Comemoração do Dia Mundial das Migrações de Peixes: Melhorar a conectividade fluvial para os movimentos piscícolas: a importância do uso de modelos experimentais
Teve lugar no passado dia 24 de Maio de 2014, o Dia Mundial das Migrações de Peixes (World Fish Migration Day) (http://www.worldfishmigrationday.com/home#.U3Xs0SjZ4lJ). Tratou-se de uma iniciativa global, com 273 eventos em todo o mundo, com o objetivo de chamar a atenção e despertar a consciência sobre a importância da conectividade fluvial e da livre circulação de peixes nos rios e das suas necessidades.
Portugal contou com 10 eventos espalhados por todo o país, desde o Baixo Alentejo ao Minho. Em Lisboa teve lugar o evento “MELHORAR A CONECTIVIDADE FLUVIAL PARA OS MOVIMENTOS PISCÍCOLAS: A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS EXPERIMENTAIS (Improving fish connectivity in Portuguese rivers: testing fish jumping performance in experimental models)”, organizado pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA; responsável: Doutor José Maria Santos) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC; responsável: Doutora Teresa Viseu), este último onde a ação de divulgação se desenrolou.
O evento inseriu-se no âmbito do projecto “FISHMOVE (PTDC/AGR-CFL/117761/2010) – Desenvolvimento de medidas de mitigação para pequenas barreiras à migração de peixes dulçaquicolas em rios Portugueses “, liderado pelo ISA e em que participam para além do LNEC, o Instituto Superior Técnico (IST) e uma empresa canadiana de ecohidráulica, a Katopodis Ecohydraulics Ltd (KE).
O evento consistiu numa visita ao modelo experimental de passagem de peixes, onde atualmente se desenrola a toda componente laboratorial do referido projecto, e onde foram discutidos aspetos-chave relacionados com a migração de peixes e o estado atual das passagens para peixes em Portugal. Foi ainda efetuado um ensaio de transponibilidade de um açude simulado, com uma espécie ciprinícola (o grupo de peixes mais frequente e abundante nos nossos rios), a boga-Portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum), para avaliar a respetiva capacidade de salto através de diferentes configurações deste tipo de estruturas.
Página do evento (com convocatória em PT na
secção Downloads):
http://www.worldfishmigrationday.com/events/535/improving-fish-connectivity-inportuguese-rivers-testing-fish-jumping-performance-in-experimental-models#.U3XtkyjZ4lI