrológico, a água subterrânea desempenha em Portugal um papel inquestionável no desenvolvimento económico-social de sectores como a agricultura e a indústria e no abastecimento público, sendo por esse motivo elemento imprescindível no planeamento e gestão dos recursos hídricos.
Portugal apresenta uma diversidade hidrogeológica ímpar que se reflecte nas variadas formas de armazenamento e de transmissão da água subterrânea. No país existem ademais observatórios singulares de interacção com outros meios hídricos como sejam os rios, os estuários e os oceanos, para além de ocorrerem manifestações significativas de fenómenos hidrotermais.
Dando seguimento a eventos semelhantes, com periodicidade bi-anual, a APRH vai uma vez mais organizar um Seminário sobre Águas Subterrâneas com o objectivo de promover um amplo debate sobre o estado do conhecimento e os trabalhos desenvolvidos em Portugal nos últimos anos, nos diferentes aspectos quantitativos e qualitativos das águas subterrâneas.
Este seminário é pela elevada participação que tem tido, aliada ao leque variado de temas gerais e especializados discutidos aí pela comunidade técnico-científica nacional, o mais importante acontecimento que ocorre em Portugal no domínio dos Recursos Hídricos Subterrâneos.
Este Seminário é uma realização da Comissão Especializada das Águas Subterrâneas da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.
Comissão Organizadora
Luís Ribeiro
Lopo Mendonça
Andrade Afonso
Maria João Moinante